Ao longo da graduação, é necessário completar pelo menos 354 horas-aula em atividades curriculares de extensão (ACE) para a obtenção do grau de bacharelado em Comunicação e Multimeios. Por isso, as disciplinas Comunicação e Extensão I, Comunicação e Extensão II, Comunicação e Extensão III e Comunicação e Extensão IV ofertam a carga horária de atividades curriculares de extensão em, pelo menos, 272 horas. Atualmente, a Coordenação de Extensão Curricular é pela Profa. Dra. Valéria Soares de Assis.
O credenciamento de atividade como Unidade Curricular de Extensão deve ser realizado considerando a articulação da atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa, conforme estabelecido pelas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.
Após ser certificado pela realização de uma atividade de extensão curricular, cabe ao estudante fazer o requerimento da creditação da atividade no sistema acadêmico da UEM (Sisav), o qual deve ser analisado e homologado pela Coordenação de Extensão Curricular e liberado para que a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) efetue o registro no cadastro do acadêmico.
Em Comunicação e Multimeios, é obrigatório adquirir horas para além da carga horária pré-estabelecida em sala de aula, seja por meio da participação em projetos de extensão, seja por meio da organização dos eventos acadêmicos do curso.
Indispensáveis para a formação, as atividades acadêmicas complementares (AAC) são aquelas que proporcionam enriquecimento curricular do ponto de vista acadêmico, científico e cultural. Ao todo, os estudantes precisam realizar no mínimo 162 horas-aula (ou 135 horas-relógio) de AACs. A fim de garantir a circulação por diversas práticas, foram estabelecidas porcentagens máximas a serem consideradas em cada modalidade.
Abaixo, cada atividade conta com no máximo 30% das horas exigidas:
Participação em projeto de pesquisa;
Participação em projeto de ensino;
Participação em projeto de iniciação científica;
Participação em eventos científicos ou culturais-artísticos com apresentação de trabalho;
Estágio curricular não-obrigatório.
A colaboração em projetos de extensão poderá dispor até 25% das horas, com exceção da carga horária já contabilizada na extensão curricular.
Já as atribuições a seguir contam com o limite de 20%:
Monitoria;
Cursos realizados em outras áreas;
Participação em eventos científicos ou culturais-artísticos como parte da equipe organizadora.
Por fim, a participação em eventos científicos e/ou culturais-artísticos, como ouvinte, contam com a quantidade máxima de 15% das horas impostas. Outras atividades contabilizam no máximo 10%.
Ao final do curso, espera-se que sejam apresentadas, no mínimo, 8 atividades, cerca de duas por ano, em pelo menos 4 categorias diferentes. Para serem reconhecidas, as práticas devem ser aprovadas pela coordenação do curso, por meio do sistema acadêmico da Universidade Estadual de Maringá (UEM).