Desde 2015, a Secretaria de Tecnologia da Informação – SETIN vem adotando a implantação de processos que gerenciem os serviços de TI. Esses processos objetivam entender as suas necessidades e expectativas, relacionadas aos serviços de TI, buscando o meio e a estratégia mais apropriada para atendê-las.
Assim, nós da SETIN, almejamos deixar de ser considerados profissionais especializados executando tarefas isoladas dentro das nossas áreas de competência, para sermos vistos dentro de uma visão horizontal, onde tudo isso se encaixa de maneira a atender a expectativa do nosso cliente (visão de serviços).
O Gerenciamento de Serviços de TI entende que todas as atividades da SETIN estão conectadas e devem ser gerenciadas por meio de indicadores que traduzam a qualidade da nossa prestação de serviços, sendo estruturado com base no ciclo de vida do serviço.
Esse ciclo considera a ‘vida’ do serviço desde a sua concepção até a sua descontinuação, e são divididos em 5 estágios, conforme figura abaixo:
Em 2023, a SETIN atualizou a Ordem de Serviço que define os processos de gerenciamento de serviços de tecnologia no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho. A OS nº 2/2023 fortalece a conformidade das atividades da SETIN com a Resolução CNJ Nº 370/2021 em alinhamento com as atribuições do Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho (CGESTI).
São estabelecidos os princípios orientadores do gerenciamento de serviços na Secretaria de Tecnologia de Informação do TST e definido o escopo dos processos almejados pela SETIN. O CGESTI em 01/08/2023 deliberou sobre a atualização do conjunto de processos formalmente instituídos e seus responsáveis, restando instituídos os seguintes processos:
Gerenciamento de Incidentes e Cumprimento de Requisições - Sob responsabilidade da CSUP
Gerenciamento de Mudanças - Sob responsabilidade da CITEC
Gerenciamento de Catálogo de Serviços de TIC - Sob responsabilidade da CQUALI
Gerenciamento de Níveis de Serviços de TIC - Sob responsabilidade da CQUALI
Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TIC - Sob responsabilidade da CSEC
Além dos processos acima, também devem ser trabalhados os seguintes processos em consonância com o Art. 2º da OS nº 2/2023:
Gerenciamento de Problemas - Sob responsabilidade da CSUP
Gerenciamento de Liberação e Implantação - Sob responsabilidade da CDS
Processo de Desenvolvimento de Sistemas - Sob responsabilidade da CDS
Gerenciamento de Configuração e de Ativos de Serviços de TIC - Sob responsabilidade da CITEC
Os processos de Disponibilidade e de Capacidades estão em sobrestado e serão reavaliados em momento oportuno pelo CGESTI.
Documentação de processos de Gestão de Serviços de TIC: