O CIELLI (Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários) tem por finalidade central reunir pesquisadores, profissionais da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação da Área de Linguística e Literatura, bem como de áreas afins (interdisciplinar, educação, comunicação e outras) com o propósito de discutir questões relativas: 1) às teorias sobre língua, linguagem e literatura sob diversas abordagens; 2) aos usos e práticas das linguagens (língua e literatura) no mundo e por diferentes grupos sociais; 3) às relações entre abordagens ou formulações teóricas e a compreensão dos distintos usos da linguagem (língua e literatura) em espaços sociais (escola, sociedade, mídia, instituições). Como se vê, trata-se de um evento que se propõe a agregar as diferentes bases de estudos sobre literatura e sobre linguagem de modo a fomentar o debate acadêmico sobre tais temas em âmbito nacional.
O CIELLI sempre se caracterizou pela participação de professores, estudantes e profissionais de várias partes do Brasil, o que propicia o convívio e as trocas entre estudantes de diversos níveis de formação tais como estudantes de graduação e de pós-graduação. Alguns participantes também são estudantes que participam de projetos, tais como PIBID, Residência pedagógica e Iniciação Científica, de modo a se engajar em eventos de natureza científica, nos quais podem realizar trocas com profissionais mais experientes, fomentando, assim, os movimentos característicos da pós-graduação. Desse modo, o CIELLLI cumpre uma importante função, que vem a ser a de proporcionar um ambiente acadêmico de excelência em relação aos temas que serão debatidos em mesas-redondas, palestras, minicursos e outras atividades, envolvendo alunos de toda a macrorregião em que se situa a Universidade Estadual de Maringá, assim como profissionais e estudantes de outros estados e regiões brasileiras. Isso se reflete nos parceiros institucionais do evento – Universidade Federal de Sergipe (Campus São Cristovão), Universidade Federal de Rondônia, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Assis) e outras que, mesmo não figurando oficialmente como parceiras institucionais do evento, tradicionalmente dele participam por afinidade e interesses científicos alinhados ao perfil do CIELLI.
HISTÓRICO E TRAJETÓRIA DO CIELLI Clique aqui↗️
Ao longo dos últimos 15 anos, o CIELLI (Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários) construiu-se como um importante evento no Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da UEM. Sua primeira edição ocorreu de 9 a 11 de junho de 2010, contando com centenas de inscritos da macrorregião de Maringá, que congrega mais 100 pequenos e médios municípios e IESs públicas e particulares, com cursos nas áreas de Letras ou afins. A segunda edição aconteceu entre 13 e 15 de junho de 2012, totalizando 40 horas de programação entre simpósios e mesas-redondas, com aumento de inscritos de modo extremamente significativo. A terceira edição transcorreu nos dias 27 a 30 de agosto de 2014, com a conferência de abertura proferida pelo escritor angolano José Agualusa, e registrando novamente expressivo número de participantes. Além de duas conferências (abertura e fechamento), ocorreram seis mesas-redondas e seis grupos temáticos nas áreas de Estudos Linguísticos e Literários com coordenadores convidados. A quarta edição (de 8 a 10 de junho de 2016) alcançou a marca de mais de mil inscritos de diversos estados e regiões brasileiras (Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Bahia, Sergipe). Essa edição contou com a presença do prof. Roger Chartier, da França, e da profa. Regina Zilberman, entre outros. A quinta edição ocorreu entre 24 e 26 de abril de 2018 e registrou 1.140 inscritos, os quais participaram de 40 horas de programação. De 06 a 08 de março de 2024, o CIELLI teve sua sexta edição na forma híbrida, no contexto da pós-pandemia, com várias mesas-redondas de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, entre outras atividades culturais e acadêmicas, registrando mais de 800 participantes da área de Linguística e Literatura e afins. Essa considerável adesão ratificou a importância e excelência do CIELLI no contexto da pós-graduação nacional como um evento que já possui uma tradição consolidada no cenário acadêmico brasileiro de sua área.
O CIELLI está de cara nova! Para o 7º CIELLI foi concebida uma nova logomarca, marcando o início de uma nova fase na sua história. A partir de agora, a antiga logomarca pode desfrutar de um merecido descanso.