Clipping Ejud1 número 39 | 24 a 28 de novembro de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 39 | 24 a 28 de novembro de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
XVI Fórum Gestão Judiciária "O Poder Judiciário Frente ao Horizonte Contemporâneo" será realizado dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026.
As atividades dos dias 14 e 15 são presenciais.
Prazo para requerimento de concessão de diárias está aberto.
O formulário está aqui.
Escola Judicial disponibilizou o segundo módulo do programa Revalidação de Conciliadores e Mediadores: o curso de Ética na Mediação e Aplicação de Protocolos para atuação e julgamento na Justiça do Trabalho.
O Programa Revalidação de Conciliadores e Mediadores - Módulo 2: Curso de Ética na mediação e aplicação de protocolos para atuação e julgamento na Justiça do Trabalho é um curso autoinstrucional de 22 horas recomendado a todas e a todos mediadoras(es) que tenham obtido certificação há mais de 3 anos.
Ele integra a formação continuada de mediadores e mediadoras formados(as) formadas(os).
Ementa:
Código de Ética de Conciliadores(as) e Mediadores(as) Judiciais. Política Antidiscriminatória na Justiça do Trabalho e os Protocolos de julgamento.
Para fazer, clque aqui.
Servidoras e servidores em cargo em comissão ou função comissionada de natureza gerencial têm prazo até dezembro para a finalização do Programa de Desenvolvimento Gerencial - PDG.
A Escola Judicial reforça que o prazo para a finalização do módulo permanente do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG 2024-2025) para quem possui cargo de gestão é dezembro de 2025.
A cada dois anos, os gestores e as gestoras devem frequentar o mínimo de 30 horas de atividades formativas promovidas pela Ejud1 válidas para o desenvolvimento gerencial, conforme determina a legislação consolidada no Ato TRT1 nº 11/2024, que instituiu o PDG. São os módulos permanente e flexível.
Veja aqui se você já concluiu as atividades formativas válidas para o PDG2024-2025.
TRT1, OAB/RJ e Revista "Justiça & Cidadania" convidam para a Conversa com o Judiciário "Recuperação Judicial e seus reflexos na Justiça do Trabalho".
Dia 12/12, às 10h, no auditório do 4º andar do prédio-sede do TRT1.
A abertura será conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Roque Lucarelli Dattoli.
O evento terá dois painéis:
Painel I – “A Recuperação Judicial e os reflexos na Justiça do Trabalho”: panorama sobre coordenação entre jurisdições, alcance do juízo universal e tratamento dos créditos trabalhistas.
Painel II – “As alienações de UPIs e os reflexos jus-trabalhistas”: discussão sobre o regime jurídico das Unidades Produtivas Isoladas, transferência livre de ônus e impactos para trabalhadores.
O encontro contará com a participação de nomes de destaque no cenário jurídico nacional: ministro Ricardo Cueva (STJ), ministro Douglas Alencar (TST), desembargadora Sayonara Grillo Coutinho (diretora da Escola Judicial do TRT1), desembargadores Leonardo Borges e José Luis Campos Xavier (TRT1), juiz Marcelo Moura (TRT1), juíza Amanda Diniz (TRT1), Ana Tereza Basílio (presidente da OAB/RJ) e Volia Bomfim (advogada e professora).
Inscrições gratuitas no site do Sympla aqui.
"Grupo Econômico na Fase de Execução" é tema de webinário da Justiça do Trabalho, que será trasmitido pelo canal da Enamat no Youtube, (12/12, das 14h às 17h)
A Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), promoverá o webinário Tema 1232 – Grupo Econômico na Fase de Execução.
O evento será realizado em 12 de dezembro (sexta-feira), das 14h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal da Enamat no YouTube.
O webinário tem como públicos-alvos prioritários magistrados (as) e servidores da Justiça do Trabalho, mas, será aberto ao público externo também, como a advocacia, membros do Ministério Público e estudantes de Direito.
Inscreva-se para participar e ter direito à certificação.
EDITAIS ABERTOS
Edital Ejud1 nº 51/2025 - Seleção de integrantes do Conselho Pedagógico da Escola Judicial (resultado dia 05/12)
Edital Ejud1 nº 39/2024 - Inscrições para o Banco de Profissionais de Ensino da Escola Judicial
DECISÕES DO TST
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICAS DE LEITURA
Dia da Consciência Negra
30% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres negras. Dentro e fora de casa, boa parte do tempo delas é gasto com o cuidado de outras pessoas. Apesar disso, essas mulheres são pouco valorizadas: ganham em média menos da metade do recebido pelos homens brancos.
Não se pode falar de trabalho no Brasil sem mencionar racismo e desigualdade de gênero. As mulheres negras sempre trabalharam, mas raramente tiveram direitos do trabalho. Da escravização ao trabalho doméstico, da informalidade ao subemprego, elas sustentam, há séculos, a base da economia brasileira, ao mesmo tempo em que enfrentam as piores condições de inserção, com as menores remunerações.
Fonte: Boletim Especial DIEESE
Combinação de cotas raciais e equilíbrio de gênero garante serviço público mais inclusivo e Estado mais justo e eficiente.
Foi a partir do fomento dado pela promulgação da lei federal que diversos estados e municípios passaram a aprovar legislações semelhantes, instituindo a reserva de vagas, ampliando o acesso de pessoas negras aos cargos efetivos do serviço público. Melhores oportunidades no mercado de trabalho é uma demanda histórica da luta antirracista no Brasil, que encontrou nessa legislação parte das respostas que buscava.
Vanessa Machado | Fonte: JOTA
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Uso do hífen (parte 6)
Nos prefixos CIRCUM e PAN usa-se hífen quando o segundo elemento começa por H, vogal, M ou N.
Assim:
circum-navegação;
pan-africano;
pan-americano;
pan-mágico.