Extensão 

O Curso de Música atua junto às comunidades externa e universitária com diversos projetos de Extensão. Dos projetos instituídos originam-se cursos, oficinas, palestras, encontros, fóruns, jornadas, seminários, painéis, minicursos, recitais, intervenções artísticas, entre outras formas de manifestação artística.  

Conheça os projetos que estão em andamento:

Corais da Universidade Estadual de Maringá

O projeto oferece à comunidade acadêmica da UEM e externa, de forma gratuita,  a oportunidade de vivenciar a Música por meio das atividades de Canto Coral.  Para participar não é necessário ter conhecimentos prévios em Música, Canto ou Canto Coral. Os participantes recebem treinamento coletivo em técnica vocal, sensibilização e memorização musicais, e estudo de repertório coral diversificado.
Conheça mais sobre:

Principais ações já realizadas:

Foram realizados seis edições do Encontro dos Corais da UEM, uma edição do Festival dos Corais da UEM, duas Mostras Corais, três edições do Sarau Coral. As apresentações oportunizam a integração e troca de experiência artística entre  todos os Coros participantes do projeto e coros de ações curriculares do Curso de Musica, assim como destes com outros grupos da cidade de Maringá e outras localidades. Como estes eventos objetiva-se a divulgação dos trabalhos musicais desses grupos junto à comunidade interna da UEM e externa. O projeto também abriga cursos, oficinas de regência, de voz e canto coral, concertos, recitais e apresentações especiais. Também auxilia e serve no sentido de contribuir para a implantação, crescimento e fortalecimento da atividade coral dentro do Curso de Graduação em Música da UEM, dentro da comunidade Acadêmica da UEM e dentro da cidade de Maringá e região.
Ações em andamento: 

Os grupos atuantes do projeto tem perfis diferentes assim como repertório musical variado:
CORO ESCOLA UNIVERSITÁRIO (coro misto de adultos); ensaios às terças-feiras das 18:30 as 21h

CORO INFANTOJUVENIL ( coro de crianças e adolescentes); ensaios às segundas-feiras das 18:30 as 20h

CORAL DA TERCEIRA IDADE (coro misto de idosos), ensaios às quintas-feiras a tarde.

CORO FEMININO (coro de mulheres); ensaios às segundas-feiras a tarde.

Equipe atual (professores, bolsistas, voluntários): 

Coordenação geral: professora Andréia Anhezini.

Coordenação adjunta: professor Paulo Lopes.

Conta também com acadêmicos bolsistas, monitores, estagiários, alunos do Curso de Graduação em Musica da UEM.

E participantes coralistas da comunidade interna da UEM e externa.

Contatos:
Andréia Anhezini - aasilva2@uem.br
Paulo Lopes – plopes2@uem.br
Fones Secretaria do DMC: 3011-4092 ou 3011-4093 

Mídias Sociais:
@corais.uem
@musica.uem

YouTube:
 CoroEscolaUniversitario


Educação Musical, Escola e Comunidade

O projeto funciona com ações pedagógicas afim de formar professores na prática. Conheça mais sobre:

O projeto Educação Musical, Escola e Comunidade desenvolve ações pedagógico-musicais em diferentes espaços de atuação, dentro de uma perspectiva sociológica da educação musical. Dentre suas ações estão: cursos de formação continuada para professores da educação básica; oficinas de ensino de instrumento e canto coletivo; preparação ao vestibular, além de palestras e eventos. Todas as ações visam a formação inicial e continuada do professor de música, atendendo professores e alunos de diferentes instituições de ensino.


Coordenação: 

Profª Dra. Vânia Malagutti Fialho -  vamsloth@uem.br  

Núcleo de Criação de Pesquisa e Produção Sonora

Espaço de convergência entre a arte musical e a tecnologia. Conheça mais sobre:

O Núcleo de Criação do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora atua com ações musicais que utilizam a tecnologia como suporte para seus fazeres, como a composição musical, a performance musical, a musicologia e a educação musical. Dentro desse panorama foi criado o projeto de pesquisa SICPDS-Linux (processo 17067/07), com financiamento da Fundação Araucária, para propiciar a infraestrutura de hardware, software e de documentação que foram utilizados na criação do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (um grupo de Pesquisa Cadastrado no CNPq). O intuito do projeto Núcleo de Criação do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora é colocar em prática, no nível de extensão universitária, as atividades de pesquisa, criação e produção sonora do laboratório, visando executar ações diversas como cursos de extensão, eventos de extensão, concertos, eventos científicos, produção de material de apoio para a graduação, consultorias para interessados em implantar infraestruturas de um estúdio de áudio digital que utiliza software livre, entre outras.

Coordenação:  

Profº Dr. Marcus Alessi Bitencout

Profº Dr. Rael Bertarelli Gimenes Toffolo

Orquestra de Câmara do Departamento de Música

Local de desenvolvimento para os acadêmicos na área da música sinfônica. Conheça mais sobre:

O que é: A Orquestra de Câmara do Departamento de Música é reconhecida como um grupo de desenvolvimento acadêmico e profissional na área da música sinfônica, um grupo de Cordas formado por estudantes da Habilitação Bacharelado Instrumento opções Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo e integrantes da comunidade externa. A orquestra iniciou as suas atividades em agosto de 2008 e objetiva a criação de um espaço de exploração e vivência do repertório escrito para formações orquestrais de modo a contribuir com a profissionalização dos estudantes da UEM, bem como oferecer tais conhecimentos práticos para interessados da comunidade que objetivam se dedicar à carreira de músico instrumentista de orquestras. Criar um círculo virtuoso entre comunidade interna e externa por meio da troca de saberes, ampliando à demanda ao curso de graduação em Música da UEM. Criar um espaço de profissionalização para estudantes da habilitação em regência da UEM. Oferece à comunidade interna e externa acesso a repertório sinfônico por meio de apresentações realizadas na universidade, na cidade e região. O projeto atualmente conta com 4 professores coordenadores e 13 bolsistas.

Principais ações:

Em andamento:


Coordenação: 

Profº Dr. Rael Bertarelli Gimenes Toffolo - rael.gimenes@gmail.com 

Profº Dr Paulo Egídio Lückman - peluckman2@uem.br 

Profº Dr José Roberto Imperatore Vianna - jrivianna@uem.br 

Profº Me. Pedro Henrique Ludwig - phludwig@uem.br 

Orquestra de Flauta da UEM

Projeto que objetiva desenvolvimento artístico aos seus participantes. Conheça mais sobre:

O que é: A Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá, iniciou suas atividades em setembro de 2009. Na coordenação do prof. Me. Bernhard Fuchs a orquestra de flautas é integrada por acadêmicos da licenciatura e do bacharelado da classe de flauta transversal do Curso de Música, alunos da Escola de Música e participantes da comunidade externa. Possibilita um ambiente de desenvolvimento artístico para seus integrantes ampliando sua formação musical e preparando-os para o mercado de trabalho na área musical. 

Principais ações:


Em andamento:


Coordenador: 

Professor Me. Bernhard Fuchs -  bfuchs@uem.br 

PIN: Plano como INstrumento de INformação, INclusão e INterdisciplinaridade

Valorização e desenvolvimento da utilização do instrumento Piano através de ações coletivas. Conheça mais sobre:

O que é: O projeto PIN: PIano como INstrumento de INformação, INclusão e INterdisciplinaridade , criado no ano de 2016,  utiliza o piano de forma contemporânea valorizando o fator social (ações de caráter coletivo – INclusão) e desenvolvimento cognitivo (INformação e INterdisciplinaridade) e está em contínuo processo para atender a demanda da comunidade interna e externa, assim como atrelar as múltiplas funções com os alunos regulares de piano do DMC, contribuindo em sua formação profissional, desenvolvendo múltiplas ações como: Formação de ouvintes através das ações da performance; EPG (Escola de Piano em Grupo- cursos de execução instrumental); Música de Câmara e Prática de piano colaborativo; História da Música, respeitando os princípios da hermenêutica e da leitura interdisciplinar (música; física; histórica; psicomotricidade; eutonia; educação musical) entre outras. O PIN atualmente conta com um professor efetivo, atuante como coordenador, 13 discentes regulares  do bacharelado em piano, 1 discente da habilitação em Educação Musical e 4 colaboradores da comunidade externa. 

Principais ações:

Em andamento:



Coordenação: 

Profº Dr. Alfeu Rodrigues de Araújo Filho - arafilho@uem.br 

Técnica e Interpretação para o Canto Lírico

O projeto intende ser espaço de difusão da arte do canto na cidade de Maringá. Conheça mais sobre:

O que é: O projeto Técnica e Interpretação para o Canto Lírico vem, desde 2006 oportunizando, em suas ações, o ensino do canto lírico em diversas frentes, seja com a oferta de turmas em forma curso de extensão para a comunidade interna da UEM como à espaços tais como instituições, comunidades religiosas e outros espaços externos a universidade. Todas as ações são executadas em um trabalho de parceria  entre o Curso de Música/bacharelado em Canto da UEM com a Instituição/comunidade receptora dos nossos cursos. Essa modalidade é um excelente campo de atuação dos nossos acadêmicos que tem atuado como  monitores  ministrantes e cantores solistas nos projetos de montagem de espetáculo artístico sob a orientação acadêmica e técnica do coordenador geral do projeto, Prof. Dr. John Kennedy Pereira de Castro.  O projeto atualmente conta com a participação de 13 colaboradores, sendo o professor coordenador, 10 acadêmicos e 2 pessoas externas à comunidade acadêmica.

Principais ações: O projeto em seus 17 anos de existência tem fomentado inúmeras Master Classes, Turmas de Canto e outros evento. Todos em forma de Cursos de Extensão abertos à Comunidade Externa da UEM e Regional. Uma das mais memoráveis ações foi a realização do I Festival Internacional de Canto em 2011 com a presença do coordenador internacional da NATS (National Association of Teachers of Singers) e com a oferta de Master Classes de Ópera e Oratório, Música de Câmara Brasileira, Leitura à Primeira Vista para Cantores e uma Oficina Geral durantes os 05 dias do festival de Expressão Corporal para Cantores. O festival contou com as presenças ilustres de renomados professores de Canto, Prática de Repertório e Teatro, destacando entre os convidados: Denise Sartori (EMBAP/UNESPAR), Maria de Fátima de Brito (UFAL), Marven Kenze (NATS - Convidado Internacional), Matheus Moscheta e Pedro Ochôa (UEM). O Festival culminou com o intercâmbio e a apresentação da ópera "The Mikado" pelo núcleo de ópera da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, formado por seus acadêmicos. O projeto de extensão segue na sua missão extensiva de fomentar parcerias com ofertas de Cursos de Extensão abertos à Comunidade Externa da UEM, promovendo assim a difusão da arte do canto lírico em nossa cidade e região. 

Em andamento:

Desde o advento da pandemia o projeto tem se adaptado às novas demandas e formatos digitais quando realizou no período de 2022 a 2022 06 conferências, abordando o Panorama da Arte do Canto Lírico em seu mais amplo espectro com participação de professores, egressos, cantores e acadêmicos de todo o Brasil e alguns do exterior. agora, pouco a pouco, voltamos à dinâmica de cursos presenciais ofertados tanto no Campus da UEM quanto em espaços alternativos da Comunidade de Maringá e Região. 


Coordenador: John Kennedy Pereira de Castro - jkpcastro@uem.br