Clipping Ejud1 número 14 | 28 de abril a 2 de maio de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 14 | 28 de abril a 2 de maio de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
A atividade visa a suscitar nos participantes a experiência de uma pesquisa etnográfica de um dia, em que passarão atuando em trabalhos que não exigem formação universitária.
São disponibilizadas 16 vagas: servente de limpeza, jardineiro(a), copeiro(a), porteiro(a), recepcionista, mensageiro(a), auxiliar de serviços gerais e orientador(a) de estacionamento.
A atividade inclui a fase preparatória e a produção de relatório, o que totaliza 60 horas.
Livro "Direitos Sociais para Além dos Muros da Constituição" de Eduardo Adamovich
A Escola Judicial disponibilizou o primeiro episódio de 2025 do programa Leituras Teóricas: Livro de Cabeceira, sobre a obra “Direitos Sociais para Além dos Muros da Constituição”. O programa apresenta um bate-papo do desembargador do TRT1 Eduardo Adamovich, autor da publicação, com a diretora da Escola Judicial, desembargadora Sayonara Grillo.
A atividade é autoinstrucional.
Certificação de 1 (uma) hora de atividade formativa para o participante, magistrado(a) ou servidor(a).
Ejud 1 convida para o simpósio "Decolonialidade, Povos Originários e Trabalho: um olhar sobre o passado/futuro", em referência ao Dia de Denúncia contra o Racismo, dia 13 de maio, no Auditório do TRT1
A Escola Judicial realizará a segunda edição do Simpósio Ejud1, com o tema "Decolonialidade, Povos Originários e Trabalho: um olhar sobre o passado/futuro", em referência ao Dia de Denúncia contra o Racismo, dia 13 de maio, no Auditório do TRT1. A atividade é aberta aos públicos interno e externo.
PROGRAMAÇÃO
14h30 - CAFÉ DE BOAS-VINDAS
15h às 15h30 - ABERTURA
15h30 às 18h - MESA DE DEBATES
Trabalho e relações étnico-raciais
Daniela Valle da Rocha Muller - Juíza do Trabalho do TRT1 - Gestora Nacional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante - representante da Região Sudeste.
O direito de consulta prévia, livre e informada na agenda dos povos e comunidades tradicionais no Brasil
Felipe Santos Estrela de Carvalho - Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Esperança Garcia: Escrevivências, Direito à Memória e Ancestralidade
Gabriela Barreto de Sá - Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Os Povos Indígenas e o Mercado de Trabalho no Brasil Contemporâneo
Fernanda Kaingáng - Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas
Mediação: Rogério Lucas Martins - Desembargador do Trabalho do TRT1
3º Simpósio Ejud1: "Simpósio Internacional As Novas Fronteiras de Regulação do Trabalho Protegido em Uma Perspectiva Comparada: o trabalho no século XXI", em referência ao Dia Internacional do Trabalho, dias 19 e 20 de maio
A Escola Judicial convida para 3º Simpósio Ejud1: "Simpósio Internacional As Novas Fronteiras de Regulação do Trabalho Protegido em Uma Perspectiva Comparada: o trabalho no século XXI" em referência ao Dia Internacional do Trabalho, que ocorre nos dias 19 e 20 de maio.
Dia: 19/05/2025 - das 9h às 17h - Presencial com transmissão pelo Youtube da EJUD1
Local: Auditório do TRT1 - Prédio-sede - Rua da Imprensa, s/n Centro - RJ - 4º andar
Dia: 20/05/2025 - das 10h às 17h - Telepresencial com transmissão pelo Youtube da EJUD1
Você pode conferir a programação completa no link de inscrição abaixo.
Ejud1 convida para aula aberta com o jurista Lenio Streck e mediação do desembargador José Nascimento, às 16h do dia 14, no Foro da Lavradio
Aula Aberta com Lenio Streck
Por que não existem respostas antes das perguntas? O direito, os precedentes e a "hermenêutica da literatura".
Mediação: José Nascimento Araújo Netto, desembargador do TRT1.
Dia 14MAI | 16h às 18h
Foro da Lavradio - 10º andar
Públicos interno e externo
Reportagem do TST mostra processos históricos do acervo do Memorial Ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes
Seis Tribunais Regionais do Trabalho passaram a utilizar a plataforma Tramita GOV.BR.
Com isso, já são nove os órgãos da Justiça do Trabalho que utilizam a solução, que permite a tramitação externa de processos e documentos avulsos, de forma totalmente digital, entre órgãos e entidades que utilizam diferentes sistemas de processo eletrônico (SPE).
O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho fixou teses jurídicas em 12 novos temas, em procedimento de reafirmação de sua jurisprudência. São matérias que, por já estarem pacificadas, ou seja, em que não há mais divergências entre as Turmas e a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), foram submetidas ao rito dos recursos repetitivos para a definição de tese vinculante.
O passamento do papa Francisco em 21 de abril comoveu o mundo cristão. Após um esforço tremendo para abençoar os fiéis no domingo de Páscoa, o Sumo Pontífice findou de forma tocante sua magnífica missão de paz e esperança na Terra.
A melhor forma de honrar sua memória é refletir sobre os seus ensinamentos, por palavras e atos. Jorge Bergoglio, em sua missão apostólica, sempre defendeu os direitos da classe trabalhadora.
RESERVE A DATA: ATIVIDADES DA EJUD1 COM INSCRIÇÕES ABERTAS OU CONFIRMADAS
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DE TRIBUNAIS SUPERIORES
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICA DE LEITURA
Ao conferir interpretação ampla e irrestrita ao texto da norma sobre terceirização, o STF, liderado por influente corrente liberal, promoveu uma nova Reforma Trabalhista, de maior envergadura do que aquela promovida pelo legislador.
A pretexto de manter a autoridade dos julgados nas decisões constitucionais sobre terceirização, a maioria dos ministros da Corte tem validado todo e qualquer contrato de natureza civil assinado por trabalhadores com empresas contratantes, destruindo assim a pedra fundamental do Direito do Trabalho, que é o contrato realidade. Não estamos diante, apenas, de um erro jurídico grosseiro da Corte Suprema: trata-se de decisão política de sua fração majoritária, fundada não apenas na ideologia dos Ministros mais influentes do tribunal, mas, sobretudo, decorrente dos lobbies empresariais exercidos sobre a cúpula do Judiciário, que incluem o acesso direto do patronato aos juízes constitucionais em alegres conclaves internacionais, custeados por nebulosas e ricas entidades da “sociedade civil” para promover “o bem do país”.
Autor: Cássio Casagrande, Rodrigo Carelli. Editora: Venturoli. Ano: 2025
Fonte: https://www.dmtemdebate.com.br/a-suprema-corte-contra-os-trabalhadores/
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Assistir
Assistir ao significa presenciar; assistir o significa socorrer.
Assim: "O advogado assistiu à audiência (participou da audiência, esteve presente a ela) e não se manifestou".
Mas: "O médico assistiu o juiz (socorreu) durante a audiência".