Oficinas

26/05 - 13h30 às 17h

Agenda 2030 e o Jornalismo para a paz: Propostas para a prática da comunicação não-violenta no jornalismo em ambiente de plataformização das relações.

Sala A11 - Bloco D - UCDB 

Ministrante(s): 

Breve resumo: Com base nas discussões sobre o projeto das Nações Unidas a fins de atingir um mundo melhor. A proposta para o minicurso é apresentar aos participantes ideias que podem ser aplicadas em ambientes organizacionais (e fora deles) para a inserção de técnicas de não-violência na produção jornalística. O curso apresentará como as dinâmicas sociais influenciam as decisões editoriais (KUNSCH, 2003)  e como o atual contexto de plataformização das relações (SAAD, 2020); (VAN DIJCK, 2017) têm capacidade de distribuir conteúdos violentos com maior facilidade dada a influência da cultura algorítmica contemporânea (VALENTE, 2019). Assim, apresentaremos pistas para o desenvolvimento de uma cultura profissional que tem potencial de reconfigurar a forma de produção da narrativa jornalística em um contexto multiplataforma (SILVA, 2015).



Os "outros deficientes" no jornalismo: como noticiar na perspectiva cidadã?

Sala - A01 - Bloco D - UCDB 

Breve resumo:  Como produzir conteúdos jornalísticos que não corroborem para a estigmatização da pessoa com deficiência? Ao realizar uma leitura crítica de mídia que recupere as principais características da cobertura jornalística em relação às PCD, o minicurso busca apresentar pressupostos, técnicas e recursos para o exercício jornalístico de forma acessível, inclusivo e anticapacitista: desde o uso de terminologias corretas, do processo de enquadramento desses sujeitos nas produções, nos cuidados que devem ser tomados na condução de entrevistas e na construção de reportagens onde, direta ou indiretamente, estão inseridas as pessoas com deficiência.


Gestão Estratégica de Negócios por meio da comunicação: conexões, marcas e pessoas.

Sala - A06 - Bloco D - UCDB 

Ministrante(s): 

Breve resumo:  Qual o nosso papel na construção de empresas melhores para o mercado? Qual a nova postura do profissional da comunicação nas empresas? O quanto sabemos sobre estratégia de negócio e qual o impacto das nossas ações no desenvolvimento saudável e sustentável de uma empresa? O minicurso mostra como o profissional ligado à área da comunicação e da informação pode usar ferramentas estratégicas da gestão para gerar mais resultados para as empresas de diferentes segmentos, se tornando assim um profissional que chegue ao mercado de trabalho sendo mais assertivo e relevante para a tomada de decisões de qualquer modelo de negócio. Tem como objetivo: fazer você aprender a entrar em uma empresa e saber, na prática, como conversar com empresários e colaboradores, levando propostas mais estratégica por meio de uma compreensão sistêmica (360º) de toda a empresa,  e entregando assim ações de comunicação e gestão que realmente sejam relevantes e impactem o resultado do negócio.


Mitos e Arquétipos: da jornada do herói à saga do anti-herói

Sala  A03 - Bloco D - UCDB 

Ministrante(s): 

Breve resumo: Mitos são narrativas simbólico imagético evolutiva, dependendo das condições históricas e étnicas de uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar a origem de coisas que não eram possíveis de serem explicadas cientificamente, por sua vez, os arquétipos são são imagens e símbolos igualmente parecidos a todos os seres humanos independentemente de onde vivemos, de onde fomos criados ou da cultura que impera em nós. Nesta oficina, pretende-se compreender, discorrer e discutir sobre os mitos e arquétipos Junguianos; desbravando também a jornada do herói, a promessa da virgem até a saga do anti-herói nos diferentes meios de entretenimento.  Utilizaremos como suporte teórico: O homem e seus símbolo, Jung (2016), Arquétipos na literatura, Melentinski (2019), A jornada do escritor, Vogler (2015), O herói de mil faces, Campbell (2007), O herói e o fora-da-lei, Mark e Pearson (2003) e Anatomia da crítica, Frye (1957).


Oficina de Linguagem Audiovisual

Sala  A04 - Bloco D - UCDB 

Ministrante(s): 

Breve resumo:  De modo sucinto, a proposta da oficina visa oferecer um resgate histórico conceitual da linguagem audiovisual, bem como, pela práxis audiovisual. Nesse sentido, a oficina pode ser dividida em dois momentos. O primeiro direcionado ao aspecto conceitual, com foco na identificação e contemplação de peças/produtos audiovisuais; e o segundo, focado nas etapas de produção de peças/produtos audiovisuais.



Elaboração de Projetos de Pesquisa- primeiros passos

Sala  A05 - Bloco D - UCDB

Ministrante(s): 

Breve resumo:  O minicurso trata-se de uma apresentação a respeito dos elementos fundamentais da elaboração de um projeto de pesquisa. Percorre-se o caminho reflexivo desde o tema e a importância de sua delimitação, passando pelos objetivos, justificativa, metodologias, referencial teórico, cronograma. Apresenta-se, ainda, os principais acionamentos metodológicos utilizados nas pesquisas em comunicação.


Planejamento na Publicidade: Não Falamos do Bruno

Sala - B23 - Bloco D - UCDB 

Ministrante(s): 

Breve resumo: O Planejamento, mesmo sendo um lugar comum e obrigatório para empresas de publicidade, marketing e comunicação, ainda continua sendo uma das áreas mais negligenciadas pela empresa. Histórica e culturalmente, como brasileiros, não temos o hábito de nos planejar. Seja em casa, na vida pessoal ou profissional adoramos o famoso jeitinho brasileiro e nossa ultra capacidade de fazer o impossível de última hora. Os tópicos abordados serão: 01) O esquecível Briefing: A importância de realizá-lo e como ele pode salvar seu projeto; 02) O conceito da Persona Infalível: Como tirar ela do canto da sala e aplicá-la de verdade na estratégia; 03) Mapa da empatia: Como mergulhar nos comportamentos e atitudes da sua persona para individualizar e humanizar seu conteúdo; 04) Voz e Tom de Marca: Como personificar sua marca e trazer ela à vida; 05) Território de Marca e Linhas Editoriais: Como dimensionar seus temas e ter foco no que produzir; 06) Pesquisa: O poder das perguntas e da análise dos seus resultados. Esse minicurso rápido tem por objetivo clarificar a importância do planejamento e de como poucos passos podem ajudar a criar melhores estratégias pro seu cliente. 


A violência contra a mulher no noticiário: (re)pensar a representação da mulher na construção da notícia

Sala A10 - Bloco D - UCDB  

Ministrante(s): 

Breve resumo:  O minicurso trata sobre o papel fundamental da imprensa na formação da opinião pública; no debate para a criação de políticas públicas voltadas às mulheres e como espaço de debate sobre questões de violência de gênero e feminicídio. É preciso; mais do que isso, é urgente, (re)pensar o papel e a responsabilidade da imprensa na cobertura de casos onde a mulher é vítima. Como ela é apresentada? Como essa notícia é construída? Como essa mulher - vítima - é representada? Essas, e outras questões, serão trabalhadas neste minicurso onde pensa-se uma comunicação voltada para os direitos das mulheres.


Combate ao abuso: o desafio

Sala B21 - Bloco D - UCDB 

Ministrante(s): 

Breve resumo: Vamos juntos entender um pouco mais sobre como desenvolvemos um curso gamificado sobre um tema tão relevante como Combate ao Abuso e a violência sexual. Vamos abordar esse tema sobe as seguintes óticas: Relevância do assunto; Processo criativo para gamificar um tema sensível; Storytelling; Mecânicas de gamificação e estrutura do curso;


Realidade virtual na educação / Inteligência artificial (DeepFake)

Sala B19 - Bloco D - UCDB 

Ministrante(s): 

Breve resumo:  Apresentação de como a educação pode ficar mais interessante e interativa com realidade virtual / Como a IA está mudando conceitos de como receber uma informação e disseminá-la.


Comunidades fandom e suas práticas

Sala A07 - Bloco D - UCDB 

Ministrante(s): 

Breve resumo:  O que diferencia os fãs de um consumidor padrão? A oficina tratará dessas diferenças, explorando as comunidades de fãs e analisando suas práticas de consumo e produção, vendo o "fã" como um consumidor ativo que replica e cria novos conteúdos inspirados pelo produto de sua escolha. Entre os temas abordados pela oficina estão: Comunidades de fãs, fidelização, cultura participativa, remixagem - fanfiction e produções feitas por fãs em geral - e inteligência coletiva.