Conheça a Conjuntura!
Descubra quem somos, o que fazemos, como fazemos e por que você deveria participar.
Conheça a Conjuntura!
Descubra quem somos, o que fazemos, como fazemos e por que você deveria participar.
📊📚
O que é a Conjuntura?
A Conjuntura é um grupo de alunos e professores do curso de Ciências Econômicas da UEM e da Pós-Graduação em Economia da UEM. O projeto foi criado em 1994 e somos, atualmente, o projeto do Departamento de Economia com o maior tempo de existência.
Os alunos são divididos em 6 subgrupos, cada um orientado por um professor especialista na área. Os professores acompanham todas as etapas da pesquisa, promovendo o desenvolvimento acadêmico e o aprofundamento do aprendizado. Cada grupo analisa os principais acontecimentos econômicos do último semestre em sua área temática. Por exemplo, um dos subgrupos estuda as políticas monetárias implementadas no último semestre.
Com base nas análises econômicas realizadas pelos subgrupos, os alunos elaboram o boletim econômico da Conjuntura, publicado semestralmente nos periódicos da UEM e de acesso público. O boletim reúne todas as informações e resultados obtidos por cada grupo. Além disso, também promovemos, a cada semestre, os Seminários da Conjuntura, onde os alunos apresentam suas análises ao público, compartilhando e discutindo os principais aspectos do cenário econômico brasileiro.
A Conjuntura é uma ótima oportunidade para quem deseja aprender a pesquisar dados econômicos, analisar a situação do país sob diferentes perspectivas e aprimorar as habilidades de escrita e apresentação. Além disso, você ganha experiência prática, pode validar AAC e/ou UCE, e adquire conhecimento em um dos maiores projetos acadêmicos do curso, orientado por excelentes professores e com 30 anos de história.
Sim! Os horários são flexíveis, e as reuniões dos grupos são marcadas em comum acordo entre professores e alunos, para que todos consigam participar. As atividades do projeto também podem ser feitas nos horários que melhor se encaixem na sua rotina. Por isso, é comum termos alunos que participam de outros projetos ou que trabalham.
Cada subgrupo foca em um tema da economia brasileira, como agropecuária, PIB brasileiro, trabalho, finanças públicas, política monetária e comércio exterior, promovendo análises sobre seus impactos no país.
Os alunos deste grupo analisam o PIB do setor agropecuário, explorando os resultados da agricultura e pecuária, além de investigar as importações e exportações relacionadas a este segmento.
Os alunos deste grupo dedicam-se à análise do PIB brasileiro, com foco nos setores de comércio, indústria e serviços, investigando suas dinâmicas e impactos na economia nacional.
Os alunos deste grupo estudam o desemprego, o emprego e a composição da força de trabalho no Brasil, explorando suas tendências e impactos socioeconômicos.
Os alunos deste grupo analisam a despesa e a receita do governo, a dívída pública, a necessidade de financiamento do setor público, entre outros indicadores da situação fiscal da União, Estados e Municípios.
Os alunos deste grupo dedicam-se à análise das taxas de juros, da inflação e das decisões do Banco Central, explorando as causas e consequências das políticas monetárias brasileiras.
Os alunos deste grupo estudam a balança comercial brasileira, a taxa de câmbio e os principais parceiros comerciais do Brasil, analisando sua posição no comércio global.