O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação aplicada anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com secretarias estaduais e municipais para aferir as competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394/96) – 15 anos completos na data de realização do Exame para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para quem quer se certificar no Ensino Médio.
O objetivo principal do Exame é certificar os participantes em nível de conclusão de Ensino Fundamental e Médio, para que possam corrigir o fluxo escolar e tenham a oportunidade de se autoavaliarem e planejarem a continuação de sua formação. Além disso, por meio da sistematização dos resultados, o Encceja visa à utilização de dados para a melhoria da oferta da Educação de Jovens e Adultos e à construção de parâmetros e indicadores sobre a educação brasileira.
O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas específicos: para residentes no Brasil; para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumpram medidas socioeducativas; para brasileiros residentes no exterior; e para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.
A avaliação é aplicada em um único dia. Para o Ensino Médio, o Exame é composto de quatro provas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemática e suas Tecnologias; (Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Como parte das atividades da disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá, em parceria com o Projeto de Extensão Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas (LEAL), foram elaborados alguns materiais para auxiliar você que está se pretende fazer esta prova. Esse diálogo foi possível por um dos objetivos do Projeto: colaborar para a formação prática de alunos da graduação em Letras da UEM, viabilizando sua atuação como ministrantes, assistentes ou monitores de ensino em cursos e atividades de formação.
Os acadêmicos do 4º ano do curso de Letras das habilitações em Língua Português, Português-Inglês e Português Francês, orientados pelos professores de Estágio, elaboraram três tipos de material:
a. um simulado, composto por 35 questões de múltipla escolha;
b. videoaulas com comentário de questões de provas de edições anteriores;
c. vídeos divulgados em redes sociais fundamentando os temas das questões do simulado.
Esperamos que este material auxilie você, que está se preparando para realizar o Exame, a se preparar para a avaliação, familiarizando-se com o tipo de questão e revisando os principais conteúdos da área de Língua Portuguesa.
Bom estudo!
Profa. Christine Maria Soares de Carvalho (DLP/UEM)
Profa. Érica Danielle Silva (DLP/UEM)
Profa. Luciana Cristina Ferreira Di Raimo (PLE-DLP/UEM)
Profa. Renata Boregas Santini (DLP/UEM)
Profa. Simone Maria Barbosa Nery Nascimento (DLP/UEM)