Palestrantes

Andrea Zampieri Calvo

Graduada pela State University of New York em 2007. Atualmente, atua no Baptist Hospital (Miami - Florida), com 4 anos de experiência em neurologia semi-intensiva, 3 anos em UTI cardíaca, 3 anos em pneumologia semi-intensiva e 3 anos como supervisora do setor cardiovascular semi-intensivo. Certificada em suportes cardiovascular avançados. Instrutora de gerenciamento de respiradores. Membro da associação nacional americana de cuidados intensivos.

Milton Alejandro Jorquera Malebrán

Enfermeiro. Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade de Antofagasta. Atualmente, Secretário de Ligação do Departamento. Possui Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior e Gestão e Direção de Empresas de Saúde. Atua na área de desenvolvimento humano e prática de carreira em ciências humanas.

CÁTIA MILLENE DELL'AGNOLO

Doutora em Enfermagem (2011 a 2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, com estágio de doutorado sanduíche (CAPES) na Université du Québec em Outaouais, Canadá. Mestre em Enfermagem (2007 a 2009) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Unidade de Terapia Intensiva (2007) e Administração Hospitalar (2000); Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva adulto COVID do Hospital Universitário Regional de Maringá. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá. Linhas de atuação: Inovação Tecnológica no atendimento de urgência e Inovação Tecnológica no atendimento de urgência e emergência Qualidade em Gestão de Urgência e Emergência. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem, unidade de terapia intensiva, emergência, doação de órgãos para transplantes e saúde da mulher.

LÍGIA CARREIRA

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1998). Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006). Estágio Pós-Doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, no Programa de doctorado en Enfermería y Salud, da Escuela Universitaria de Enfermería, sob orientação da Drª Llobet, Montserrat Puig (2015). Atualmente é Professora Associada do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisas sobre Envelhecimento - NEAPE. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas na Saúde - GEPPES. Pesquisadora participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Condições Crônicas - GEPECRON. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM - Gestão 2018-2020 e Gestão 2020-2022. Coordenadora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM - Gestão 2016-2018. Coordenadora do Projeto de Extensão Atendimento integral a saúde do idoso residente no Asilo São Vicente de Paula pela UEM. Coordenadora pedagógica da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Estadual de Maringá (UNATI/UEM) - Gestão 2002-2004. Coordenadora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Paraná - Gestão 2018-2020. Investigação voltada para a linha de pesquisa de Enfermagem Gerontológica. Consultora ad-hoc da CAPES na área de Enfermagem.

MARIA DE FÁTIMA GARCIA LOPES MERINO

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1989) pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Adamantina (Faculdades Adamantinenses Integradas-FAI). Mestre em Enfermagem ( 2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Enfermagem (2019) pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos em Saúde da Criança, Adolescentes e Família (GESCAF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui vínculo como Professora Efetiva do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, na área Materno-Infantil, Saúde da Criança. Atualmente desenvolve pesquisas na área da saúde da criança, doenças crônicas na infância (diabetes).

MARJORIE FAIRUZY STOLARZ

Enfermeira formada com láurea acadêmica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Egressa do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde Interprofissionalidade desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Olímpico e ex-integrante do Grupo de Estudos Dirigidos à Enfermagem Materno-Infantil (GEDEMI) e do projeto de ensino e extensão do Método Mãe Canguru, desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva e Semi-intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Maringá (UTIN/HURM). Atualmente residente do primeiro ano no Programa de Residência Multiprofissional na Atenção às Urgências e Emergências do Hospital Universitário Regional de Maringá e aluna integrante do projeto de iniciação científica intitulado: Síndrome Inflamatória Multissistêmica pós COVID-19 em crianças: conhecimento da equipe de enfermagem.

ricardo berwald