O II SIMPÓSIO PRÁTICAS LEITORAS foi um evento voltado para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos por bolsistas e voluntários do Projeto de Extensão Práticas Leitoras (Ano 2), do Núcleo de Estudos Superiores de Presidente Figueiredo da Universidade do Estado do Amazonas, em seus três eixos: Formação, Ação e Mediação Cultural, realizado no sábado, dia 09/07/2022, de 08h às 17h, em ambiente virtual, pela plataforma Google Meet.
Acadêmicos do NESPF/UEA, bolsistas e voluntários do projeto de extensão Práticas Leitoras (Ano 2) e idealizadores das bibliotecas comunitárias parceiras participaram do evento que contou com conversas com professores convidados nas bancas de avaliação.
Esta segunda edição contou com a participação especial de palestrantes convidados, profissionais da área do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. Confira na programação do evento.
Conheça mais visitando a página do evento!
O I SIMPÓSIO PRÁTICAS LEITORAS foi um evento voltado para a apresentação parcial dos trabalhos desenvolvidos por bolsistas e voluntários do Projeto de Extensão Práticas Leitoras (Ano 2), do Núcleo de Estudos Superiores de Presidente Figueiredo da Universidade do Estado do Amazonas, em seus três eixos: Formação, Ação e Mediação Cultural, realizado no sábado, dia 11/12/2021, de 08h às 12h, em ambiente virtual, pela plataforma Google Meet.
Acadêmicos do NESPF/UEA, bolsistas e voluntários do projeto de extensão Práticas Leitoras (Ano 2) e idealizadores das bibliotecas comunitárias parceiras participaram do evento que contou com conversas com professores convidados.
Conheça mais visitando a página do evento!
"O Simpósio Processos Educativos e Identidades Amazônicas, organizado pelo Núcleo de Estudos de Linguagnes da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (NEL/UFAM) visa promover debates interdisciplinares por meio do diálogo e da troca de experiências entre professores, graduandos, pesquisadores do contexto amazônico, bem como egressos do curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM) e de outras pós-graduações do Brasil e do exterior, visando oportunizar a divulgação e a ampliação dos resultados das pesquisas concluídas ou em andamento acerca de pesquisas em que as áreas de Linguagens, Educação e Comunicação estão em interfaces, discutindo os processos educativos e identidades amazônicas, o que gerou o tema desta segunda edição". (Fonte: Site do evento)
Acadêmicos do NESPF/UEA, bolsistas e voluntários do projeto de extensão Práticas Leitoras (Ano 2), idealizadores das bibliotecas comunitárias parceiras e professoras da UEA participaram do evento com apresentação de trabalhos no Grupo de Trabalho 2 (GT2) intitulado Educação em Contexto Amazônico II Simpósio Processos Educativos e Identidades Amazônicas, que ocorreu de forma online na quarta-feira, dia 9 de dezembro, às 8h (Amazonas), 9h (Brasília), tendo como mediadores Reinaldo e Ytanajé.
"O 10º Seminário Internacional de Bibliotecas - Leitura para todes - Ano Ibero-Americano de Bibliotecas 2021 - aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro, totalmente online. O evento integra a programação da 67º Feira do Livro de Porto Alegre e tem como organizadores o CRB-10, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Câmara Rio-Grandense do Livro, Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, Beabah! Redes de Bibliotecas Comunitárias do RS, Goethe Institut Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura – Biblioteca Pública Josué Guimarães, Secretaria Estadual de Educação do RS. Teve como objetivo promover reflexões sobre práticas de leitura em bibliotecas escolares, públicas, prisionais e comunitárias, bem como a formação continuada dos profissionais que atuam nestes espaços". (Fonte: Site do evento)
No evento, dentro da programação do compartilhamento de ideias, as professoras Fátima Souza e Raquel Lira apresentaram o trabalho intitulado Rede Cachoeiras de Letras: Bibliotecas Comunitárias no Amazonas, assinado juntamente com o acadêmico Pedro Aguiar e a contadora de histórias Joana Chagas, representante da Rede Amazônia Literária.
"O V Encontro de Práticas de Mediação de Leitura, realizado pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo como apoiadora a Câmara Rio-grandense do Livro, traz uma novidade este ano: um evento temático. Em 2021, ao falarmos de mediação de leitura e formação de leitor, dialogamos com a comemoração do centenário do nascimento do educador Paulo Freire, cujas ideias sempre objetivaram uma sociedade mais igualitária, por meio das práticas libertadoras, que percebem a subjetividade dos indivíduos". (Fonte: Site do evento)
No evento, as professoras Fátima Souza e Raquel Lira apresentaram o trabalho intitulado Projeto Práticas Leitoras no Amazonas: mediação de leitura e mediação cultural em bibliotecas comunitárias que reflete sobre as ações construídas no primeiro ano do projeto de extensão Práticas Leitoras e as que estão previstas e em execução no ano 2.
"Os Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal da Fronteira Sul, ministrados nos polos dos municípios de Erechim, Manaus e Tefé organizam em 2021 o VI Encontro Transfronteiras e VI Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas com a proposta temática central: Caminhos epistêmicos e diálogos interdisciplinares realizado em 2021 excepcionalmente de forma on-line, via plataformas digitais, em virtude da pandemia de coronavírus (SARS-CoV-2).
O Transfronteiras e o Seminário Interdisciplinar são eventos realizados pelos Programas desde a sua criação, em 2016. Em um breve retrospecto histórico constitui-se como um espaço acadêmico, político e cultural, aberto para debates e reflexões nas mais diversas temáticas interdisciplinares, formas de saberes e dando voz aos mais diversos atores sociais. Em 2021, os eventos chegam a sua sexta edição com o objetivo de suscitar diálogos acerca das epistemologias, das constituições da cultura e de discussões nos campos da interdisciplinaridade". (Fonte: Site do evento)
Nesta edição, as professoras Elisângela Oliveira, Fátima Souza e Raquel Lira apresentaram o projeto cultural Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, desenvolvido a partir do Práticas Leitoras (Ano 1). Confira!
"O Seminário de Letras e Artes nasceu dentro do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e se caracteriza como um evento temático que busca debater assuntos de Linguística, Literatura e Artes. Se iniciou como um evento interno e, ao longo de 10 edições, já alcança uma dimensão internacional, propondo interlocuções diversas. E neste ano, em que é comemorada a sua 10ª edição e o 10º aniversário do programa, o evento se propõe a divulgar e debater pesquisas voltadas para a área de Linguística, Literatura e Artes, desenvolvidas antes ou durante o contexto de isolamento e distanciamento social pandêmico e que falem ou não a respeito deste, mas com o objetivo principal de registro e reflexão sobre a resistência das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação". (Fonte: Site do evento)
Os artigos podem ser conferidos no quarto volume, intitulado "arquivos, memórias e outras leituras" da coleção Linguagens e expressões em múltiplos olhares, organizada por Márcio Páscoa, Mariana Vieira e Karen Cordeiro, que marca os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Os outros volumes são: Arquivo, memória e interpretação (volume 1); Linguagem, discurso e práticas sociais (volume 2); Teoria, crítica e processos de criação (volume 3); Arquivos, memórias e outras leituras (volume 4). A coleção foi publicada em dezembro de 2022.