A cada início do semestre, você pode solicitar à Coordenação de Letras a matrícula em disciplinas de outras séries da grade do curso de Letras da UEM. Isso só poderá ser feito se não houver conflito com sua grade regular (não bata com nenhuma disciplina obrigatória para o seu semestre) e, desde que a o número de alunos na disciplina desejada não tenha superado o limite estabelecido pela Coordenação do curso.
A cada início do semestre, você pode requerer a matrícula em disciplinas de outros cursos da UEM. Isso só poderá ser feito se não houver conflito com sua grade regular (não bata com nenhuma disciplina obrigatória para o seu semestre) e, desde que haja a aprovação das Coordenações envolvidas (o do curso da disciplina e o de Letras).
A cada início do semestre, você pode requerer a matrícula em disciplinas do Curso de Letras da UEM. Isso só poderá ser realizado se o número máximo de alunos matriculados na disciplina não houver sido atingido. Além da aprovação da Coordenação de Letras, você deverá obter a aprovação da Coordenação do seu curso, o que deve constar de forma manuscrita em seu Horário.
A cada início do semestre, você pode requerer a mudança de turma em disciplinas que esteja matriculado. Isso só poderá ser feito se não houver conflito com outras disciplinas de sua grade regular e, desde que haja a aprovação da Coordenação de Letras - que considerará o número máximo ideal para cada turma - e dos docentes envolvidos na troca.
O calendário da UEM reserva um período especial para que esse procedimento ocorra e seja formalizado na DAA. Fique atento aos editais. A alteração implica em adequação de sua grade, de modo que ao final do curso você necessariamente tenha cursado todas as disciplinas previstas para a nova habilitação.
Você poderá tentar uma vaga para Portadores de Diploma de Curso Superior, regulamentadas pelos editais da DAA para isso. Fique atento aos editais. A alteração implica em cursar as disciplinas específicas da habilitação.
O calendário da UEM reserva um período especial para que esse procedimento ocorra e seja formalizado na DAA. O aluno deve solicitar o exame com documentação completa no Protocolo Acadêmico da DAA.
O aluno deve solicitar o aproveitamento de estudos na DAA, com documentação completa, em data especificada no Calendário Acadêmico.
O aluno deve solicitar o Plano de Acompanhamento de Estudos no SISAV, no link de solicitações.
Em primeiro lugar, é preciso que você participe de atividades relacionados aos curso de Letras e afins. Pode ser uma palestra, um minicurso, atuação em um evento científico (como monitor ou para comunicar um trabalho científico, ou ainda como participante ouvinte). Disciplinas extras de cursos relacionados e que não fazem parte de sua grade também podem contar como AAC. Sua participação em Projetos de Iniciação Científica ou de Extensão também valem horas. Por fim, estágio não obrigatório também vale AAC.
Após participar, é necessário que você busque a comprovação formal de sua participação (pode ser um certificado emitido por quem organizou a atividade ou, no caso de disciplinas da UEM, o seu Histórico comprovando sua aprovação). Por fim, acesse a área de "solicitações" do SISAV e submeta o seu pedido de AAC - devidamente comprovado por imagem digital - para avaliação do Colegiado de Letras. O máximo de horas concedidas de AAC nunca ultrapassará 60h.
O calendário da UEM reserva um período especial para que esse procedimento ocorra e seja formalizado na DAA. Acesse a área de "solicitações" do SISAV e faço o seu pedido.
Caso, você precise trancar a matrícula temporariamente por motivos de saúde, você deve solicitar o "Trancamento Especia" via protocolo acompanhando laudo médico.
Esse procedimento pode ser realizado a qualquer tempo e implicará no cancelamento definitivo de sua matrícula no Curso de Letras da UEM. Acesse a área de "solicitações" do SISAV e faço o seu pedido.
Você deve fazer solicitação junto ao Protocolo Acadêmico DAA em período especificado no Calendário Acadêmico.
Em primeiro lugar, é preciso considerar que só há trancamento de disciplinas de séries posteriores à sua grade regular ou de outros cursos da UEM. Esse procedimento deve ser feito em período especificado no Calendário Acadêmico da UEM, mediante autorização do Coodenador do Curso, formalizado de maneira manuscrita em seu Horário. Este documento deve ser entregue no DAA.
1) Você deve ter obtido aprovação em todas as DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, previstas na grade de seu curso.
2) Todas as AACs que você cumpriu durante seu curso (totalizando o máximo de horas necessárias) devem estar registradas e aprovadas. As comprovações devem ser postadas no SISAV, na opção “Solicitação”.
3) Se seu currículo exige créditos de CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO, certifique-se de ter cumprido as horas exigidas.
3) As atividades de ESTÁGIO também precisam estar devidamente concluídas e formalizadas.
4) Alunos das diferentes modalidades de INICIAÇÃO CIENTÍFICA devem concluir suas pesquisas, não apresentando qualquer pendência.
5) Por fim, os seus DADOS CADASTRAIS no SISAV devem estar corretos e atualizados para emissão do diploma.