Eixo 01: Ensino e Aprendizagem e Educação Científica em Ciências Humanas e Letras
Eixo 02: Estudos Culturais em Ciências Humanas e Letras
Eixo 03: Estudos sobre a Imagem e expressões artísticas
Eixo 04: Ciência, Tecnologia e Sociedade
Eixo 05: Estudos Éticos, Sóciopolíticos e Jurídicos
Eixo 06: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Eixo 07: Religiões e religiosidades
Eixo 08: Usos do passado: arquivos, patrimônios e memórias
Eixo 09: Oralidades e narrativas literárias
Eixo 10: Vida e subjetividade nas Ciências Humanas e Letras
Eixo 11: Gênero, sexualidade e relações étnico-raciais
Eixo 12: Pandemia e Ciências Humanas e Letras
Eixo 13: Educação docente e desenvolvimento profissional
Eixo 14: Linguagem e significação
Eixo 15: Divulgação científica e extensão nas Ciências Humanas e Letras
EIXO 1: Ensino e Aprendizagem e Educação Científica em Ciências Humanas e Letras
Coordenadores/as:
Ângela Maria de Sousa Lima (SOC - UEL)
Carlos Alberto Albertuni (FIL - UEL)
O Eixo ENSINO E APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS tem por objetivo recepcionar trabalhos resultantes de projetos, pesquisas e reflexões, com resultados parciais ou finais, que tratam de temas relacionados à interlocução entre Educação e Ciências Humanas, com destaque para questões que se referem aos processos de formação inicial e continuada de professores. O Eixo receberá também trabalhos que debatam diversas relações entre ensino e a aprendizagem; ensino e pesquisa; educação para a ciência; formação de professores pesquisadores; processos metodológicos e didáticos no interior das diversas disciplinas da Educação Básica. Serão consideradas propostas em nível de graduação e de pós-graduação, que abarquem pesquisa, ensino e extensão e, inclusive, relatos de experiências acerca dos referidos assuntos.
Encaminhar submissões para o e-mail: albertuni@uel.br
EIXO 2: Estudos Culturais em Ciências Humanas e Letras
Coordenadoras:
Cláudia Cristina Ferreira (LEM - UEL)
Carolina Favaretto Santos (MEPLEM - UEL)
Marley Budny dos Santos Souza (PPGL - UEL)
Língua e cultura são indissociáveis, evidenciando uma relação em espelho, onde estão entrelaçadas de tal forma que uma reflete a outra. Matizes culturais influenciam-nos e revelam identidades, uma vez que somos seres perpassados por múltiplas vozes e questões ideológicas, aspectos linguístico-culturais, comportamentais, tradições, pensamentos e ações que trazem em seu bojo traços de uma herança sociohistórica e cultural que podem ser evidenciados no discurso oral e escrito ou em produções artísticas (pintura, música, escultura, dança, literatura). O Eixo Estudos Culturais em Ciências Humanas e Letras possui abrangência de investigação de caráter interdisciplinar e contempla propostas de alunos de graduação, pós-graduação, professores da educação básica, instituto de idiomas e ensino superior. Tem por escopo possibilitar espaço para reflexões e diálogos acerca de elementos culturais no âmbito das Humanidades, quer na seara teórica, no que tange a problemáticas de práticas sociais, questões literárias, formação docente, quer na prática pedagógica.
Encaminhar submissões para o e-mail: claucrisfer@sercomtel.com.br
EIXO 3: Estudos sobre a Imagem e Expressões Artísticas
Coordenadores/as:
Ana Heloisa Molina (HIS - UEL)
Andrea Cachel (FIL - UEL)
Daniela Vieira dos Santos (SOC - UEL)
Rogério Ivano (HIS - UEL)
O Eixo Estudos sobre a Imagem e Expressões Artísticas objetiva acolher pesquisas que se dedicam aos múltiplos sentidos das imagens na realidade social, bem como à maneira pela qual variadas expressões e manifestações artísticas reelaboram os significados e os sentidos da vida coletiva e individual. A partir de uma perspectiva que envolve todas as áreas das Ciências Humanas e Letras, o presente eixo visa fomentar discussões sobre os sentidos da imagem – na interface entre a reprodução, a representação e o simulacro – e a sua articulação com a memória, com a construção das identidades, assim como as suas possibilidades de crítica e subversão sociais. Serão bem-vindas, também, reflexões sobre as expressões e manifestações artísticas, suas formas, suportes, técnicas, e o impacto nas subjetividades, na formação de ideologias e contextos, a fim de colocar em debate em que medida a complexa criação de conteúdos expressos em forma de arte estabelece horizontes para o bem viver.
Encaminhar submissões para o e-mail: sepech.eixo3@gmail.com
EIXO 4: Ciência, Tecnologia e Sociedade
Coordenadores/as:
André Lopes Ferreira (HIS - UEL)
Fernando Kulaitis (SOC - UEL)
Marco Paccola (SOC - UEL)
Tecnologia e ciência são elementos imprescindíveis para refletir e entender as sociedades de massa que emergiram no séc. XX. Assim, num mundo cada vez mais integrado, as esferas política, cultural, social e econômica estão intimamente ligadas ao desenvolvimento técnico-científico em suas mais variadas formas. O Eixo Ciência, Tecnologia e Sociedade receberá propostas de comunicação vinculadas ao grande campo das Ciências Humanas e Sociais, bem como de domínios afins, que abordem o desenvolvimento científico e tecnológico e sua relação com as transformações sociais. Serão aceitos trabalhos que transitem pelas áreas e temas da História da Ciência, comunicação e política, políticas públicas, dimensões culturais da tecnologia, implicações da tecnologia sobre o mundo do trabalho e os reflexos da tecnologia sobre as relações sociais contemporâneas.
Encaminhar submissões para o e-mail: sepech04@gmail.com
EIXO 5: Estudos Éticos, Sociopolíticos e Jurídicos
Coordenadores/as:
Maria Cristina Müller (FIL - UEL)
Raquel Kritsch (SOC - UEL)
Fábio Scherer (FIL - UEL)
O eixo contempla questões vinculadas à justificação da unidade política e da fundamentação da ideia de cidadania em face do reconhecimento do pluralismo de visões de mundo, da emancipação ética e social e das condições de subalternidade e/ou vulnerabilidade. Em específico, o eixo buscará: a) refletir sobre problemáticas como a opressão, a dominação, o sofrimento social e a condição de vulnerabilidade, que comprometem severamente o exercício pleno da cidadania e dos direitos humanos; b) construir uma reflexão crítica acerca da responsabilidade do ser humano para com o mundo público que possa se contrapor ao reducionismo a que o ser humano foi submetido nas sociedades de consumo; c) lançar luzes sobre as razões da invisibilidade das mulheres na produção do conhecimento científico em geral e, em específico, na filosofia; d) tratar da fundamentação de princípios e normas éticas, jurídicas e políticas, bem como indicar o alcance de suas reivindicações de validade. O eixo se propõe a oferecer um espaço de debate interdisciplinar para pesquisas de estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como professores da educação básica e superior.
Encaminhar submissões para o e-mail: sepech.eixo5@gmail.com
EIXO 6: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Coordenadoras:
Michele Salles El Kadri (LEM - UEL)
Eliana Ruiz (MEPLEM - UEL)
Samantha Ramos (LEM - UEL)
Valdirene Zorzo Veloso (LEM - UEL)
Contextos educacionais estão constantemente sendo reorganizados pelo uso de novas tecnologias, seja através das políticas públicas, por iniciativa individual de professores ou administradores ao equiparem as salas de aula com novas ferramentas tecnológicas e por pesquisadores. Nos contextos de ensino de línguas, a importância da introdução das novas tecnologias reside na necessidade de viabilizar oportunidades de acesso e participação de todos na sociedade atual. Do mesmo modo, a importância da inserção de componentes tecnológicos nos currículos dos cursos de formação de professores de língua se torna essencial, pois a formação mediada pelas TDIC oferece não somente oportunidade de interação comunicativa e reflexão sobre o uso da língua no mundo contemporâneo, mas também a construção do conhecimento de maneira colaborativa e o suporte para uma aprendizagem pela perspectiva sociocultural. Mais recentemente, a pandemia do Covid-19 acelerou a necessidade de desenvolvimento de letramento digital e ampliou os desafios vivenciados por professores, principalmente na transição para o ensino remoto emergencial. Dessa maneira, este simpósio agrega pesquisas que tratem especificamente de reflexões sobre o ensino e formação de professores de línguas em diversos contextos e perspectivas e em período pré- durante e pós-pandemia.
Encaminhar submissões para o e-mail: misalles@uel.br
EIXO 7: Religiões e Religiosidades
Coordenadores/as:
Monica Selvatici (PPGHS - UEL)
Richard Gonçalves André (PPGHS - UEL)
Compreendido como objeto de pesquisa, o fenômeno religioso é passível de análise e interpretação sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas pertencentes a variadas áreas do conhecimento, como a História, a Sociologia e a Antropologia, entre outras. Para alguns autores, ele envolveria conceitos como sagrado e numinoso; para outros, desempenharia determinadas funções sociais, lembrando, de acordo com Pierre Bourdieu, que toda teodiceia refletiria uma sociodiceia; outros atentam ainda para a variedade de práticas que, eventualmente, desviam-se das ortodoxias, remetendo ao campo das religiosidades. O eixo temático proposto tem como objetivo congregar acadêmicos de distintos níveis de formação que tenham como foco a análise do universo multifacetado das religiões e religiosidades.
Encaminhar submissões para o e-mail: mselvatici@uel.br
EIXO 8: Usos do passado: arquivos, patrimônios e memórias
Coordenadores/as:
Marco Soares (PPGCI – UEL / NDPH - UEL)
Telma Maciel da Silva (PPGL – UEL)
O objetivo deste Eixo Temático é discutir trabalhos que envolvam diferentes recursos para apreensão do passado, a partir dos documentos de arquivo, das questões patrimoniais e dos registros de memórias. As diferentes tipologias documentais, documentos escritos ou audiovisuais, culturas material e imaterial e os registros de história oral assim como as narrativas de si, fornecem o leque de possibilidades de inventariar, tanto os tempos idos quanto o presente. Para além dos aspectos históricos, há ainda a possibilidade de olhar esses acervos a partir de perspectivas estéticas, em que documentos (cartas, manuscritos/datiloscritos, originais de obras literárias, esboços de obras de diversas naturezas), bem como sua própria organização, podem ser objetos de análise. Essa atitude, como se observa, é interdisciplinar, na medida em que diferentes disciplinas se ocupam desse tipo de documentação. Mas o eixo também se propõe a discutir as políticas patrimoniais e da memória, assim como tratar da gestão das instituições custeadoras e de seus acervos.
Encaminhar submissões para o e-mail: memoria.sepech21@gmail.com
EIXO 9: Oralidades e narrativas literárias
Coordenadores/as:
Adilson dos Santos (LET - UEL)
Sonia Pascolati (LET - UEL)
Miréia Aparecida Alves do Vale (PPGL - UEL)
A oralidade está na base da literatura ocidental – nos aedos e rapsodos, na encenação da tragédia grega, nos trovadores medievais, no improviso da commedia dell’arte, na forma primitiva do gênero conto – e permanece em suas manifestações contemporâneas, como no cordel, nas cantorias e repentes nordestinos, no slam e desafios entre rappers, nos saraus da Cooperifa, na contação de histórias, na canção brasileira, que é pura poesia oral, dentre tantas outras manifestações que atestam o vigor da performance oral na criação literária. Serão bem-vindas comunicações cujo foco seja a importância da oralidade na produção, circulação e recepção de literatura, incluindo reflexões do campo da História, da Sociologia e da Filosofia e áreas afins que considerem a oralidade como base para investigações sobre o humano e sua organização em sociedade.
Encaminhar submissões para o e-mail: sopasco@hotmail.com
EIXO 10: Vida e subjetividade nas Ciências Humanas e Letras
Coordenadores/as:
Maria Carolina Araújo (SOC - UEL)
Renan Pavini (FIL - UEL)
Tiaraju dal Pozzo Pez (PPGF - UEL)
Seguindo o ponto de vista interdisciplinar, o eixo vida e subjetividade na Ciências Humanas e Letras tem como objeto refletir os variados aspectos em que se dão os processos de construção de subjetividades e de formas de viver, de um lado os modos de sujeição produzidos por relações e práticas de saber e de poder, de outro, a abertura ético-política que possibilita a criação de novas formas de subjetividades que exerçam transformações efetivas em relação às práticas de sujeição, que consistem em nos integrar às identidades instituídas e naturalizadas. Tais processos são atravessados pelas problemáticas de classe, raça, gênero, do governo e da liberdade e, ainda mais, representam uma abertura das ciências humanas, da política, da linguagem e da filosofia às questões identitárias e da diferença. Assim, o presente eixo abrange pesquisas interdisciplinares de discentes de graduação e pós-graduação e docentes da educação básica ou superior, com o intuito de gerar debate e reflexão acerca da existência de distintos processos de subjetivação e formas de constituição do sujeito no âmbito das ciências humanas e letras.
Encaminhar submissões para o e-mail: renanpavini@gmail.com
EIXO 11: Gênero, sexualidade e relações étnico-raciais
Coordenadores/as:
Martha Ramírez-Gálvez (SOC – UEL)
Silvana Mariano (SOC – UEL)
As questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade têm ocupado importante espaço no debate público brasileiro e adquirido destaque na produção de pesquisas e outras formas de conhecimento. O reconhecimento das diferenças sociais na composição populacional do país tem mobilizado reivindicações de movimentos sociais, mudanças legislativas e a implementação de políticas que visam superar as desigualdades sociais concomitantes a tais questões. No entanto, esse processo de democratização tem encontrado tergiversações conceituais e oposição política por parte de alguns setores. O eixo Gênero, sexualidade e relações étnico-raciais propõe-se refletir, discutir e debater tais questões, a partir de trabalhos finalizados ou em andamento nas ciências humanas, de estudantes de graduação e de pós-graduação e docentes da educação básica ou superior que tenham relação com os marcadores sociais indicados E/ou sua interseccionalidade.
Encaminhar submissões para o e-mail: martha@uel.br
EIXO 12: Pandemia e Ciências Humanas e Letras
Coordenadores/as:
Bruno Lira (SOC - UEL)
Charles Feldhaus (FIL - UEL)
O Eixo Pandemia e Ciências Humanas e Letras tem por objetivo recepcionar as pesquisas que abordam e refletem a partir do contexto pandêmico vivenciado desde o início dos anos de 2020. O avanço da COVID-19 sobre a vida social tem afetado profundamente os significados à vida coletiva e individual dos seres humanos, ampliando o abismo entre os poucos privilegiados e as massas oprimidas dentro do sistema capitalista. Visa então, a partir de uma perspectiva que envolve diversas áreas das Ciências Humanas e Letras, fomentar discussões sobre os impactos sociais derivados diretamente e indiretamente da pandemia assim como aspectos conceituais da reflexão sobre desastres em geral, o que cria a possibilidade de um debate bastante frutífero entre diversas áreas do pensamento humano como a economia, a cultura, as letras, a filosofia moral, a filosofia política, a ciência política, a administração pública, a história, a filosofia, a biologia e a sociologia da saúde e da doença entre outras. Ademais, o espaço não se propõe apenas a servir como uma ferramenta de diagnóstico dos problemas decorrentes do evento de desastre que vivenciamos, mas também construir alternativas de enfrentamento da situação.
Encaminhar submissões para o e-mail: charles@uel.br
EIXO 13: Educação docente e desenvolvimento profissional
Coordenadores/as:
Sheila Oliveira Lima (LET - UEL)
Patrícia Cardoso Batista (PPGEL - UEL)
Franciela Silva Zamariam (PPGEL - UEL)
A formação do docente e dos demais profissionais inscritos nas áreas de Letras e Ciências Humanas tem sido ponto de importantes discussões. No campo da educação, as licenciaturas têm reorientado seus currículos, buscando a constituição de um profissional mais preparado para corresponder às demandas da contemporaneidade. Nos demais campos, associados ou não ao ensino, também são as exigências do mundo contemporâneo que abrem novas formas de atuação. Num contexto de ressignificações e inovações das práticas profissionais dentro das Humanidades, a formação inicial e a formação continuada são temas que merecem atenção nos debates da área. Nesse sentido, este eixo de discussão abriga propostas de trabalhos que abordem a formação docente, tanto nas licenciaturas quanto nas pós-graduações. Além disso, abre espaço para discussões a respeito de outras atividades profissionais, cujas formações estejam alicerçadas nos cursos de Letras e Ciências Humanas.
Encaminhar submissões para o e-mail: sheilalima@uel.br
EIXO 14: Linguagem e significação
Coordenadores/as:
Isabel Cristina Cordeiro (LET - UEL)
Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira (LET - UEL)
Marcelo Silveira (LET - UEL)
O Eixo Linguagem e significação pretende receber trabalhos que se relacionem às práticas sociais para propor um conjunto de reflexões e análises que contribuam para pensar o modo como nos constituímos sujeitos que fazem parte dos processos de utilização da linguagem nas diversas áreas de estudo. Nesse sentido, serão aceitos trabalhos de pesquisadores que marcam o seu lugar teórico no vasto campo das Ciências da Linguagem, com diferentes possibilidades de ler as práticas enunciativas sociais e históricas. Assim, serão aceitos temas que apresentem questões que envolvam o texto/discurso, o acontecimento do dizer, o espaço de construção de sentidos, a argumentação, os sujeitos em movimento no funcionamento da linguagem, as questões identitárias na relação com discursos dominantes, a constituição das línguas e dos saberes sobre elas, o funcionamento da linguagem na relação com as práticas sociais e históricas de enunciação, o dialogismo, o interdiscurso, entre outros. Enfim, temas que contribuem não apenas para as Ciências da Linguagem, mas para áreas com as quais os estudos da linguagem estabelecem diálogos, em particular a História, a Política, a Antropologia e a Filosofia, a partir de múltiplos olhares sobre as relações de poder, o bilinguismo, o ensino de língua materna e estrangeira, os conflitos de ordem social, étnico-racial, religiosa, cultural.
Encaminhar submissões para o e-mail: sepech2021.eixo14@gmail.com
EIXO 15: Divulgação científica e extensão nas Ciências Humanas e Letras
Coordenadora:
Vera Lúcia Lopes Cristovão (LEM - UEL)
O diálogo entre a atividade científica e o conjunto da população é central para as reflexões e discussões envolvendo ciência e sociedade. Trabalhos de pesquisa das/nas Ciências Humanas e Ciências da Linguagem disseminados para a esfera pública por textos de popularização da ciência e pela divulgação científica é o foco desse eixo. Esperamos contribuições envolvendo perspectivas diversas, estudos sobre o uso da linguagem verbal e não verbal relacionadas à divulgação/popularização da ciência e estudos de descrição e análise de textos de reformulação do discurso científico. Além disso, pretendemos abordar a discussão relativa à extensão também na relação universidade e sociedade!
Encaminhar submissões para o e-mail: cristova@uel.br