Como tem ocorrido nas últimas edições da Semana de Educação Física, os debates e discussões que nortearão a submissão de trabalhos terão oito Grupos Temáticos (GT), descritos a seguir.


1 - Esporte 


Coordenação: Profa. Dra. Maria Ione da Silva, Prof. Ms. Francisco Gama da Silva e Prof. Ms. Marcos Antônio da Silva

Contato: ionesilva@uern.br


Ementa: Discutir o esporte como fenômeno sociocultural, considerando os diferentes cenários e atores.

Maria Ione da Silva

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Mestre em Ciências do Desporto: Especialização em Desenvolvimento da Criança (2011). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Formação Profissional. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde - GPEFSS/UERN e do Núcleo de Estudos em Educação - NEED/UERN. Investiga sobre: Pesquisas qualitativas no ensino da educação física escolar e no desporto.

Francisco Gama da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1991). Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Mestre em Planejamento em Dinâmicas Territoriais no Semiárido (2017). Doutorando em Ciências do Desporto pela Universidade Trás-Os-Monte e Alto Duoro (UTAD)/Portugal. É docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e da Escola Estadual Ferreira Pinto. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo, atuando principalmente nas seguintes áreas: preparação física, avaliação física, técnico, futebol, futsal e handebol, como também em gestão pública. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, Saúde e Sociedade (GPESS). Foi secretário da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer no município de Apodi-RN, foi coordenador do curso de educação física CEF/CAMEAM/UERN e atualmente é presidente do União Vale do Apodi - UNIVAP.

Marcos Antônio da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2014). Atualmente é professor do Departamento de Educação Física do Campus Avançado Pau dos Ferros da (UERN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró. Participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde - GPEFSS/UERN Tem experiência e interesse na área de Educação Física Escolar, Esporte e Ensino do Esporte.


2 - Educação Física escolar 


Coordenação: Prof. Dra. Maria Ione da Silva e Profa. Ma. Vânia Maria Pessoa Rodrigues.

Contato: ionesilva@uern.br e   mariapessoa@uern.br


Ementa: Apresentar elementos relacionados à formação inicial e continuada de professores e seus marcos legais. Discutir os diferentes saberes, as práticas e o papel dos programas de ensino, pesquisa e extensão na formação dos alunos. Além de agregar reflexões sobre identidade e profissionalização docente.

Maria Ione da Silva

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Mestre em Ciências do Desporto: Especialização em Desenvolvimento da Criança (2011). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Formação Profissional. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde - GPEFSS/UERN e do Núcleo de Estudos em Educação - NEED/UERN. Investiga sobre: Pesquisas qualitativas no ensino da educação física escolar e no desporto.

Vânia Maria Pessoa Rodrigues

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1999); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004); graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Plano de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN.


3 -  Saberes, práticas e competências: da prevenção a promoção da saúde 


Coordenação: Profa. Dra. Themis Cristina Mesquita de  Soares, Profa. Ma. Ubilina Maria da Conceição Maia, Profa. Dra. Maria Lúcia Lira de Andrade e Profa. Dra.  Ludmila Pereira Lucena Cabral.

Contato: 


Ementa: Saúde baseada em evidências e recomendações atuais. Aspectos sobre atividade física na atenção primária. 


Themis Cristina Mesquita de  Soares

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Educação Física (ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Doutorado em Ciencias da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) Pós Doutorado (2017) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/RN). Coordena o Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido PLANDITES/ CAMEAM/ UERN e o grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Sociedade/DEF/UERN. Estuda Políticas de Saúde, Esporte e Lazer na relação com o Ambiente Urbano e Desenvolvimento Regional. Ainda a relação entre a Crise Hídrica e Saúde Pública.


Ubilina Maria da Conceição Maia

Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de vida, saúde, crescimento e desenvolvimento humano, formação profissional, educação e Cultura Corporal.

Maria Lúcia Lira de Andrade


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular, pela UERN (2018). Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Departamento de Educação Física. Atua em pesquisas na área da: Imunologia, Bioquímica, Fisiologia do Exercício, Nutrição aliada à Atividade Física e Ensino das Bases Biológicas.



Ludmila Lucena Pereira Cabral 


Doutora em Ciências da Saúde (bolsa CAPES/UFRN). Mestre em Educação Física (bolsa CAPES/UFRN) e Licenciada Plena em Educação Física (UFPB). Profissional de Educação Física (CREF: 4185-G/RN). Atualmente, é Professora Substituta do Curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Pau dos Ferros, lecionando disciplinas nas áreas de esportes, dança, ginástica, educação física inclusiva, primeiros socorros e estágio supervisionado. Além disso, possui experiência profissional na área da musculação, hidroginástica e avaliação física. É ex-atleta de ginástica artística e é atleta master de Natação. É pesquisadora do Laboratório do Grupo de Pesquisa Exercício Clínico e Envelhecimento (ExCE), do Departamento de Educação Física, da UFRN. Também é membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, Sociedade e Saúde, do Departamento de Educação Física da UERN. Atua investigando principalmente os seguintes temas: adolescência, envelhecimento, passos por dia, atividade física, comportamento sedentário, aptidão física, cognição (funções executivas) e saúde cardiovascular e metabólica.


5 - Geoparques Mundiais Unesco – Territórios Saudáveis e Sustentáveis, Natureza e Imaginário no Esporte 


Coordenação: Profs. Bertulino Souza, Losangela Souza, Eduardo Guimarães e Marcos Nascimento

Contato: geoimaginario@gmail.com  e bertulinosouza@uern.br 


Ementa: O GT pretende agregar pesquisadores, estudantes, professores, gestores e profissionais interessados na temática da geodiversidade, ambiente, sustentabilidade, imaginário no esporte, aventura e turismo do ponto de vista teórico e de suas práticas para discussão.

Eduardo Guimarães 

Diretor Executivo do Geopark Araripe UNESCO e Prof. do Departamento de Educação Física da URCA/CE. Doutorando em Ciências do Desporto na Cátedra UNESCO em Geoparques e Estilo de Vida Saudável (UTAD/Portugal). Mestre em Saúde Coletiva (UNISANTOS) e Graduado em Educação Física (FEFIS). Pesquisador em Ciências da Terra, Ciências do Esporte, Exercício Verde e Saúde Ecossistêmica. Nadador Ultramaratonista, pai, marido e cozinheiro dos bons .

Marcos Antonio Leite do Nascimento

 Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pelo PPGG/UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Seridó Geoparque Mundial da UNESCO e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte. É autor de vários artigos científicos nacionais e internacionais, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema - Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico -, além dos livros Geodiversidade na Arte Rupestre no Seridó Potiguar e Geoparque Seridó: geodiversidade e patrimônio geológico no interior potiguar, dentre outros como coautor.

Rafael Celestino Soares

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geologia, Coordenador de Geoconservação do Geopark Araripe Mundial da UNESCO – 2012/2019, Coordenador de Geocomunicação Araripe UGGP - 2019/ presente. Assessor Executivo do  Geopark Araripe Mundial da UNESCO – 2019/presente. Professor da Universidade Regional do Cariri – URCA/ Membro da Equipe Técnica da URCA para levantamentos geoambientais dirigidos para áreas protegidas.

Bertulino José de Sousa

Palestrante e um dos coordenadores do GT. Doutor e Pós Doutor em Antropologia Social e Cultural (Universidade de Coimbra), Mestrado em Educação (UFRN) e Graduação em Educação Física (UFU). Docente da UERN e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Interessado nas teorias de G. Durand, em viagens e vinhos verdes. 

Maria Losângela Martins de Sousa

Doutora e mestra em Geografia pela UFCE (2009 - 2016), graduação em Geografia pela UECE (2009). Professora Adjunta do Departamento de Geografia da UERN, Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da UERN. É professora pesquisadora do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (NEGECART) da UERN/CAPF. Realizou intercâmbio Internacional Brasil/Cabo Verde, na modalidade Doutorado Sanduíche em 2014/2015 na Universidade de Cabo Verde (UniCV) e tem experiência na área da Geografia Física, com ênfase na Dinâmica Ambiental e territorial, a partir dos seguintes temas: relação sociedade natureza, degradação ambiental, desertificação, bacia hidrográfica, recursos naturais, análise ambiental. 


6 - Políticas Públicas  e a questão da mobilidade



Coordenação: Prof. Dr. Bertulino José de Souza e Prof. Dr. Fábio  Fonseca Figueiredo

Contato: bertulinosouza@uern.br, publicasuern@gmail.com


Ementa: Agrega estudos e pesquisas que somem esforços em entender o papel de uma política pública. Destaca-se a questão da mobilidade ativa, sobretudo por uso de bicicletas. Atuação no campo da saúde em diferentes níveis, perspectivas e modalidades. 

Bertulino José de Souza

Palestrante e um dos coordenadores do GT. Doutor e Pós Doutor em Antropologia Social e Cultural (Universidade de Coimbra), Mestrado em Educação (UFRN) e Graduação em Educação Física (UFU). Docente da UERN e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Interessado nas teorias de G. Durand, em viagens e vinhos verdes. 

Fábio  Fonseca Figueiredo

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), participou da equipe multidisciplinar que realizou o primeiro diagnóstico dos resíduos sólidos do Rio Grande do Norte para o PNUD (2001). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2004), onde cursou um ano e dois meses de doutorado do mesmo programa (2004-2005). Bolsista do Programa Alban Office da Comunidade Europeia por dois anos e meio, concluiu o DEA (Diploma de Estudios Avanzados) em Geografia Humana e doutorou-se também em Geografia Humana na Universidade de Barcelona/Espanha, tendo sido laureado como uma das melhores teses da Faculdade de Geografia, História e Filosofia daquela faculdade no biênio 2010-2011. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também, é pesquisador do grupo de pesquisa SEMAPA - Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental. . Seus temas preferidos de estudos, pesquisa, docência e extensão, nos quais reúne experiências, são: Questões ambientais contemporâneas; Meio ambiente Urbano; Problemática dos Resíduos Sólidos; Exclusão e Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Recicláveis; Reciclagem de Materiais; Política Pública e Setor de Energias Renováveis; Política Esportiva, Economia do Esporte, Megaeventos Esportivos; Mobilidade ativa com enfoque no uso das bicicletas no meio urbano



7 - Educação, diferença e inclusão



Coordenação: Profa. Ma. Dandara Queiroga de Oliveira Sousa e Profa. Dra. Ludmila Pereira Lucena Cabral

Contato: dandaraqueiroga@uern.br 


Ementa: O GT pretende se concstituir um espaço de diálogo sobre as diferenças e compartilhamento de processos e estratégias inclusivas na educação formal e não formal. 

Dandara Queiroga de Oliveira Sousa

Docente do Curso de Educação Física  do Campus Avançado de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Licenciada e mestra em Educação Física pela UFRN e atualmente cursa Doutorado em Educação pela UFRN.

Ludmila Pereira Lucena Cabral

Doutora em Ciências da Saúde (bolsa CAPES/UFRN). Mestre em Educação Física (bolsa CAPES/UFRN) e Licenciada Plena em Educação Física (UFPB). Profissional de Educação Física (CREF: 4185-G/RN). Atualmente, é Professora Substituta do Curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Pau dos Ferros, lecionando disciplinas nas áreas de esportes, dança, ginástica, educação física inclusiva, primeiros socorros e estágio supervisionado. Além disso, possui experiência profissional na área da musculação, hidroginástica e avaliação física. É ex-atleta de ginástica artística e é atleta master de Natação. É pesquisadora do Laboratório do Grupo de Pesquisa Exercício Clínico e Envelhecimento (ExCE), do Departamento de Educação Física, da UFRN. Também é membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, Sociedade e Saúde, do Departamento de Educação Física da UERN. Atua investigando principalmente os seguintes temas: adolescência, envelhecimento, passos por dia, atividade física, comportamento sedentário, aptidão física, cognição (funções executivas) e saúde cardiovascular e metabólica.

Disneylândia Maria Ribeiro

Dra. em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Educação e do mestrado em Ensino do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN)


8 - Educação e formação humana 



Coordenação: Prof. Ms. Helder Cavalcante Câmara, Prof. Ms. Francisco Vieira de Oliveira e Profa. Daysa de Freitas Feitoza

Contato: heldercavalcante@uern.br 


Ementa: O presente GT acolhe pesquisas, estudos e ensaios que tematizam um espaço heurístico, propositivo e seminal de diálogo e interface entre a Educação e a Educação Física a partir da congregação saberes e fazeres que possam emergir das aproximações de diferentes campos e áreas do conhecimento das Ciências e da Educação que façam aflorar e produzir reflexões e interpretações na e para constituição do humano que somos nós.

Helder Cavalcante Câmara

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994). Mestre em Ciências Sociais e Humanas (2014). Mestre em Ciências da Educação (2015). Atualmente é professor do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nas práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes áreas: metodologia do ensino da Educação Física, metodologia dos esportes individuais, metodologia das lutas, identidade. Membro do Grupo de pesquisa Educação Física, sociedade e saúde e do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo.

Francisco Vieira de Oliveira

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN) pelo campus central em Mossoró-RN. Na Pós-graduação Stricto Sensu foi bolsista de demanda social CAPES com dedicação exclusiva. Participou de eventos locais, nacionais e internacionais com aprovação, apresentação e publicação de trabalhos nos anais, bem como publicou artigos em periódicos eletrônicos de circulação nacional e internacional multidisciplinar da Faculdade de Educação da UNICAMP sob o título de: Corpo e ciência do conhecimento disciplinar à visão plural. E, na Revista Crítica Educativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Campus Sorocaba-SP, que é também aberta à comunidade acadêmica nacional e internacional, publicou trabalho em parceira com o Prof. Dr. Joaquim Barbosa: Diário de Pesquisa, uma forma de narrar. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no campus de Pau dos Ferros-RN foi bolsista voluntário de iniciação científica, integrante de projeto de extenso, e de ensino. Professor, leitor e pesquisador em formação que utiliza a literatura, a poesia e a filosofia para dialogar com o campo de conhecimento da Educação e Educação Física. Escritor de Diário de Pesquisa há quase uma década e, incentivador do uso desse dispositivo clínico-pedagógico e propositivo na formação e na sala de aula de professores e professoras de Educação Física.

Daysa de Freitas Feitoza

Graduada em Educação Física pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte - UERN /CAPF. Especialista em Tecnologias educacionais e educação a distância - IFRN. Especialista em Personal trainer e treinamento desportivo - FAVENI.Academica de Pedagogia - Uern /Campus AÇU. Docente da Escola Municipal 7 de setembro, no município de São Francisco do Oeste.