Todas as palestras e mesas redondas ocorrerão no Anfiteatro Adelbar Antonio Sampaio, Bloco F67, térreo.
A programação das comunicações orais e pôsteres já estão disponíveis!
Para a exposição de pôsteres, teremos suporte. Dessa forma, os pôsteres devem ser confeccionados de forma a serem pendurados.
As comunicações orais ocorrerão nas salas 107, 217, 220 e 240 do Bloco F67.
A exposição dos pôsteres ocorrerá no primeiro andar do Bloco F67.
Palestra 1: Ecologia Matemática: um desafio necessário e urgente que exige muito de nós da Matemática!
Palestrante: João Frederico Da Costa Azevedo Meyer- Unicamp
Resumo: Nesta participação, pretendo rever procedimentos da Modelagem Matemática e citar, modelar e trabalhar com exemplos da vida real em termos de Sociedade e Natureza. Os instrumentos matematicos serão explicitados e resultados avaliados criticamente.
Palestra 2: A matemática dos rumores!
Palestrante: Pablo Martin Rodriguez
Nesta palestra, apresentarei resultados recentes sobre modelos de rumores estocásticos em grafos. O modelo é um sistema de partículas interagentes baseado no conhecido modelo de rumor de Maki-Thompson, um dos primeiros modelos matemáticos utilizados para ilustrar a dinâmica de propagação de um rumor numa população homogêneamente misturada. Discutirei alguns resultados recentes para este modelo em diferentes grafos e destacarei alguns problemas em aberto.
Palestra 3: Programação Linear - Histórico e Avanços Recentes
Plalestrante: Aurélio Ribeiro Leite de Oliveira- Unicamp
Resumo: Modelos de programação linear surgem naturalmente em diversas áreas do conhecimento humano. Problemas reais foram a motivação do surgimento desta área e continuam até hoje impulsionando seu desenvolvimento teórico e prático. Um breve histórico da programação linear é apresentado, destacando principalmente os resultados teóricos e os avanços em termos de implementação dos métodos do tipo simplex e de pontos interiores. Outros métodos, menos divulgados, também são apresentados. Adicionalmente, avanços recentes na área também são apresentados e discutidos. Finalmente, uma avaliação do que poderia ser novos caminhos a serem explorados é apresentada como forma de estimular a discussão sobre o tema.
Palestra 4: Da teoria à prática: como a Matemática Aplicada impulsiona a Inteligência Artificial
Palestrante: Cristiano Torezzan- Unicamp
Resumo: Nesta palestra, apresento uma visão geral dos desafios e oportunidades na interseção entre matemática aplicada e inteligência artificial, com foco em métodos de aprendizado de máquina. Por meio de exemplos práticos de projetos desenvolvidos na Unicamp, nas áreas de logística, saúde e esportes, ilustro como conceitos matemáticos são utilizados na construção de métodos de IA para resolver problemas reais. Além disso, discuto as habilidades e conhecimentos necessários para atuar nessa área que está em franco crescimento, bem como algumas dicas sobre carreiras e tendências futuras.
Palestra 5: Matemática industrial em ação: inversão de onda completa
Palestrante: Claudia Alejandra Sagastizabal
Resumo: A pesquisa em matemática industrial combina habilidades analíticas e de resolução de problemas, construídas sobre fundamentos de teoria matemática, computação e estatística. Para ilustrar essas características, apresentamos uma aplicação industrial envolvendo ferramentas avançadas de otimização matemática. Discutimos como aplicar a teoria do transporte ótimo de massa às geociências, fazendo a inversão completa de campos de onda, uma técnica de imagem sísmica empregada para identificar reservatórios no pré-sal.
Palestra 6: Modelagem Matemática e Computacional na gestão e tomada de decisões no combate às cheias
Palestrante: Daniela Buske- UFPel
Resumo: A crescente frequência de eventos climáticos extremos torna essencial a aplicação de métodos matemáticos e computacionais na gestão e mitigação de desastres naturais. Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou uma das mais intensas cheias de sua história recente. Nesta palestra, exploraremos os modelos matemáticos aplicados para prever a elevação dos níveis de água e o tempo de chegada das cheias na laguna dos Patos, fornecendo uma ferramenta estratégica para a rápida tomada de decisão por prefeituras e equipes de resposta como defesa civil, bombeiros e forças armadas. Discutiremos também como esses modelos integram informações climáticas e hidrológicas para enfrentar desafios crescentes no cenário das mudanças climáticas, com foco nas particularidades da região sul do Brasil.
Exposição Interativa de Matemática, existente desde 2004 no departamento de matemática da Universidade Estadual de Maringá, tem por objetivo propiciar uma forma diferente de experimentar a Matemática, interagindo com seus conceitos de forma a contribuir com o desenvolvimento de sua sensibilidade e aptidão científicas, através de exposições de matemática que possa:
● Revelar ao visitante parte da matemática presente no seu cotidiano;
● Proporcionar ao visitante desvelar os conceitos matemáticos abstratos que se extraem dessa matemática;
● Tratar a matemática com clareza e fascínio, sem prejuízo do rigor, buscando estabelecer uma ponte entre a linguagem matemática e a linguagem comum;
● Permitir uma experiência intensa de conhecimento, visando destruir as bases da "aversão" e do "medo" pela Matemática.
Os minicursos estão organizados em dois blocos. Dessa forma, os inscritos não podem se inscrever em mais do que um minicurso por bloco uma vez que minicursos do mesmo serão simultaneos.
Bloco 1 (segunda e terça: 10h30 às 12h00)
Otimização Livre de Derivadas- Evelin Heringer Manoel Krulikovski , Local: Bloco F67- Sala 225 (LabMac)
Explorando Modelos de Sobrevivência com Aplicações Web construídas no Framework R/Shiny- Oilson Alberto Gonzatto Junior, Local: Bloco E90 Sala 203 (LabEst)
Ensino de Matemática usando Física Moderna- André Fabiano Steklain Lisbôa, Local: Bloco F67 Sala 217
Introdução ao Método dos Elementos de Contorno- Marcelo Franco de Oliveira, Local: Bloco F67 Sala 107
Bloco 2 (terça: 16h15 às 17h45 e quarta das 10h30 às 12h00)
Otimização em ação- Francisco Nogueira Calmon Sobral, Local: Bloco F67 Sala 225 (LabMac)
Análise de Dados e Estatística: Uma Abordagem Fundamental- Thays Aparecida de Abreu Santos, Local: Blobo E90 Sala 203 (LabEst)
Matemática Aplicado ao Marketing Científico- Marcela Duarte Ferrari, Local: Bloco F67 Sala 107
Uma Introdução aos modelos matriciais em ecologia- Andres David Baez Sanchez, Local: Bloco F67 Sala 217
Na sequência, temos os resumos de cada minicurso.
Matemática Aplicado ao Marketing Científico
Marcela Duarte Ferrari
Universidade Estadual de Maringá- UEM
A Divulgação Científica é fundamental para democratizar o acesso ao conhecimento, tornando-o acessível e compreensível para todos. Esse processo permite que temas de grande impacto social, antes restritos ao meio acadêmico, sejam amplamente discutidos, promovendo transformações baseadas no conhecimento. Entre as estratégias mais eficazes de disseminação está o Marketing Científico, que organiza ações para otimizar a comunicação entre cientistas e o público, aumentando o alcance e o engajamento social.
Neste minicurso, vamos explorar o uso do Marketing Científico para popularizar a Matemática, desmistificando-a e tornando-a mais acessível. Um destaque será o estudo da Modelagem Matemática e das Leis de Lanchester, que, aplicadas ao marketing, mostram como a Matemática pode ter aplicações práticas e conectadas ao cotidiano. O minicurso visa, assim, apresentar novas formas de ensino da Matemática, tornando-a mais atraente e relevante para diversos públicos.
Introdução ao Método dos Elementos de Contorno
Marcelo Franco de Oliveira
Universidade Federal do Paraná- UFPR- Jandaia do Sul
1. Apresentação
O Método dos Elementos de Contorno (MEC) é uma técnica numérica utilizada para resolver equações diferenciais que modelam fenômenos físicos em diversas áreas, como engenharia, física e ciências. O MEC se destaca por sua formulação baseada nas condições de contorno, reduzindo a dimensão do problema e proporcionando vantagens em termos computacional. Este curso é especialmente projetado para alunos que desejam conhecer técnicas de resolução numérica para equações diferenciais.
2. Objetivos
Introduzir os fundamentos teóricos do Método dos Elementos de Contorno.
Explorar as principais etapas da formulação matemática e discretização de problemas de contorno. Demonstrar a aplicação do MEC em problemas físicos típicos, como difusão de calor, mecânica dos fluidos e elasticidade.
Desenvolver a capacidade de implementar o MEC em ambiente de programação computacional.
Comparar o MEC com outros métodos numéricos, destacando suas vantagens e limitações.
Otimização em ação
Francisco Nogueira Calmon Sobral
Universidade Estadual de Maringá- UEM
"Otimização em Ação" foi um minicurso realizado durante a pandemia, no qual apresentamos conceitos gerais de otimização, modelamos um problema de disposição de mesas e implementamos uma aplicação Web. Neste minicurso, iremos utilizar a linguagem de programação Julia para realizar todo o processo de modelagem de um problema de empacotamento de objetos irregulares, resolvê-lo utilizando ferramentas bem estabelecidas e desenvolver uma forma amigável que permita uma pessoa leiga resolver seu próprio problema de empacotamento.
Ensino de Matemática usando Física Moderna
André Fabiano Steklain Lisbôa
Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR- Curitiba
Nesse minicurso elencaremos uma série de conceitos de Física Moderna que podem ser utilizados no ensino de Matemática. A ideia principal é utilizar conceitos de Relatividade Geral, Mecânica Quântica e Sistemas dinâmicos não somente como ilustração do conceito matemático, mas também a possibilidade de compreender melhor o conceito físico utilizando matemática do Ensino Médio. Assim os estudantes podem se aprofundar na Física ao menos tempo em que aprendem Matemática, o que pode gerar interesse pelas das disciplinas.
Otimização Livre de Derivadas
Evelin Heringer Manoel Krulikovski
Universidade Federal do Paraná- UFPR- Curitiba
Problemas de otimização livre de derivadas (do inglês Derivative-Free Optimization - DFO) aparecem em muitas aplicações de engenharia, nanotecnologia, medicina, etc. Nestes problemas (também conhecidos como problemas de caixa preta) não se usam informações de derivadas no sentido clássico para encontrar soluções ótimas. Isso ocorre quando as informações sobre a derivada da função objetivo f não estão disponíveis, não são confiáveis ou são impraticáveis de obter. Por exemplo, f pode ser não suave, ou demorado para avaliar, ou de alguma forma ruidoso, de modo que os métodos que dependem de derivadas ou as aproximam através de diferenças finitas são de pouca utilidade.
Neste minicurso veremos a Pesquisa Direta Direcional, que é uma classe particular de algoritmos pertencentes a DFO. Além disso, trabalharemos algumas implementações oportunizando ao interessado a resolução de problemas DFO. Também abordaremos sobre a extensão para o caso multiobjetivo.
Análise de Dados e Estatística: Uma Abordagem Fundamental
Thays Aparecida de Abreu Santos
Universidade Estadual Paulista
UNESP-Ilha Solteira
Este minicurso destina-se a alunos de graduação em matemática e engenharia e busca introduzir conceitos fundamentais de análise de dados através de métodos estatísticos. Com base em dados reais, os alunos aprenderão a aplicar estatística para entender e interpretar grandes volumes de informações, desenvolver habilidades analíticas e identificar padrões relevantes para a resolução de problemas complexos. O curso abordará tópicos como medidas de tendência central, variabilidade, distribuição de dados e visualização, com ênfase no uso do software R. O objetivo é capacitar os estudantes a aplicarem técnicas de análise de dados em seus campos de estudo, promovendo uma compreensão prática da estatística para diferentes aplicações.
Uma Introdução aos modelos matriciais em ecologia
Andrés David Baez Sanchez
UTFPR-Curitiba
O objetivo deste minicurso é oferecer uma introdução à modelagem ecológica utilizando matrizes e conceitos relacionados. Discutiremos inicialmente algúns modelos matriciais propostos para descrever a dinâmica de populações estruturadas . Posteriormente consideraremos modelos matricias em epidemiologia e finalmente abordaremos o conceito de rede ecológica e o uso de matrizes na representação de interações entre espécies e na análise de estabilidade e ressilência de ecossistemas.
Explorando Modelos de Sobrevivência com Aplicações Web construídas no Framework R/Shiny
Oilson Alberto Gonzatto Junior
Universidade de São Paulo (USP)
Será apresentado a Análise de Sobrevivência de maneira prática e interativa utilizando os poderosos frameworks GAMLSS e R/Shiny. Sem conhecimento teórico prévio, este mini-curso o guiará ao longo do aprendizado de um pouco da modelagem estatística junto a criação de plataformas web acessíveis a todos.
Introdução aos Modelos de Sobrevivência: Entenda o que é a Análise de Sobrevivência e aprenda a estimar modelos gerais com o framework GAMLSS, interpretando seus resultados e extraindo medidas de interesse prático.
Introdução ao R/Shiny: Entenda como o framework simplifica a criação de aplicações web, proporcionando uma experiência amigável aos usuários.
Construção: Siga o guia prático para construir a aplicação do zero.
Disponibilização Online: Saiba como disponibilizar sua aplicação para o público, permitindo que outros explorem e compreendam seus modelos de maneira fácil e acessível.
Mesa Redonda 1: “Inteligência Artificial na vida acadêmica - ética, ensino e disrupturas tecnológicas” composta pelos docentes: Prof. Dr. Rodrigo Clemente Thom de Souza, Prof. Dr. Albino Szesz Junior e o Prof. Dr. Cristiano Torezzan.
Mesa Redonda 2: “Matemática é espaço, tempo e lugar de mulher”,composta por: Profa. Dra. Eliete Nascimento da Silva, Profa. Dra. Lilian Akemi Kato e Profa. Dra. Diane Rizzotto Rossetto.