Convidados

Palestrantes

David Cranmer

Docente da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical (CESEM), e investigador responsável pelo Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. As suas publicações incluem os livros Peças de um mosaico: temas da História da Música referentes a Portugal e ao Brasil (2017) e Marcos Portugal: uma reavaliação (ed., 2012).


Diana Santiago

Atualmente é docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Música da UFBA (acadêmico e profissional); Pesquisadora Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação – CNPq; Coordenadora da Câmara Básica de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB); coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Performance Musical e Psicologia da UFBA, que criou em 1995; e docente convidada do Instituto Junguiano da Bahia.

José Geraldo Costa Grillo

É graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. É professor de Arte Antiga no Departamento de História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP.

Robert Gjerdingen

PhD pela Universidade da Pensilvânia. É autor de diversos livros, artigos e resenhas críticas, nos campos da teoria da música, da percepção musical e do estilo musical no século XVIII. Ele tem tomado parte dos corpos editoriais da Music Theory Spectrum, e do Journal of American Musicological Society, assim como do corpo executivo da Society for Music Theory e como editor da Music Perception. Em 2009 seu livro Music in the Galant Style (Oxford University Press, 2007) recebeu o Wallace Berry Award, da Society for Music Theory. Suas pesquisas sobre os métodos de ensino dos conservatórios napolitanos do século XVIII tem ganhado seis anos de apoio do National Endowment for Humanities (USA). Ele foi também vice-presidente de Music Taxonomy para a MoodLogic, Inc. uma companhia de música online no Vale do Silício, durante o pico da revolução da Internet. Possui um site próprio onde divulga sua pesquisa, hospedado na instituição onde é professor, a Northwestern University, IL.

Ruben Lopez-Cano

Professor titular a tempo integral da Escola Superior de Música da Catalunha, desde 2003. Tem também colaborado com diversas instituições de Europa e América Latina. É autor de mais de uma centena de artigos sobre os temas de sua especialidade: retórica musical, semiótica e música, filosofia da cognição corporizada da música, música popular urbana, reciclagem musical, musicologia audiovisual, diáspora, corpo e subjetividades musicais, investigação artística e epistemologia da investigação musical. Possui 7 livros publicados, dentre os quais Musica y Retórica en el Barroco. Pertence ao corpo diretor, consultor e científico de diversos periódicos em Espanha, Argentina, Brasil, Cuba , Costa Rica, Itália e Portugal.

Mesas redondas

Adriana do Nascimento Araújo Mendes

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Master of Music pela Syracuse University/ E.U.A. (1991) e doutorado em Música pela Unicamp (2010). É professora do curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-graduação em Música da Unicamp desde 2010. Atuou como professora de piano, pianista de grupo coral, camerista e professora de música em escola particular de educação básica. A partir de 2007, passou a dedicar-se mais ao Ensino Superior. Atua como pesquisadora principalmente dos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professores, Pibid, Educação musical inclusiva e Tecnologias no Ensino Musical.

Alberto José Vieira Pacheco

Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Canto, é Doutor e Mestre em Música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e autor de dois livros: “O Canto Antigo Italiano” e “Castrati e outros virtuoses”, ambos publicados pela editora Annablume. É ainda Investigador Integrado do CESEM da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, sendo um dos membros fundadores do Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, de cujo Newsletter é editor. Durante 2015, atuou como Pesquisador Residente da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Ana Guiomar Rêgo Souza

Doutora em História pela UnB. Mestrado, Especialização e Graduação em Música pela UFG, no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Música e no curso de Especialização em Artes Intermidiáticas da EMAC/UFG. É atualmente Diretora da EMAC/UFG. Coordena o “Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho”. Integra a Comissão Científica do NÚCLEO CARAVELAS - Centro de Pesquisas em História da Música Luso-Brasileira / CESEM/Universidade Nova de Lisboa e o Corpo Editorial da REVISTA UFG. Criou e preside o Simpósio Internacional de Musicologia. Atua como pesquisadora na temática “Música, História, Cultura e Sociedade” e “Identidades, Representações e Processos Interdisciplinares”, tendo organizado livros, publicado capítulos de livros, revistas científicas e anais, tanto na área de Música como na área de História Cultural. Integra o “Núcleo de Pesquisas e Produção Cênico-Musical” da EMAC/UFG, produzindo óperas e musicais resultantes de pesquisas históricas e musicológicas. Em 2016 recebeu do Governo do Estado de Goiás e do Conselho Estadual do Estado de Goiás a Comenda do Mérito Cultural.

Cristiane Hatsue Vital Otutumi

Doutora em Música (Unicamp) com foco no ensino da Percepção Musical. Bacharel em Música Popular (Unicamp) e especialista em Arteterapia (UnP/Alquimy Art). Desde 2003 atua no ensino superior em disciplinas voltadas à Percepção e Educação Musical. Atualmente é professora na Universidade Estadual do Paraná UNESPAR/EMBAP. Vice-líder do grupo de pesquisa Epistemologias e Práticas em Educação Musical - EPEM e responsável pela linha de pesquisa de estudos da percepção, leitura e escrita musical. Membro do conselho editorial da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937). Desenvolve projetos para difusão do ensino da música a diferentes públicos por meio de materiais didáticos próprios (especialmente coleção Caminhos Musicais) e atividades com grupo Belas Batucadas (percussão corporal).

Edite Rocha

Professora Adjunta de Musicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (1999), Mestrado em Música Antiga pela Hochschule fur Alte Musik Basel, Schola Cantorum Basiliensis, Suíça (2004) com apoio do GRI-Cultura Portugal, e Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro (2010) com apoio da FCT, cuja tese em musicologia histórica obteve o Prémio de Investigação Histórica D. Manuel I (2011). Líder do Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros (CEAMM/CNPq), realizou pós-doutoramento como pesquisadora integrada do Instituto de Etnomusicologia e Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) com o apoio da FCT, sendo atualmente colaboradora do Núcleo Caravelas de História da Música Luso-Brasileira do CESEM (Lisboa) e do Núcleo de Estudos de Música Brasileira da UFMG, mantendo paralelamente uma intensa atividade artística, com vários concertos de órgão (a solo, com ensembles e orquestra) na Europa e Brasil. É Editora da Revista PER MUSI.

Luciane Páscoa

Graduada em Artes Plásticas e em Música pela UNESP, com mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em História Cultural pela Universidade do Porto (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas lotada no curso de Música e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Ainda nesta instituição, realiza atividade de pesquisa no Laboratório de Musicologia e História Cultural, e lidera o do grupo de pesquisa Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura (MemoCult), do PPGLA da UEA. É autora do livro Artes Plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada, Ed. Valer (2011) e do livro Álvaro Páscoa: o golpe fundo, Edua (2012). É membro da direção nacional do RIdIM e do RILM.

Marcos da Cunha Lopes Virmond

Bacharel em Regência pela USC-Bauru e Doutor em Música pela UNICAMP, é professor do Curso de Música da USC-Bauru e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Foi regente da Orquestra de Câmara da USC e tem como linha de pesquisa a música brasileira do século XIX e ópera italiana do século XIX e suas relações transatlânticas.


Maria José Spiteri

Doutora e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP - São Paulo, onde também foi graduada em Educação Artística e Artes Plásticas. Autora de publicações a respeito da História da Arte Brasileira e a Arte-Educação, tem se dedicado ao estudo da Arte no Brasil, Imaginária Religiosa, Iconografia, Arte-educação. É docente do Curso de Artes Visuais da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo), integrante do grupo de pesquisa Barroco Memória Viva ( IA-UNESP/CNPq) e membro do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB - EBA/UFMG).

Mário Trilha

Graduado em Música (Piano) na Universidade de Música do Rio de Janeiro. Mestrado em perfomance de Cravo na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha). Mestrado em Teoria da Música Antiga na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça). Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, com Pós-Doutoramento no CESEM-Universidade Nova de Lisboa. Foi finalista no concurso Promusicis, realizado no Carnegie Hall em Nova Iorque, Estados Unidos. Realizou vários recitais a solo e com diversas orquestras e ensembles no Brasil, Portugal, Alemanha, França, Espanha, Suíça, Irlanda, Escócia, Estados Unidos da América e Uruguai. É professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas e cravista da Orquestra Barroca do Amazonas.

Pablo Sotuyo Blanco

Docente da UFBA, pesquisa música a partir da sua tripla formação de compositor, músico (piano e trompa) e musicólogo. É um dos iniciadores de projetos nacionais relacionados à música, tais como o Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil, do qual ele é atualmente o presidente), coordenador na região nordeste do grupo de trabalho RISM-Brasil. Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical da UFBA, preside a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e tem publicado amplamente sobre música, iconografia e documentação musical e relativa à música no Brasil e no exterior.

Paulo M. Kühl

Professor do Instituto de Artes da UNICAMP, onde leciona história da arte e história da ópera desde 1993. Seus estudos versam sobre libretos de ópera italianos no mundo luso-brasileiro, sobre arte brasileira no século XIX, sobre as relações entre a música e a poética, entre outros.


Rosane Cardoso de Araújo

É Professora Associada da UFPR, onde atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPQ. Possui Pós-doutorado em Música (Università di Bologna / Itália) e Doutorado em Música (UFRGS). É líder do grupo de pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (CNPQ/UFPR); pesquisadora participante do projeto Il Sapere Musicale come rappresentazione sociale/ Dipartamento di Musica e Spetacollo della Università di Bologna /Itália; e pesquisadora participante do Miror Project Musical Interaction Relying On Reflexion / European Community - Information and Communication Technologies (ITC) 7th Framework Programme, atuando como membro do Advisory and Liaison Board.