Segue abaixo a programação para conferências e mesas:
20 de outubro (19h30) - Conferência de Abertura: "Ciências Humanas em Tempos de Cultura Digital"
Cláudia Prioste (UNESP)
claudia.prioste@unesp.br
Cláudia Prioste é psicóloga e professora associada do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. É doutora em Educação pela USP, livre-docente pela UNESP, com pós-doutorado na ESEC de Coimbra. Leciona no ensino superior há mais de 20 anos e, em 2020, recebeu o prêmio “Professor Rubens Murilo Marques” por um projeto de docência na área da Psicologia da Educação. É autora do livro “O adolescente e a internet: laços e embaraços no mundo virtual” que foi agraciado com os prêmios: “Jabuti” e “ABEU”. Coordena o grupo de pesquisa “A formação do sujeito na era digital” e investiga temáticas relacionadas aos efeitos dos dispositivos tecnológicos na aprendizagem e na constituição subjetiva de crianças e jovens. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado no programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. É membro colaborador do Laboratório Internacional de Tecnologias “Hospitalidad Digital”, vinculado à Unesco Media Alliance.
Cláudia Eliane P. Marques Martinez (UEL) - Mediadora da Mesa
cepmartinez@uel.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em História Social e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. É professora Associada da Universidade Estadual de Londrina e professora do Mestrado em História Social da mesma universidade. Tem experiência na área de História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura material; circulação de objetos no Império português e no Brasil oitocentista; patrimônio cultural e museu. É líder do Grupo de Pesquisa História, cultura material e arte.
21 de outubro (09h00) - Mesa 01: "Divulgação científica e redes sociais: o que podem as Ciências Sociais?"
Ana Carolina de Carvalho Viotti (UNESP)
carolina.viotti@unesp.br
Professora do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP) e do Programa de Pós-graduação em História da UNESP. Mestre e doutora em História pela mesma instituição, com pós-doutoramentos na Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e Centre Alexandre Koyré (CAK/EHESS). Autora, entre outros, de “As práticas e os saberes médicos no Brasil colonial (1677-1808)”, publicado pela Ed. Alameda (2017) e “Pano, pau e pão. Escravos no Brasil colônia”, publicado pela Editora Unifesp (2019) e galardoado com o Prêmio ABEU 2020. Coordena o grupo Mesa - Meio Ambiente, Saúde e Alimentação na História e integra o coletivo “Comer História”, projeto de divulgação científica e história pública da alimentação.
Vinícius Barbosa (@latinaleitura)
latinaleitura@gmail.com
Vinícius Barbosa é produtor de conteúdo no Instagram @latinaleitura, um espaço dedicado à Literatura e à História da América Latina. É mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde também se graduou em História, com pesquisas voltadas para os estudos sobre Arte e Política, Fotografia e História, além das Revoluções Mexicana e Cubana.
Caio Pedrosa da Silva (UEL) - Mediador da Mesa
caio.pedrosa@uel.br
Professor de História da América da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (2015), possui graduação em História (2006) e mestrado pela mesma universidade. É um dos produtores e criadores do podcast Hora Americana. Em suas pesquisas trabalha com a história da Revolução Mexicana, focando especialmente na produção historiográfica e de memória de católicos, assim como na política anticlerical do governo mexicano nas décadas de 1920 e 1930.
22 de outubro (14h30) - Mesa 02: "Educação e Tecnologias"
Sandro Luis da Silva (UNIFESP)
Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com estágio de pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Sorbonne Paris IV, sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2001). Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo - licenciatura e bacharelado (1997), e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1986). Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Professor no Programa de Pós-Graduação PROFLETRAS na Universidade de São Paulo. Está desenvolvendo estágio de pós-doutorado no CEFET-MG, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro, com pesquisa voltada para tecnologias digitais, leitura, escrita e formação continuada de professor da educação básica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, tecnologias digitais, discurso e formação de professor. É avaliador do INEP e do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa GEPEDTEC (Unifesp/CNPq).
Carolaine Susane da Silva
Mestranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada em Neuroeducação pela faculdade Focus (2024), pós-graduada em Educação Inclusiva pela Faculdade Focus (2023), pós-graduanda em Ensino de Jovens e Adultos (EJA) pela Universidade Estadual de Londrina (2024). Graduada em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Londrina (2022). Graduada em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário Filadélfia UNIFIL (2024). Concentra suas pesquisas no reconhecimento às mulheres filósofas com ênfase nos trabalhos de Simone de Beauvoir.
Atualmente é professora temporária (PSS) de filosofia da rede estadual do Paraná nos colégios Atílio Codato e Manuel Bandeira em Cambé. Também ministrou aulas nos colégios estaduais Antônio Raminelli, Olavo Bilac e Andrea Nuzzi.
Marcelo Kloster Junior
marcelo.junior@uel.br
Marcelo Kloster Junior é licenciado em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atualmente cursa o mestrado em História Social, com pesquisa voltada às representações sobre a origem do Norte do Paraná. Atua como professor de História no Ensino Fundamental e Médio na rede privada desde 2022. Tem experiência com extensão universitária, educação patrimonial e ensino preparatório para vestibulares, tendo sido bolsista no Museu Histórico de Londrina e no CEPV/UEL. Participou da organização de eventos voltados ao ensino de História e à formação docente, além de integrar e colaborar em diversos seminários, simpósios e encontros nacionais e internacionais nas áreas de memória, imagem e história regional.
Henrique Fernandes Alves Neto (IFPR)
henrique.alves@ifpr.edu.br
Professor de Sociologia no IFPR - Campus Ivaiporã. Doutor em Sociologia pela UEL. Coordenador do canal Sociologia Animada. Pesquisa as áreas de: ensino de Sociologia, sociologia digital e sociologia escolar.
Ludmila Cristina Nascimento Mansan
Mestranda em Letras pelo PROFLETRAS Mestrado Profissional em Letras, com área de concentração em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia, licenciada em Educação Especial e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Gestão Escolar: Orientação e Supervisão; Educação Especial com ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades; e Transtorno do Espectro Autista (TEA): Intervenção Precoce e Equipe Multidisciplinar. Atua como professora na Prefeitura Municipal de Londrina há 13 anos, com experiência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem interesse nas áreas de Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Inclusiva, bem como na inserção de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolve pesquisa sobre o uso de e-books interativos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura e da produção escrita de contos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sonia Pascolati (UEL) - Mediadora da Mesa
pascolati@uel.br
Sonia Pascolati é docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Londrina. É graduada em Letras (1994) e Pedagogia (1997), Mestre em Letras (1999) e Doutora em Estudos Literários (2005), sempre na UNESP - Campus Araraquara. Realizou dois estágios pós-doutorais, um em 2012, na Sorbonne - Paris IV, sob supervisão de Denis Guénoun, e outro em 2017/2018, sob supervisão de Diógenes Maciel, na Universidade Estadual da Paraíba – Campina Grande. É autora do livro Bodas de café, publicado pela Eduel em 2019, organizadora de vários livros e autora de artigos em periódicos e capítulos em coletâneas acadêmicas. Atua especialmente nas áreas de dramaturgia, teatro, literatura comparada, literatura infantil e juvenil, formação de leitores e de professores.
Apoio: