Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves
Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP sob a supervisão da Profa. Dra. Roxane Rojo. É Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Atua na Graduação e na Pós-graduação no Programa de Estudos da Linguagem da UFRN e coordena nacionalmente o Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras. É Líder do Grupo de Pesquisa "Práticas Discursivas na Contemporaneidade" e pesquisadora do GED da UNESP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, ensino de Língua Portuguesa, leitura, escrita, gêneros discursivos, enunciados estéticos, Frida Kahlo, tendo como referência os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin.
Doutora e mestre em Estudos da Linguagem, Especialista em Língua Portuguesa, Inovação e Tecnologias na Educação e em Design Instrucional. Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Titular da UNOPAR, Curso de graduação em Letras e dos Programas de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (PPGENS/UNOPAR) e Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC). Pesquisa os temas: multiletramentos, letramentos digitais, educação a distância, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, gêneros discursivos, formação de professor e sequência didática. É professora supervisora do PIBID e membro do Grupo de Pesquisa Metodologias Ativas no Processo de Ensino e Aprendizagem. Coordena o projeto de pesquisa Ensino, tecnologia e linguagens: uma investigação dos aspectos teóricos e metodológicos para promoção dos letramentos digitais (UNOPAR/IC-FUNADESP).
Profa. Dra. Natália Borges Polesso (Escritora e tradutora / Doutora em Teoria da Literatura)
Doutora Letras, área de concentração Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS (2017), com período de doutorado-sanduíche na Sorbonne Université (2015). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade na UCS (2011). Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em português, inglês e respectivas literaturas, pela UCS (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino de Língua Inglesa. É autora, dentre outras produções, dos livros Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), vencedor do prêmio Açorianos de Literatura (2013); Amora (2015), vencedor dos prêmios AGES - livro do ano (2016), Açorianos de Literatura (2016), 1º lugar no Prêmio Jabuti, nas categorias Contos e Escolha do Leitor; Controle (2019), vencedor dos Prêmio Minuano e Vivita Cartier e finalista do Prêmio São Paulo da Literatura; Corpos Secos (2020), Prêmio Jabuti na categoria Romance de Entretenimento; e A extinção das abelhas (2021), Prêmio Minuano de Literatura, finalista do Prêmio São Paulo e do Prêmio Jabuti. Em 2017, Natalia foi selecionada para a coletânea Bogotá39, que reúne os 39 escritores mais promissores da América Latina com menos de 40 anos. Foi pesquisadora de pós-doutorado com bolsa CAPES (PNPD), na Universidade de Caxias do Sul, com o projeto de pesquisa Geografias homoafetivas: literatura, gênero e leitura, de 2017 a 2021.
Prof. Dr. Murilo Filgueiras Correa (egresso do curso de Especialização em Estudos contemporâneos de Literatura/ UENP)
Doutor e Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), área de Estudos Literários. Especialista em Estudos Contemporâneos em Literatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio-PR. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER. Graduando em Licenciatura em Filosofia pela UNINTER. Possui Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês (2009) e Graduação em Tecnologia em Música (2005) pela Universidade do Oeste Paulista. Professor de Português e Inglês da Rede Pública do Estado de São Paulo. Atua nas linhas de pesquisa "crítica e teoria literária", "literatura e formação de leitores" e "literatura e historicidade", atualmente estudando narrativas ficcionais contemporâneas em língua inglesa.
Profa. Dra. Luciana BORGES
É Doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2009), Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1995). Atualmente é professora da Universidade Federal de Catalão e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem UFG). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina, com supervisão da professora Tânia Regina O. Ramos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura de Autoria Feminina, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, crítica feminista, erotismo e pornografia. É autora do livro "O erotismo como ruptura na ficção brasileira de autoria feminina: estudo sobre Clarice Lispector, Hilda Hilst e Fernanda Young" (Ed. Mulheres, 2013) e organizadora de "A mulher na escrita e no pensamento: ensaios de literatura e percepção" (Funape, 2013) e "O corpo na literatura e na arte: teorias e leituras" (Depecac, 2013), Problemas de gênero (2016), Tessituras Literárias (Mercado de Letras, 2017), Letras insubmissas (2020), entre outros . É integrante do grupo de pesquisa Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho e do GT ANPOLL - A mulher na literatura.
Profa. Mestre Margarida Paulino de Cerqueira Pinto (ministrante egresso do ProfLetras/UENP)
Mestre em Letras pelo PROFLETRAS/UENP. Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (1994), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais (2011) e graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013). Atualmente é professora efetiva (PEB II) de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Ourinhos e professora de Língua Portuguesa - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: biografia, modelo didático e gênero discursivo/textual.