Minicursos 

Os participantes podem se inscrever em até 5 minicursos.  Na aba "Programação" você pode verificar os horários de cada minicurso e verificar quais minucusos o participante pode se inscrever (evitando conflito de horários). Mas fique tranquilo(a) que durante sua inscrição o sistema guiará para os minicursos disponíveis, conforme suas escolhas iniciais, para evitar conflito de horários.

Breve descrição da temática abordada nos minicursos

1- Imobilização de enzimas e células em suportes alternativos

Docente: Dra. Amanda Aleixo Moreira (UENP/Fac. Dom Bosco)

Minicurso teórico/pratico. A imobilização de células e enzimas é vantajosa para diversos processos. Permite uma maior estabilização da molécula e reutilização do sistema, uma vez que enzimas apresentam elevado custo. Além da redução da manipulação de todo o processo de cultivo microbiano, aumento de rendimento e maior facilidade na purificação de metabólitos de interesse. Neste curso será abordada a parte teórica elencando as principais diferenças da imobilização de enzimas e células, suas vantagens e as principais técnicas utilizadas. Na parte prática será aplicada uma técnica para imobilização de enzima por ligação em superfície celulósica e imobilização de uma bactéria em matriz polimérica.

Carga horária:  8 horas (teórico/prático)
Período: Matutino/Vespertino
Máximo de participantes: 30


2- Poluição por plásticos em ambientes de água doce e sua interação com os organismos

Docente: Ddo. Thiago Deruza Garcia (UEL) 

O minicurso será teórico-prático, abordando os seguintes tópicos: Conceitos de biomagnificação e bioacumulação nos diferentes organismos aquáticos; Origem dos microplásticos em corpos d’água; Efeito dos microplásticos na biota aquática; Classificação (Tamanho, Formato e Tipo) dos microplásticos; Técnica de amostragem de microplástico em conteúdo estomacal em peixes; Análise química dos matéria inorgânica.

Carga horária:  8 horas (teórico/prático)
Período: Matutino/Vespertino
Máximo de participantes: 25


3- Técnicas moleculares para estudo de polimorfismos no câncer

Docentes: Dda. Janaina Nicolau de Oliveira, Dda.  Rafaela Curti e Dda.  Eliza Pizarro Castilha (UEL)

O minicurso teórico-prático, tem como objetivo abordar temas essenciais relacionados às mutações no DNA e sua aplicação, tanto em laboratórios clínicos quanto em pesquisas. Serão abordados os conceitos de mutações e polimorfismos e seu papel na suscetibilidade ao câncer, técnicas moleculares para detecção destas alterações, análise da técnica PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e seus diferentes subtipos, bem como a apresentação da técnica complementar de eletroforese de ácidos nucleicos. O curso proporcionará aos participantes uma compreensão sólida desses conceitos fundamentais, além de habilidades práticas na utilização dessas técnicas moleculares cruciais para o estudo dos polimorfismos relacionados ao câncer.

Carga horária:  8 horas (teórico/prático)
Período: Matutino/Vespertino
Máximo de participantes: 30


4- Detecção sorológica de infecções

Docente: Dra. Giovana Gomes de Carvalho Ishiuchi (UEL/Fac. Pitágoras/Fac. Dom Bosco)

O minicurso será teórico-prático e abordará técnicas utilizadas para identificar a presença de infecções no organismo: Imunodifusão, ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) e Western Blotting. A Imunodifusão envolve a migração de antígenos e anticorpos em gel, permitindo a formação de linhas de precipitação visíveis. O ELISA é um teste imunoenzimático que detecta a presença de anticorpos ou antígenos por meio da reação enzimática. Já o Western Blotting é uma técnica que separa proteínas por tamanho e permite a identificação específica de proteínas-alvo. O minicurso capacitará os participantes a compreenderem os princípios por trás dessas técnicas e a executá-las adequadamente.

Carga horária:  8 horas (teórico/prático)
Período: Matutino/Vespertino
Máximo de participantes: 30


5- Isolamento e identificação de Enterobactérias de interesse na Medicina Humana e Veterinária

Docente: Dda. Marielen de Souza (UEL)

O minicurso será teórico-prático, abordando os seguintes temas: Isolamento e identificação de E. coli, Proteus spp., Klebsiella spp. e Salmonelas paratíficas. O minicurso prático será voltado para técnicas de microbiologia convencional, utilizando meios de cultura seletivos e diferenciais para isolamento e séries bioquímicas para identificação.

Carga horária:  4 horas (teórico/prático)
Período: Matutino
Máximo de participantes: 30


6- Atuação na Biologia Estética

Docente: Ma. Lennara Alves Prado (Senac)

O minicurso será teórico-prático e abordará a atuação do biólogo voltada à promoção, proteção, manutenção e recuperação da Saúde Estética do indivíduo, de forma a selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos conforme a Resolução CFBio Nº 582, de 17 de dezembro de 2020. O minicurso tem por objetivo apresentar as diversas possibilidades dentro da área de saúde estética. E dentre tantos, demonstrar a aplicação prática dos Peelings químicos e suas diferentes abordagens.

Carga horária:  4 horas (teórico/prático)
Período: Matutino
Máximo de participantes: 30


7- Resistência aos antimicrobianos em Enterobactérias de interesse na Medicina Humana e Veterinária

Docente: Dda. Marielen de Souza (UEL)

O minicurso será teórico-prático, abordando os seguintes temas: conceito de resistência, como as bactérias adquirem resistência aos antimicrobianos, quais são e como funcionam as técnicas para a identificação de resistência aos antimicrobianos. O minicurso prático será voltado para técnicas de microbiologia convencional, como a realização de antibiograma e teste de concentração mínima inibitória (CIM).

Carga horária:  4 horas (teórico/prático)
Período: Vespertino
Máximo de participantes: 30


8- Uso de Biomarcadores na Contaminação Ambiental

Docentes: Dr. Tiago Tomiama Alvim e Dra. Caroline Santos (UEL)

Os recursos naturais presentes nos ecossistemas aquáticos são amplamente utilizados em diversas atividades humanas, resultando em um impacto significativo na dinâmica das populações aquáticas e na geração excessiva de resíduos. Nesse contexto, as espécies que habitam esses ambientes estão frequentemente expostas a variados contaminantes, os quais têm o potencial de comprometer a saúde dos seres vivos. Devido à poluição generalizada da água, os estudos de ecotoxicologia desempenham um papel crucial na análise das mudanças biológicas pós-contaminação, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias corretivas antes que danos permanentes ocorram. Uma metodologia frequentemente empregada nesses estudos é o "Fish Embryo Acute Toxicity (FET)", realizado em embriões de Danio rerio. Neste minicurso, exploraremos diversos biomarcadores usados para identificar modificações resultantes da contaminação ambiental, além de ressaltar a contribuição das análises do FET na compreensão dos impactos dos contaminantes aquáticos e no desenvolvimento de estratégias de mitigação.

Carga horária:  4 horas (teórico/prático)
Período: Vespertino
Máximo de participantes: 30


9- Cultivo e abate de tilápias - do produtor até a mesa do consumidor 

Docentes: Dr. Ricácio Luan Marques e M.V. Amanda Caroline Rosa (Coopermota)

Importância da piscicultura no Brasil, valor nutritivo do peixe, reprodução da Tilápia, reversão sexual, melhoramento genético, e nutrição. Manejo de viveiros, qualidade da água, transporte, aquisição de alevinos, soltura dos peixes e densidade de estocagem, manejo alimentar e despesca. Cultivo de peixes em tanques-rede ou gaiolas.

Carga horária:  4 horas (teórico)
Período: Noturno
Máximo de participantes: 30

 

10- Manejo e eficiência reprodutiva em gado de corte & Aplicação prática da avaliação de puerpério em bovinos 

Docentes: Dr. Thales Ricardo Rigo Barreiros e Dra. Wanessa Blaschi (UENP)

O minicurso será teórico e dividido em duas importantes abordagens referentes à reprodução de bovinos. Inicialmente serão abordadas práticas de manejo para a otimização da eficiência reprodutiva do rebanho e, na sequencia será explanado sobre a aplicação da avaliação da involução uterina e detecção processos inflamatórios durante o puerpério bovino.

Carga horária:  4 horas (teórico)
Período: Noturno
Máximo de participantes: 30


11- Escherichia coli e sua influência na sanidade de animais de produção 

Docente: Dr. Luis Eduardo de Souza Gazal (UENP/Fac. Dom Bosco)

O minicurso será teórico-prático e abordará as relações de Escherichia coli, uma bactéria que compõe a microbiota de animais de sangue quente, com a saúde de animais de produção, como frangos de corte e suínos. Apesar de ser componente da microbiota gastrointestinal desses animais, algumas cepas, chamadas de ExPEC (Extraintestinal Pathogenic Escherichia coli) podem causar doenças em sítios extraintestinais, levando a quadros de morbidade e até mortalidade. O minicurso tem por objetivo apresentar as principais características da relação ExPEC x Animais, e mostrar como a biologia molecular pode auxiliar na identificação dessas cepas.

Carga horária:  4 horas (teórico/prático)
Período: Noturno
Máximo de participantes: 30


12- Introdução à Apicultura e Meliponicultura

Docente: Dr. Wilson Frantine da Silva (UEL/UENP)

O minicurso será teórico prático abordando as seguintes temáticas: princípios básicos da criação de abelhas com e sem ferrão; principais espécies; técnicas de captura e manejo; colheita e processamento de mel, própolis e outros produtos; fundamentos para criação sustentável; cuidados no manejo.

Carga horária:  4 horas (teórico/prático)
Período: Noturno
Máximo de participantes: 30


13- Biologia e Manejo de Animais Venenos e Peçonhentos

Docente: Esp. Renata Alfredo (IPEVS)

Minicurso teórico-prático, abordados os seguintes conteúdos: Biologia dos escorpiões;  Biologia das aranhas; Biologia das serpentes; Importância ecológica das espécies; Prevenção de acidentes; Prática de manejo (captura) de animais venenos e peçonhentos.

Carga horária:  4 horas (teórico/prático)
Período: Noturno
Máximo de participantes: 30


14- Busca por Marcadores candidatos de Prognóstico e suas Aplicações em Tumores Malígnos

Docentes: Dda. Laís Capelasso Lucas Pinheiro e Ma. Isabely Mayara da Silva; Ma. Bruna Cardoso Rodolfo (UEL)

Neste minicurso teórico-prático serão abordados os contextos teóricos e apresentadas as metodologias utilizadas no estudo de marcadores moleculares, usando como modelo o câncer urogenital masculino. Apresentaremos as técnicas de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real para detecção de variantes alélicas polimórficas (mutações no DNA) e de imunohistoquímica indireta (imunomarcação tecidual de proteínas), que são utilizadas em nossa rotina laboratorial na investigação de marcadores candidatos para as neoplasias malignas de bexiga e próstata. Vale ressaltar que tais metodologias são de grande utilidade na investigação de moléculas que atuam em processos patológicos como o câncer, tanto na pesquisa básica quanto na rotina clínica dos pacientes. 

Carga horária:  4 horas (teórico/prático)
Período: Noturno
Máximo de participantes: 30