PROFESSOR
Chico Dantas
Departamento de Computação da UERN Natal
franciscodantas@uern.br
EMENTA
Apresentação dos aplicativos da Google para educação. Comunicação via e-mail, chat e videoconferência. Gerenciamento de atividades. Criação de documentos de forma colaborativa. Compartilhamento de arquivos. Desenvolvimento e gerência de salas de aulas virtuais.
OBJETIVO GERAL
O curso tem por objetivo apresentar e aperfeiçoar o uso de aplicativos Google na mediação do ensino remoto e no apoio às demais atividades inerentes ao dia-a-dia do professor.
METODOLOGIA
O curso possui cinco módulos, que serão desenvolvidos por meio de encontros remotos síncronos. Esses encontros serão veiculados pelo canal da UERN Natal no YouTube, no endereço: http://www.youtube.com/uernnatal. Os conteúdos abordados serão explorados de forma expositiva e prática, com a aplicação de atividades síncronas e assíncronas compreendendo as funcionalidades básicas dos aplicativos Google para educação: e-mail, chat, videoconferência, agenda, keep, tarefas, documentos, planilhas, apresentações, drive, classroom, vault e formulários.
Ao final de cada módulo, o conteúdo ministrado será avaliado e a os/as docentes participantes se autoavaliarão por meio de formulários digitais.
Discentes com frequência em pelo menos três encontros e que executarem as atividades disponibilizadas ao longo do curso estarão aptos a receberem certificação. Os certificados serão emitidos em formato digital, pela EdUCA (Escola de Extensão da UERN), e serão enviados para o e-mail cadastrado na inscrição em até 15 dias úteis após a conclusão do curso.
INFORMAÇÕES GERAIS
Público-alvo: docentes das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN, da rede básica de educação estadual (RN) e da rede básica de educação municipal (RN);
Número de vagas: o número de vagas é ilimitado. No entanto, para ter acesso às aulas, é necessário realizar a inscrição na aba "Vagas e Inscrições";
Carga horária: 15 horas;
CRONOGRAMA
Módulo I (03/08) | segunda-feira | das 14h às 17h
Módulo II (10/08) | segunda-feira | das 14h às 17h
Módulo III (17/08) | segunda-feira | das 14h às 17h
Módulo IV (24/08) | segunda-feira | das 14h às 17h
Módulo V (31/08) | segunda-feira | das 14h às 17h
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I - Comunique-se a sua maneira
Google E-mail
Google Chat
Google Meet (videoconferência)
Módulo II – Gerencie todas as suas atividades
Google Agenda
Google Keep
Google Tarefas
Módulo III – Colabore de qualquer lugar
Google Drive
Google Documentos
Google Planilhas
Google Apresentações
Módulo IV – Gerencie sua sala de aula (Parte I)
Formulários
Módulo V – Gerencie sua sala de aula (Parte II)
Google Classroom