Dr. Mg. Ing. Zoot. Alejandro Daniel Ríos

Engenheiro Zootecnista pela Universidade Nacional de Tucuman - Argentina, Mestre em agroecologia e desenvolvimento rural sustentável pela universidade Internacional Andalucia - Espanha, Doutor em humanidades (área Sociologia Rural) pela universidade Nacional de Tucumã. Atualmente é professor titular de Sociologia agrária e diretor de pós graduação - com especialização em extensão rural. Diretor do Programa de Pesquisa (Organização e práticas na Agricultura familiar de Tucumã). Foi consultor do fundo internacional de desenvolvimento agrícola; Do instituto Interamericano de cooperação para a agricultura; Do programa para o fortalecimento da capacidade regional do segmento e avaliação de projetos FIDA para a redução da pobreza rural na América Latina e Carimbe; E Programa regional de capacitação em desenvolvimento rural.

Eng. Agr. Dr. Fernando Cesar Pattaro

Engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Maringá, mestre e doutor em Entomologia Agrícola pela FCAV-UNESP, Câmpus de Jaboticabal,SP. Trabalhou durante 6 anos no CTC - Centro de Tecnologia Canavieira, maior centro de pesquisa sucroenergético do mundo. Atuou como gerente de desenvolvimento e suporte técnico agronômico na empresa Usaçúcar. É Sócio administrador da empresa Pattaro - estratégias em controle de pragas, empresa de pesquisa, desenvolvimento, mentoria, treinamento e consultoria em entomologia agrícola.

Prof. Dr. Alexandre de Sene Pinto

Possui graduação em Engenharia Agronômica e mestrado em Entomologia Agrícola (1995) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/Unesp (1991) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP (1999). Atualmente é professor do Centro Universitário Moura Lacerda. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: pragas agrícolas, controle biológico, parasitoides, biologia, ecologia e polinização.

Prof Dr. Paulo Levi de Oliveira Carvalho

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2005). No período de 2006 a 2011, foi aluno do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, responsável pela disciplina de Suinocultura, Nutrição de Monogástrico e Higiene e Profilaxia Animal. Também foi Coordenador do Curso de Zootecnia desta instituição nos anos letivos de 2015 e 2016. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais e Avaliação de Alimentos para Suínos.

Dra. Eliane Dias Quintela

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (1982), mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP (1986) e doutorado em Entomologia - University of Florida (1996). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil. Participa do Programa de Pós-graduação em Fitossanidade da Universidade Federal de Goiás, coordenando o curso de Controle Biológico. Atua na formação de recursos humanos orientando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, controle biológico, uso de extratos botânicos, controle químico, ecologia de artrópodes em cultivos transgênicos e em sistemas de produção orgânica.


Dra. Gabriela Vieira Silva

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel (2010). Mestre em Ciências Biológicas (Área de concentração - Entomologia) pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2013). Graduada em Agronomia pela Unifil, Centro Universitário Filadélfia, Londrina - PR (2017). Doutora em Agronomia (Área de concentração - Fitossanidade) pela UEL - Universidade Estadual de Londrina em parceria com a Embrapa-Soja (2017). Diretora da Empresa Agribela - Tecnologias Biológicas, incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica/ Agência de Inovação Tecnológica (INTUEL/AINTEC) em Londrina, PR. Docente do curso de Agronomia em IES, nas disciplinas de Entomologia Agrícola, Controle Alternativo de Pragas e Zoologia Agrícola. Desenvolve trabalhos na linha de Manejo Integrado de Pragas, relacionados ao impacto das plantas transgênicas (Bt) sobre a entomofauna agrícola, seletividades de agrotóxicos a inimigos naturais, criação massal de insetos e desenvolvimento de técnicas de criação e liberação de parasitoides para o controle biológico e monitoramento de pragas.