Clipping Ejud1 número 32 | 22 a 26 de setembro de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 32 | 22 a 26 de setembro de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
Escola Judicial convida para o curso Galileu/Pangea-Gab 1º Grau, na modalidade autoinstrucional, com duração 2h30min
Curso compartilhado pela Ejud4, do regional desenvolvedor do Sistema Galileu, foi modelado a partir da gravação da aula telepresencial ministrada pelo juiz Rodrigo Trindade de Souza e pelo analista judiciário Marcelo Silva de Souza, ambos do TRT4.
Além de estruturar todo o relatório da sentença, o Galileu também apresenta subsídios potencialmente úteis para a construção da decisão em si. Para cada tema em discussão no processo, de forma individualizada, busca precedentes qualificados e apreciações analíticas produzidas por rede colaborativa de tribunais. Sua base é a jurisprudência consolidada nas cortes regionais e superiores e também os textos padronizados do próprio magistrado referentes ao tema. Apenas em abril, primeiro mês de uso, o sistema Galileu auxiliou na geração de 1.954 minutas.
Para saber mais, acesse o portal do sistema https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/galileu
PARA FAZER O CURSO, ACESSE O AVA DA EJUD1 https://ensino.trt1.jus.br/ej/course/view.php?id=965
Bons estudos!
Roda de conversa feminina vai debater microagressões às mulheres que ocorrem de formas sutis (6/10)
A Ouvidoria da Mulher e a Ejud1 convidam magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas para participarem de mais uma “Roda de Conversa Feminina”, no dia 6/10, das 14h às 16h, na modalidade telepresencial.
O tema da conversa será “Microagressões e a sutileza da violência: quando a discriminação vem disfarçada de ‘brincadeira’, ‘opinião’ ou ‘elogio’”.
De acordo com as organizadoras, a roda de conversa será um espaço seguro e acolhedor para reflexão sobre como manifestações sutis de preconceito – muitas vezes mascaradas de humor, elogio ou “sinceridade” – afetam o bem-estar e a autoestima das mulheres. Serão debatidas situações cotidianas que revelam formas veladas de discriminação de gênero, bem como estratégias de enfrentamento para a construção de ambientes mais respeitosos. A iniciativa é da Ouvidoria da Mulher e do Subcomitê de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, com o apoio da Escola Judicial.
Inscrições aqui.
Ejud1 e Comissão de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua do TRT1 convidam para o 3º Encontro do Programa Pop Rua Jud
3 de outubro
Horário: das 9h às 12h
Modalidade: Presencial
Local: Sala 3 da Ejud1
Carga Horária: 3 horas
Vagas: 50
Docentes: CARLOS CHERNICHARO | Ouvidor e
Coordenador da Comissão de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua do TRT1
CARINA RODRIGUES BICALHO | Ouvidora da Mulher e membra da Comissão
JORGE FERNANDES DA SILVA | Servidor do TRT1
MARCIA HELENA ALVES | Servidora do TRT1
MARIANA COSTA RIBAS| Servidora do TRT1
Público-alvo: Magistrados e magistradas, ativos(as) e aposentados(as), servidores e servidoras
Inscrições aqui.
As Escolas Judiciais dos TRTs do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Ejud1, Ejud17) convidam todas as pessoas interessadas para o Seminário Internacional - Inteligência Artificial e seus Impactos nas Relações de Trabalho, dias 9 e 10 de outubro.
O Seminário Internacional será realizado nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, na modalidade presencial - no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom.
Opções de participação PRESENCIAL e TELEPRESENCIAL.
Aos que optarem pela modalidade telepresencial, o link da transmissão será enviado via e-mail.
O evento contará com tradução.
A Ejud1 convida para a apresentação do relatório da pesquisa "Diagnóstico Preliminar da Atuação dos Centros de Inteligência dos Tribunais", dia 15 de outubro, na modalidade telepresencial
Financiada pela Escola Judicial do TRT1 e selecionada para o 3º Congresso Nacional de Pesquisa Judiciária da Justiça do Trabalho, realizado em agosto, os pesquisadores Marcelo Burgos, Gabriel Banaggia e Carla Soares, da PUC-Rio, estarão online, no dia 15 de outubro, das 16h às 18h, para apresentar os resultados a magistradas(os) e servidoras(es). Inscrições abertas.
DATA: 15 de outubro de 2025
HORÁRIO: das 16h às 18h
LOCAL: transmissão pelo Zoom. O link será enviado para o e-mail corporativo informado no formulário de inscrição.
PESQUISADORES DA PUC-RJ: Marcelo Burgos, Gabriel Banaggia e Carla Soares.
MESA DE ABERTURA: Direção da EJUD1 e convidados: Presidência do TRT1, Membros do Centro de Inteligência, Rede de Pesquisa Judiciária do Segmento Justiça do Trabalho, magistrados e servidores.
Escola Judicial disponibiliza novo episódio do Leituras Teóricas, com o ministro Alberto Balazeiro, do TST
Leituras Teóricas de julho
Episódio 5/2025
Livro: Processo Estrutural Laboral: principiologia, autonomia e causuística,
Entrevistado:
ALBERTO BASTOS BALAZEIRO Ministro do TST
Autoinstrucional | 1 hora
Escola Judicial disponibiliza área de notícias em seu portal institucional e os links da programação mensal, da abertura de inscrições, do canal no Youtube e da Estante Digital em seu perfil no Instagram
O objetivo é ampliar a divulgação das atividades da Escola, como cursos, simpósios, seminários, para os públicos interno e externo, além de facilitar as inscrições.
A Escola informa também que possui perfil no Instagram com todos os links de interesse de magistrados(as), servidores(as) e público externo, na BIO, tais como programação mensal, inscrições abertas, o canal no Youtube e a Estante Digital - paralelamente à divulgação via e-mail institucional e Clipping semanal
Para acessar as notícias no portal, clique aqui
Para seguir a Escola Judicial no Instagram, clique aqui
Pensando em agilizar e facilitar o acesso à informação, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou esta semana um portal que reunirá dados consolidados de todos os seus colegiados temáticos. Esse ambiente virtual é direcionado ao público interno, mas também poderá servir como base de pesquisa para outros tribunais.
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DO TST
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICAS DE LEITURA
Artigo
Lançado em 13/09, durante a programação do 11º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, o dossiê Terra e Território no Cerrado denuncia o ecogenocídio no bioma. O documento revela não apenas a devastação ambiental causada pelo agronegócio e pelo desmatamento, mas também a ameaça ao modo de viver e à cultura dos povos cerratenses, como comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, ribeirinhas e camponesas.
O dossiê de 155 páginas, produzido pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, reúne indicadores de duas décadas, entre os anos 2000 e 2021. Os dados apresentados apontam que a área desmatada no bioma cresceu 40%, com uma média de 1,45 milhão de hectares perdidos por ano. Em 2000, foram registrados 71,8 milhões de hectares desmatados; já em 2021, esse número chegou a 100,77 milhões de hectares (continuar leitura)
Por Caína Castanha | Brasil de Fato
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizará, em março de 2026, a II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), treze anos após a primeira edição. O evento ocorrerá após etapas estaduais e distrital agendadas para o segundo semestre de 2025, como parte da estratégia do Governo Federal de fortalecer a participação social e o diálogo entre trabalhadores, empregadores e poder público.
O documento-base da II CNT, divulgado pelo MTE, destaca o contexto de profundas transformações no mundo do trabalho, agravadas por transições tecnológica, digital, ecológica e demográfica. A Conferência tem como objetivo central formular diretrizes para políticas públicas que promovam trabalho decente, inclusão produtiva e transição justa, alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à soberania nacional.(continuar leitura)
Fonte: DIAP
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
“Anexo” é um adjetivo, e não advérbio
Logo, diz-se:
"Segue anexo o arquivo eletrônico";
"Seguem anexas as razões finais”,
e não “em anexo”.