Clipping Ejud1 número 31| 15 a 19 de setembro de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 31| 15 a 19 de setembro de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
As Escolas Judiciais dos TRTs do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Ejud1, Ejud17) convidam todas as pessoas interessadas para o Seminário Internacional - Inteligência Artificial e seus Impactos nas Relações de Trabalho, dias 9 e 10 de outubro.
O Seminário Internacional será realizado nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, na modalidade presencial - no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom.
Opções de participação PRESENCIAL e TELEPRESENCIAL.
Aos que optarem pela modalidade telepresencial, o link da transmissão será enviado via e-mail.
O evento contará com tradução.
A Ejud1 convida para a apresentação do relatório da pesquisa "Diagnóstico Preliminar da Atuação dos Centros de Inteligência dos Tribunais", dia 15 de outubro, na modalidade telepresencial
Financiada pela Escola Judicial do TRT1 e selecionada para o 3º Congresso Nacional de Pesquisa Judiciária da Justiça do Trabalho, realizado em agosto, os pesquisadores Marcelo Burgos, Gabriel Banaggia e Carla Soares, da PUC-Rio, estarão online, no dia 15 de outubro, das 16h às 18h, para apresentar os resultados a magistradas(os) e servidoras(es). Inscrições abertas.
DATA: 15 de outubro de 2025
HORÁRIO: das 16h às 18h
LOCAL: transmissão pelo Zoom. O link será enviado para o e-mail corporativo informado no formulário de inscrição.
PESQUISADORES DA PUC-RJ: Marcelo Burgos, Gabriel Banaggia e Carla Soares.
MESA DE ABERTURA: Direção da EJUD1 e convidados: Presidência do TRT1, Membros do Centro de Inteligência, Rede de Pesquisa Judiciária do Segmento Justiça do Trabalho, magistrados e servidores.
5º Seminário Regional da Ejud1 na Baixada Fluminense "Inteligência Artificial e Direitos Humanos", dia 26 de setembro, no auditório da OAB de Nova Iguaçu
Atenção advogadas(os), estudantes, servidoras(es) e magistradas(os) da Baixada Fluminense: a Escola Judicial do TRT/RJ convida para o 5º Seminário Regional "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIREITOS HUMANOS"
26 de setembro de 2025
9h às 13h
Auditório da OAB de NOVA IGUAÇU
(Rua Humberto Gentil Baroni, 137 - Centro)
Programação
PAINEL 1 - 9h às 11h
OS IMPACTOS DA IA NO DIREITO DO TRABALHO E NA PRÁTICA TRABALHISTA
Painelistas:
SÍLVIA ARÃO – Advogada e Professora
ANA JÚLIA GARCIA – Juíza do TRT da 1ª Região
Mediadora: MÔNICA CARDOSO – Juíza do TRT da 1ª Região
PAINEL 2 - 11h às 13h
DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE REVOLUÇÃO DIGITAL
Painelistas:
QUÉSIA DUTRA – Juíza do TRT da 1ª Região
JÚLIO CÉSAR DA SILVA – Advogado e Professor
MAYANA MACEDO – Procuradora do Trabalho
Mediadora:
SÍLVIA ARÃO – Professora e Advogada
2º Encontro de Diversidade da Anamatra - Por uma Justiça Diversa, Inclusiva e Sustentável
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), por meio da Comissão LGBTQIAPN+, realizará, no dia 25 de setembro, II Encontro de Diversidade, que abordará o tema central "Por uma Justiça, diversa, inclusiva e sustentável". O evento, em formato híbrido, acontecerá das 8h30 às 13h30, com transmissão pelo canal da Anamatra no YouTube (@tvanamatra).
O Encontro tem por objetivo debater os estigmas enfrentados pelas pessoas LGBTQIAPN+ e os desafios para a superação dos preconceitos e violências. A presença das(os) magistradas(os) associadas(os) certamente em muito contribuirá para o sucesso do evento, pela oportunidade de compartilhamento de peculiaridades e experiências locais.
PÚBLICO-ALVO
Magistradas(os) do Trabalho associadas(os) à Anamatra e servidoras(es) da Justiça do Trabalho.
FORMATO
Híbrido, sendo que a participação presencial ocorrerá no auditório* da Anamatra e, a telepresencial, na plataforma Zoom.
INSCRIÇÕES
A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas nesta página, no botão 'Inscreva-se' (menu à direita), até 22 de setembro. Os participantes telepresenciais também deverão realizar a inscrição no evento.
Realizado webinário de apresentação do sistema "Galileu", que lê as principais peças de um processo, busca precedentes e estrutura relatório inicial de minutas de sentença.
O Galileu ajuda a agilizar a elaboração de minutas de sentenças. É um assistente de Inteligência Artificial (IA) que realiza a leitura automática das principais peças do processo, como petição inicial, contestação, atas de audiência, laudos periciais, dentre outras. Nessa análise, identifica todos os temas envolvidos na causa, tanto do ponto de vista do direito material, quanto processual.
Para conhecer o sistema, acesse: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/galileu
A Escola Judicial recebeu o advogado norte-americano Stanley Gacek, ex-diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, para tratar da realização de atividade formativa em 2026
Stanley Gacek foi diretor da Organização Internacional do Trabalho e atualmente está vinculado à UFCW, United Food & Commercial Workers Internacional Union.
Autor de livros publicados sobre direito coletivo do trabalho, Stanley já ministrou curso na Ejud1.
Na ocasião foram debatidos planos para atividades que serão realizadas na EJud1 em 2026.
Escola Judicial disponibiliza área de notícias em seu portal institucional e os links da programação mensal, da abertura de inscrições, do canal no Youtube e da Estante Digital em seu perfil no Instagram
O objetivo é ampliar a divulgação das atividades da Escola, como cursos, simpósios, seminários, para os públicos interno e externo, além de facilitar as inscrições.
A Escola informa também que possui perfil no Instagram com todos os links de interesse de magistrados(as), servidores(as) e público externo, na BIO, tais como programação mensal, inscrições abertas, o canal no Youtube e a Estante Digital - paralelamente à divulgação via e-mail institucional e Clipping semanal
Para acessar as notícias no portal, clique aqui
Para seguir a Escola Judicial no Instagram, clique aqui
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DO TST
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICAS DE LEITURA
Artigo
Corporações promovem cada vez mais ações fictícias de “bem estar”, mas dados são claros: trabalhar nunca causou tanto sofrimento. Neste mês, é preciso lutar por mudanças reais – fortalecimento do SUS e regulação efetiva das dimensões psicossociais do trabalho
Há algo de profundamente perverso na maneira como transformamos sofrimento coletivo em commodity individual. Em tempos de capitalismo consciente, as empresas descobriram que não basta vender produtos – é preciso vender também o bem-estar psicológico. O Setembro Amarelo, que deveria ser um momento de crítica radical às estruturas que produzem morte, transformou-se numa sofisticada operação de maquiagem. . (continuar leitura)
Por Bruno Chapadeiro Ribeiro | Outras Palavras
O conceito de “morte por desespero”, desenvolvido por Anne Case (Universidade de Princeton) e Angus Deaton (Prêmio Nobel de Economia de 2015), analisa o alarmante crescimento de mortes causadas por suicídio, overdose e doenças hepáticas relacionadas ao álcool — sintoma de profundo esgarçamento psicossocial.
Lançado em 2020, o livro Deaths of Despair and the Future of Capitalism já se consolidou como best-seller, e desperta debate urgente sobre o impacto das políticas neoliberais na vida humana.
No Brasil, mesmo que o contexto tenha suas particularidades, o diagnóstico de Case e Deaton encontra forte ressonância — sobretudo quando analisado com lente crítica ao neoliberalismo, que prioriza o capital e o mercado em detrimento da vida e do trabalho digno.(continuar leitura)
Por Marcos Verlaine | Fonte: DIAP
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Recomendações do professor João Pedro, da UNICAMP
“Ambos os dois”, “ambos de dois” ou “ambos a dois” são expressões corretas em português, embora pouco usadas. "Ambos os dois" é, na verdade, um pleonasmo estilístico porque, em latim, “ambos” já significa “os dois”, “as duas partes”. Pleonasmo é redundância ou repetição de ideias ou palavras.
Fonte: Jornal Conversa Pessoal - Secretaria de Recursos Humanos do Senado)