3º Encontro sobre Aleitamento Materno
APRESENTAÇÃO DO EVENTO
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como: realização de palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada. O mês de agosto é conhecido como agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Neste ano, o tema indicado pela WABA é “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Precisamos sensibilizar governos, sistemas de saúde e comunidades para exercerem seus papéis críticos no empoderamento das famílias e na criação de salas de apoio à amamentação nas diversas formas de ocupação pós-pandemia. A pandemia do COVID-19 mudou drasticamente a nossa forma de trabalhar. Ela afetou negativamente as mães, aumentando o risco de desemprego e a perda de recursos, além de dificultar o acesso a serviços quanto ao apoio pré-natal e pós-natal à amamentação.
Diante desse cenário o curso de enfermagem através do projeto: ALEITAMENTO MATERNO NA CLÍNICA MULTIPROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – FASE 3 promoverá no dia 23/08/2023 às 19 horas o III Encontro sobre Aleitamento Materno da UENP. O objetivo principal do evento será promover conhecimento e apoio sobre o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade, principalmente para as mães que trabalham. Além de Compreender a importância do Aleitamento Materno a todas as mães e pais que precisam trabalhar; conhecer as políticas de apoio à amamentação; conhecer a logística do posto de coleta de leite humano da 18ª regional de saúde do Paraná e sensibilizar governos, sistemas de saúde e comunidades para exercerem seus papéis críticos no empoderamento das famílias e na criação de salas de apoio à amamentação nas diversas formas de ocupação.
A coordenadora do evento e toda a comissão organizadora desejam a todos um ótimo evento!
Profa. Dra. Carolina Fordellone Rosa Cruz
Coordenadora do Evento