O Caderno de Resumos já está disponível
Dra. Caroline Caregnato
Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2016), mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2012) e graduada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009) e em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2009), atua como professora associada da Universidade do Estado do Amazonas vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cognição Musical e em Educação Musical. É bolsista de produtividade CTI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (modalidade PQFAPEAM II).
Dr. Fábio Silva Ventura
Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2021), mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2008) e bacharel em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004). Atua como pianista, desde 1995, em atividades solo e em diversas colaborações como camerista e pesquisador. Suas produções recentes dão ênfase às questões interpretativas do repertório do piano e à pedagogia deste instrumento. Professor desde 2013 na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, exerce o cargo de professor de piano nos Cursos Livres de Extensão em Música da UEA e também como professor do Laboratório de Práticas Pedagógicas do Piano. É docente ainda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA.
Dr. Humberto Amorim
Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical (Violão, Música Popular Brasileira/Arranjo e Licenciatura). Leciona desde 2007 na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2014, tornou-se o primeiro brasileiro a receber bolsa integral da Fonds de Dotation Porosus para cursar o II Máster de Violão Clássico da Universidade de Alicante (ESP). Publicou dois livros pela Academia Brasileira de Música: Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último esgotado e considerado pela crítica "a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil" (Revista Violão Pro, 2009), "um estudo minucioso" (Revista Concerto, 2010) e "leitura obrigatória para quem quiser entender a obra do compositor para o instrumento" (Jornal da AV-Rio, 2010). Sua discografia inclui um Documentário-Musical (Céus de Rondônia/ FUNARTE-2012) e um DVD (Tacuchian por Humberto Amorim/ ABM-2015). Recebeu sete premiações em concursos instrumentais e, dentre os editais nos quais foi laureado, destacam-se a Bolsa Interações Estéticas 2012 (FUNARTE) e a Bolsa de Pesquisador Residente da Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-R 2015/FBN).
Dra. Luciane Viana Barros Páscoa
Doutora em História pela Universidade do Porto (FLUP- UP, Portugal) (2006) mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [PUC -SP (1997)], graduada em Artes Plásticas (1992) e Música (1993) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Realizou estágio pós-doutoral em Música/ Iconografia Musical na Universidade Estadual de Campinas (2022). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Amazonas, vinculada ao departamento de Música e ao Programa de Pós-graduação em Letras e Artes. Ainda nesta instituição, lidera o grupo de pesquisa Investigações sobre memória cultural em artes e literatura - MemoCult e co-lidera o Laboratório de Musicologia e História Cultural. Dirige o grupo de trabalho do Ridim-Brasil (Repertório Internacional de Iconografia Musical), no Amazonas. É autora dos livros Artes Plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada (Valer, 2011), Álvaro Páscoa: o golpe fundo (EDUA, 2012). Também é coorganizadora de Alteridades consonantes: estudos sobre música, literatura e iconografia (FAPEAM/PPGLA/Valer, 2013), Música em Diálogo (Editora UEA, 2019), Luto, memória e melancolia: figurações da morte e espaços do trauma em artes e literatura (Segunda Oficina, 2024) e Poéticas da Arte Moderna e Contemporânea (Nepan, 2024). Suas principais linhas de atuação são: História da Arte, Iconografia Musical, Intertextualidade em Cinema, Literatura e Artes Visuais, Ópera.
Dr. Luciano Morais
Doutor (2014) pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP), mestre em Musicologia pela USP (2007) e bacharel em Violão pela ECA - USP (2001). Realizou pós-doutorado (2018) na USP. Atua como professor de violão da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) desde 2024. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Instrumental, atuando principalmente nos temas: violão solo, interpretação musical, repertório para violão, filosofia da música e música de câmara. Trabalhou como docente no ensino superior em Cruzeiro do Sul (2002 - 2009) e Faculdade Carlos Gomes - UNIESP (2012 - 2016), também no projeto Guri Santa Marcelina (2009-2013) e, desde 2019, participa da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Musical da Faculdade Souza Lima. Colaborou no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP com o Prof. Dr. Edelton Gloeden (2015 - 2016). Atua também em para instituições e eventos internacionais desde 2011 (Sta. Cruz de La Sierra-Bolívia, Genebra-Suíça, Cidade do México, Universidades de Radford-EUA, e de Aveiro-Portugal). É parecerista regular da revista Opus e dos congressos da ANPPOM. Além disso, faz divulgação científica e artística com vídeos periódicos no canal do Youtube "Conversas de Violonista" com temas sobre música, violão, pedagogia musical, interpretação musical, memória da história do violão e entre outros.
Dr. Luciano Hercílio Alves Souto
Doutor (2015), mestre (2010) e bacharel em Música com habilitação em Violão (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SP). Realizou pós-doutorado em Música/Performance na UNESP (2020). É Professor Adjunto do Curso de Música e Docente credenciado no Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua na área de Música, especialmente no campo da Performance Historicamente Orientada e da Musicologia Histórica, abordando temas como Instrumentos de cordas dedilhadas, Interpretação Musical, Tablaturas e Transcrição Musical. Possui formação complementar adquirida em Oficinas, Master-Classes, Cursos e Concursos Nacionais e Internacionais de violão, tais como o IX e X Curso Internacional de Inverno da Sociedade Cultural Ad Libitum em São João Del Rei - MG (1995 - 1996), III Festival e II Concurso Internacional de violão Pró-Música / Sesc, Caxias do Sul - RS (2001) e o V Concurso de Guitarra Clássica de Sernancelhe, Portugal (2003).
Dr. Márcio Leonel Farias Reis Páscoa
Doutor em Ciências Musicais Históricas pela Universidade de Coimbra (2003), mestre em Artes no Instituto de Artes da UNESP (1996), e graduado em Música, pela mesma universidade: Instrumentos Antigos - Flauta Transversal Barroca e Flauta Doce (1994). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2020). Atua como Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Curso de Música, onde coordena o Laboratório de Musicologia e História Cultural e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA). Suas principais linhas de pesquisa e atuação são História da Música, Ópera, Iconografia Musical, Teoria e História (Teoria das Tópicas Musicais, Esquemas de Contraponto, Retórica e Poética) e Prática Musical Historicamente Informada, sempre ligado ao contexto dos séculos XVIII e XIX. É membro da Associação Brasileira de Musicologia - ABMUS, além de integrar comissões científicas de diversos eventos no Brasil e no exterior e parecerista frequente em revistas indexadas de Qualis A1 e A2. Atualmente toca e dirige na Orquestra Barroca do Amazonas, e sua formação camerística (Amazonas Baroque Ensemble) tendo se apresentado por mais de 40 cidades brasileiras, assim como diversas cidades de Portugal, Espanha, França, Itália e Uruguai. É membro da Academia Amazonense de Música, autor e organizador de livros, capítulos, artigos em revistas indexadas e restauração de partituras inéditas (dentre elas, seis óperas) com obras editadas no Brasil e em Portugal.
Dra. Maria Gabriella Flores Severo Fonseca
Pesquisadora visitante na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pós-doutorou-se em Letras na Universidade Federal do Amazonas (2024). É Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (2022), Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (2017), graduada em Licenciatura em Letras Português pela Universidade Federal do Pará (2014). É professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM). É membro dos grupos de pesquisa NUPELL da Universidade do Estado do Amazonas, LiteArtes e Litecine da Universidade de Brasília. Desenvolve suas pesquisas em Literatura do século XIX, com ênfase em Romantismo, romances-folhetins e Alexandre Dumas; Literatura e outras Artes; Literatura e Cinema.
Dr. Pablo da Silva Gusmão
Possui doutorado em Doctor of Musical Arts - University of North Carolina at Greensboro (2009), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, sendo responsável pelas disciplinas de Teoria e Percepção Musical. Além disso, desenvolve pesquisas na área de Motivação, Autoeficácia e Autorregulação da Aprendizagem para a Percepção Musical.
Dr. Pablo Sotuyo Blanco
Professor titular e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também obteve seu doutorado em 2003. Suas principais áreas de atuação são Composição Musical e Musicologia. Possui forte atuação na documentação e preservação da música, sendo um dos iniciadores de projetos nacionais como o Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil), do qual é presidente, e a coordenação nordeste do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil (RISM-Brasil). Além disso, coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) da UFBA e já presidiu a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do CONARQ entre 2015 e 2020. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Musicologia (2023-2024). Sua produção científica é amplamente publicada no Brasil e no exterior, com foco em iconografia musical e musicologia.