Clipping Ejud1 número 26 | 04 a 08 de agosto de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 26 | 04 a 08 de agosto de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
Ejud1 convida para o seu 5º Simpósio, cujo tema é Direitos Humanos, Infância, Trabalho e Constituição: desafios contemporâneos à efetivação democrática, dia 15/8
Em referência ao Dia Nacional dos Direitos Humanos e em parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no TRT1, atividade ocorrerá dia 15 de agosto, das 13h30 às 17h, no formato de webinário (ao vivo pelo Zoom).
O link da transmissão será enviado por e-mail aos inscritos.
Veja a programação e inscreva-se aqui.
Ejud1 convida magistradas(os) e servidoras(es) para o curso Tópicos Especiais da Economia do Trabalho, com aula inaugural do professor José Dari Krein.
O curso é uma parceria da Escola Judicial com o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Período: de 12/08 a 09/10/2025
Docentes: José Dari Krein, Marcelo Ferrari Manzano, Carolina Troncoso Baltar, Denis Maracci Gimenez, Hugo Rodrigues Dias, Magda Barros Biavaschi, Marcelos Weishauot Proni, Marco Martins da Rocha, Marilane Oliveira Teixeira, Ana Fregnani Colombi e Pietro Rodrigo Borsari.
Ementa: Economia do Trabalho e seus fundamentos teóricos. Padrões de Desenvolvimento e transformações no mercado de Trabalho na América Latina e no Brasil. O debate econômico e a Reforma Trabalhista. Empresas e Relações de Trabalho: mudanças recentes nos sistemas de relações de trabalho.
Duração: 36 horas
Modalidade: Presencial e Telepresencial
Vagas: 100 - TRT1
Vagas SINFOMAT - 20
Público-alvo: Magistrados(as) e Servidores(as)
Detalhes no plano da atividade no link do curso.
Pré-requisito: ter concluído o curso do Eixo Teórico da Formação de Mediador, 40 (quarenta) horas, nos últimos 2 anos.
Modalidade: EaD com Atividades Síncronas e Assíncronas
Público: servidoras e servidores, magistradas e magistrados do TRT1
Convidamos estagiárias, funcionárias terceirizadas, servidoras e magistradas do TRT/RJ para o curso Violências sofridas em razão de gênero e a prática da defesa pessoal - Modulo 1 - Turma 2.
Período: De 18 a 22/08/2025
(De 18 a 21/08/2025 -horários lires - Local: Plataforma AVA Moodle
PRESENCIAL - Dia: 22/08/2025 - de 9h às 13h30 - Local: Prédio Darcy Vargas / 5º andar - Centro de Treinamento da Polícia Judicial
Carga Horária: 6 horas
Últimas vagas nas oficinas de Inteligência Artificial aplicadas ao Judiciário
Telepresencial. Resumo processual. Análise de depoimentos. Análise de laudos pericias. Laudo do perito nomeado pelo Juízo X Prova emprestada: comparativo utilizando a técnica da árvore do pensamento (Tree of Thougths). Pesquisa jurisprudencial com a ferramenta Falcão. Minuta de sentença. Adaptação de qualquer texto ao estilo do magistrado.
Telepresencial. Resumo processual voltado ao segundo grau. Análise e estruturação de depoimentos. Análise de laudos pericias. Laudo do perito nomeado pelo Juízo X Prova emprestada: comparativo utilizando a técnica da árvore do pensamento (Tree of thougths). Pesquisa jurisprudencial com a ferramenta Falcão. Minuta de Votos. Adaptação de qualquer texto ao estilo do desembargador/gabinete.
DATA: 29 de agosto de 2025
HORÁRIO: 9h às 13h
PAINEL 1 – TRABALHO E SAÚDE
PAINEL 2 – ATUALIDADES NO PROCESSO DO TRABALHO
LOCAL : Auditório da OAB de Itaperuna BR 356, Km 1,5, Bairro Cidade Nova
Itaperuna/RJ
A Escola Judicial convida magistradas(os) e servidoras(es) do TRT/RJ e dos demais Regionais da Justiça do Trabalho brasileira para o curso Liberdade Sindical e as Novas Formas de Trabalho: plataformização e os Direitos Coletivos.
Dias: 20/08 e 29/08/2025
Horário: das 16h às 17h30
Modalidade: Telepresencial
Local: AVA Moodle e Plataforma Zoom
Carga Horária: 3 horas
Ações Rescisórias e Mandados de Segurança: aspectos processuais
15AGO a 02OUT
Telepresencial
Magistrados/as e servidores/as
Curso Pangea-Gab
Pangea-Gab - turma 2
21AGO |14h às 16h
Telepresencial
Magistrados/as e servidores/as votistas
Café Virtual 1° Grau
Café Virtual 1° Grau Tema 2: Sobrestamento e Sistema NUGEP (Sistema de Gerenciamento de Precedentes)
21AGO |9h às 11h
Telepresencial
Magistrados/as e servidores/as, preferencialmente do 1º
grau
Café Virtual 2° Grau
Café Virtual 2° Grau Tema 2: Relatórios SAO
29AGO |10h às 12h
Telepresencial
Magistrados/as e servidores/as, preferencialmente do 2º grau
O reconhecimento será concedido anualmente a tribunais e gabinetes que se destacarem na consolidação de jurisprudência e na racionalização do julgamento de demandas repetitivas.
Em alusão ao Agosto Lilás e à sanção da Lei Maria da Penha, há exatos 19 anos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público lançaram, nesta quinta-feira (7/8), o Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar) Eletrônico.
O Fonar é uma ferramenta que identifica fatores que indiquem o risco de a mulher sofrer qualquer forma de violência no âmbito das relações domésticas e familiares, bem como sua gravidade.
http://fonar.pdpj.jus.br/.
Às vésperas do julgamento da prisão de Bolsonaro, embaixada dos EUA ataca Moraes e envia recado aos ministros da 1ª turma, elevando a tensão política e diplomática.
O governo federal publicou o decreto presidencial 12.562/2025, que regulamenta a lei que criou a Política Nacional de Cuidados (PNC), sancionada em dezembro de 2024.
A nova política tem o objetivo de garantir o direito ao cuidado, por meio de políticas públicas que estimulem o compartilhamento das responsabilidades entre homens e mulheres, além do Estado, o setor privado e a sociedade civil.
ATIVIDADES DA EJUD1 COM INSCRIÇÕES ABERTAS OU CONFIRMADAS
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DE TRIBUNAIS SUPERIORES
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICAS DE LEITURA
Carta de Florianópolis – [XIX ENABET]
Carta-manifesto em defesa da soberania nacional, democracia e dos direitos sociais: o trabalho no centro do projeto de desenvolvimento
A Associação Brasileira de Estudos do Trabalho se dirige à sociedade brasileira para afirmar a necessidade imperativa da reconstrução de um projeto nacional de desenvolvimento que tenha no trabalho digno seu eixo estruturante. Diante das múltiplas crises que atravessam o país — econômica, social, ambiental e política — é urgente construir caminhos que promovam justiça social, soberania nacional e sustentabilidade.
Reafirmamos que o trabalho, em suas diversas formas e expressões, deve ser o eixo estruturante de um projeto de desenvolvimento. Valorizar o trabalho significa enfrentar a precarização, ampliar a formalização, fortalecer a proteção social e construir políticas públicas que assegurem condições laborais e de vida dignas e seguras para todos os trabalhadores e trabalhadoras, o que inclui o fim da jornada 6 por 1, o impedimento que se aprovem jornadas 7 por zero e a ampliação das discussões rumo à redução da jornada de trabalho no país, que atualmente é de 44h semanais.
Fronteiras entre trabalho formal e informal já se diluem, exigindo outros esforços analíticos. Em meio às mutações do capitalismo e às novas formas de captura da riqueza social, surge uma dualidade mais precisa na sociedade: ter direitos ou ser precarizado.
O Brasil possui uma história peculiar no que se refere ao mercado de trabalho. A constituição desse mercado foi posterior à entrada do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho (DIT), uma vez que predominava o trabalho escravizado entre nós. Essa é uma marca do nosso atraso e das dificuldades de se estabelecer um marco civilizatório que abarque a maioria da nossa população. (continuar leitura...)
Por Liana Carleial .Economista, professora titular em economia da UFPR, Fonte: Outras Palavras. Data original da publicação: 28/07/2025.
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Recomendações do professor João Pedro, da UNICAMP
15. Seja mais ou menos específico..
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação.
Fonte: Jornal Conversa Pessoal - Secretaria de Recursos Humanos do Senado)