Oficinas e Minicursos

Oficinas

  • OF 01 - De que Ângulo vemos o Ensino de Funções Trigonométricas? - Ministrantes: Prof. Me. Márcio Roberto da Rocha, Christiane Francisca Souza Alves Nogueira e Mariana Maronezzi Brezovsky - DMA - UEM. Local: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Número máximo de participantes: 20.

  • OF 02 - Análise Combinatória: do uso de situações-problema à formalização de conceitos. Ministrantes: Profª Drª Sandra Regina D'Antonio Verrengia e Prof. Dr. João Cesar Guirado. Local: Laboratório de Ensino de Matemática. Número máximo de participantes: 20.

Minicursos

  • MC 01 - Operações com Matrizes no Computador. Ministrantes: Prof. Dr. Francisco Nogueira Calmon Sobral e Júlia Demori Guizardi - DMA - UEM. Local: Laboratório de Informática. Número máximo de participantes: 15.

  • MC 02 - Geometria Analítica - um estudo com linguagem Python. Ministrantes: Profª Mª Aline Edlaine de Medeiros, Prof. Dr. Marcelo Osnar Rodrigues de Oliveira e Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros - DMA- UEM. Local: Laboratório de Informática. Número máximo de participantes: 25.

  • MC 03 - Revisão Sistemática da Literatura no Campo da Educação Matemática: de que forma, quando e como fazer? Ministrante: Prof. Me. Luiz Otávio Rodrigues Mendes. Local: Laboratório de Informática. Número máximo de participantes: 25.

  • MC 04 - Construção dos Números Reais via Sequência de Cauchy - Ministrantes: Profª Drª Fernanda Diniz de Melo Hernandez e Prof. Dr. Cesar Adolfo Hernandez Melo. Local: Auditório do Departamento de Matemática. Número máximo de participantes: 30.

RESUMOS DAS OFICINAS

OF 01 - De que Ângulo vemos o Ensino de Funções Trigonométricas?

RESUMO: Buscamos com essa oficina apresentar uma estratégia metodológica para o ensino de funções trigonométricas. Em um primeiro momento, vamos construir o material manipulável, ciclo trigonométrico na prancheta, e para tanto, serão necessários os seguintes materiais: uma prancheta de madeira (retirar o prendedor), compasso, régua, transferidor, lápis, borracha, caneta preta, e um caderno para anotações. Em um segundo momento, vamos apresentar o ciclo trigonométrico feito com software GeoGebra e explorarmos, junto com os participantes, as potencialidades dessas produções no que se refere ao ensino de funções trigonométricas.

MINISTRANTES:

  • Prof. Me. Márcio Roberto da Rocha

  • Acadêmicos de graduação Mariana Maronezzi Brezovsky e Christiane Francisca Souza Alves Nogueira

CARGA HORÁRIA: 8 horas-aula

Nº DE VAGAS: 20

OF 02 - Análise Combinatória: do uso de situações-problema à formalização de conceitos.

  • RESUMO: A Análise Combinatória é considerada por professores e alunos como um assunto difícil de ser ensinado e aprendido. Dois motivos são normalmente levantados para justificar esse problema: o trabalho desconexo e pouco refletido sobre os métodos de contagem que, apesar de ter início no Ensino Fundamental I e ser abordado no Ensino Fundamental II, caracteriza-se como algo sem relação ou conexão entre si, quando os alunos o estudam no Ensino Médio. O segundo aspecto recai sobre a dificuldade que os alunos têm em empregar adequadamente os conceitos e as fórmulas para o cálculo de arranjos, combinações e permutações. Ao analisarmos alguns livros didáticos, normalmente adotados em nosso país, vemos que eles incorrem em dois erros fundamentais: há pouca ênfase aos princípios aditivo e multiplicativo de contagem (o primeiro normalmente é omitido) e, em sala de sala de aula, os alunos são induzidos a classificar os problemas como arranjos, permutações e combinações, não levando em consideração aspectos importantes e pertinentes relacionados ao Principio Fundamental de Contagem. Nesse sentido, nesta oficina, nos propomos a trazer essa temática com o intuito de, a partir da utilização de situações-problemas, possibilitar a discussão e reflexão sobre o assunto de modo a corroborar com a formalização desses conceitos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • FARIAS, Fernando Ramos de. Uma sequência didática alternativa para o ensino de Análise combinatória na Educação Básica: a noção fatorial e suas aplicações. Programa de Mestrado Profissionalizante da Universidade Federal do Pará, UFPA: Pará, 2013.

  • GUIRADO, João Cesar; CARDOSO, Evelyn. Análise combinatória: da manipulação à formalização de conceitos. Anais do IX Encontro Paranaense de Educação Matemática. Paraná, 2007.

MINISTRANTE:

  • Profª Drª Sandra Regina D'Antonio Verrengia.

  • Prof. Me. João Cesar Guirado.

CARGA HORÁRIA: 3 horas-aula

Nº DE VAGAS: 20

RESUMOS DOS MINICURSOS

MC 01 - Operações com Matrizes no Computador

RESUMO: Neste minicurso aprenderemos como programar a multiplicação de matrizes no computador de forma inteligente na linguagem Julia. Aprenderemos como matrizes são armazenadas na memória e observaremos o impacto que uma implementação inteligente tem no resultado final. Também implementaremos a fatoração LU e mostraremos a sua importância. Necessário conhecimento básico de programação (laços, condicionais, variáveis, etc...).

MINISTRANTE:

  • Prof. Dr. Francisco Nogueira Calmon Sobral.

  • Acadêmica de graduação: Júlia Demori Guizardi.

CARGA HORÁRIA: 6 horas-aula.

Nº DE VAGAS: 15.

MC 02 - Geometria Analítica: um estudo com linguagem Python

RESUMO: Neste minicurso serão estudados os conceitos de vetores, sua aritmética e produtos. Será utilizada a linguagem de programação Python para o estudo dos conceitos e resolução de exercícios de geometria analítica relativos aos conceitos estudados. Não há necessidade de conhecer a linguagem Python. O minicurso será ofertado no LabMac, mas o aluno poderá trazer seu próprio notebook.

MINISTRANTES:

  • Profª Mª Aline Edlaine de Medeiros.

  • Prof. Dr. Marcelo Osnar Rodrigues de Abreu.

  • Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros.

CARGA HORÁRIA: 8 horas-aula.

Nº DE VAGAS: 25.

MC 03 - Revisão Sistemática da Literatura no Campo da Educação Matemática: de que forma, quando e como fazer?

RESUMO: Um passo fundamental na construção de um artigo, projeto de pesquisa, tese ou dissertação, é evidenciar o que já foi produzido na literatura. Nesta oficina, temos como objetivo propiciar meios de como desenvolver uma revisão sistemática da literatura. Para tanto, nos pautamos no estudo de Mendes e Pereira (2020) que consideram como realizar esse processo com ênfase na Educação Matemática. Os autores destacam de forma fácil e organizada esse processo em cinco etapas, a saber: I – Objetivo e pergunta; II – Busca dos trabalhos; III – Seleção dos estudos; IV – Análise das produções; V – Apresentação da revisão sistemática. Nesse minicurso você irá obter subsídios para construir uma revisão sistemática da literatura do início (desde a escolha da temática) até o fim (até a apresentação da revisão). Iremos trabalhar com as bases mais adequadas para se fazer uma pesquisa no campo da Educação Matemática, softwares que podem auxiliar o processo de seleção, entre outros. Recomendamos esse curso para alunos que pretendem realizar um mestrado ou doutorado, alunos que querem melhorar seu currículo escrevendo artigos, licenciandos em Matemática, professores e a todos os interessados em aprender mais sobre esse processo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; PEREIRA, Ana Lucia. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Systematic review in the area of Mathematical Education and Teaching: analysis of the process and proposal of steps. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 22, n. 3, p. 196-228, 2020.

MINISTRANTES:

  • Acadêmico de pós-graduação Me. Luiz Otavio Rodrigues Mendes.

CARGA HORÁRIA: 4 horas-aula.

Nº DE VAGAS: 25.

MC 04 - Construção dos Números Reais via Sequência de Cauchy.

RESUMO: Nesse minicurso apresentaremos a construção do conjunto dos números reais devida a Cantor. Basicamente, cada número real é representado como uma classe de equivalência das sequencias de Cauchy de números racionais. Especificamente mostraremos que o conjunto dos números reais é um corpo ordenado satisfazendo as seguintes propriedades:

1. Propriedade do Completamento: Toda sequência de Cauchy de números reais é convergente.

2. Propriedade do Supremo: Todo subconjunto não vazio e limitado superiormente do conjunto dos números reais admite um supremo.

3. O conjunto dos números racionais é denso no conjunto dos números reais.

Na primeira parte estudaremos os pré-requisitos necessários tais como relações de equivalência e sequências de Cauchy. Depois faremos a construção do conjunto dos números reais e por último as propriedades mencionadas acima.

MINISTRANTES:

  • Profª Drª Fernanda Diniz de Melo Hernandez.

  • Prof. Dr. Cesar Adolfo Hernandez Melo.

CARGA HORÁRIA: 6 horas-aula.

Nº DE VAGAS: 30.