Clipping Ejud1 número 07 | 17 a 20 de fevereiro de 2025 | imagens com texto alternativo para deficientes visuais
Clipping Ejud1 número 07 | 17 a 20 de fevereiro de 2025 | imagens com texto alternativo para deficientes visuais
DESTAQUES
A Escola Judicial convida a todas/os para a exibição do documentário “Justiça” seguida de uma conversa com a diretora do filme, Guta Ramos, e o desembargador do Tribunal de Justiça Sérgio Verani.
O projeto “Fotografias do Trabalho” se propõe a ser um espaço de reflexão e debate sobre temas jurídicos, sociais e trabalhistas. Sejam bem-vindas/os
Data: 25 de fevereiro de 2025 | Horário: das 16h às 18h (exibição do filme) e das 18h às 19h (roda de conversas)
Local: Sala de Cinema do Centro Cultural da Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241, térreo - Centro, Rio de Janeiro.
Vagas limitadas | Inscrições aqui.
Guarde esta data
14 de março de 2025
1º Simpósio EJUD1 | Dia Internacional da Mulher:
Em busca de Igualdade
Palestrantes:
Adriana Cruz - Juíza Secretária-Geral do CNJ
Bárbara Ferrito - Juíza do TRT1
Luciana Boiteux - Professora da UFRJ
Márcia Nina - Professora da PUC-Rio
Maria Cecília Máximo - Professora da PUC-Minas
Mariana Mazzini - Coordenadora-Geral de Gestão da Informação da Secretaria Nacional de Cuidados e Família
Marilane Teixeira - Professora da UNICAMP
Vagas esgotadas para a Oficina sobre protocolo de julgamento, com a juíza Patrícia Maeda.
A Escola Judicial informa que estão encerradas as inscrições para a Oficina Julgamento com Perspectiva Antidiscriminatória, Interseccional e Inclusiva com a juíza do Trabalho Patrícia Maeda, dia 07/03/2025, com duração de 6 horas, para magistrados/as e servidores/as deste TRT.
Patrícia Maeda é Juíza do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), mestra e doutora em Direito do Trabalho pela USP e foi colaboradora no grupo de trabalho que desenvolveu o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no CNJ.
O CSJT, em parceria com o TST ecom a Enamat, vai promover o “Webinário Chat-JT: Primeiros passos” nos dias 21 e 28 de fevereiro, das 10h às 11h.
As inscrições já estão abertas e a participação nos dois dias de evento vai gerar certificação para magistrados, servidores e estagiários da Justiça do Trabalho de todo o país.
O link das transmissões será enviado por e-mail após a confirmação da inscrição.
A atividade é uma promoção do CSJT e em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o CEduc-JT, por meio do email ead@csjt.jus.br ou telefone (61) 3043-3391.
CJF: Edital de Seleção para participação no curso Desafios da Democracia no Século XXI - 3ª edição, presencial, em São Paulo
O Coordenador da FGV-Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, comunica a abertura das inscrições e as normas do processo seletivo de candidatos(as) para o curso de aperfeiçoamento “Os Desafios da Democracia no Século XXI - 3a Edição”.
O curso é presencial e será realizado no período de 31 de março a 4 de abril, em São Paulo. Serão concedidas passagens e diárias aos magistrados selecionados.
As inscrições serão avaliadas observando-se os seguintes critérios: 1. Relevância da participação para a atuação do magistrado, conforme exposto na carta de motivação; 2. Publicações no âmbito do tema do evento; 3. Experiência profissional e área de atuação do magistrado; 4, Distribuição geográfica e diversidade de tribunais representados. Será assegurada a igualdade de gênero.
As inscrições devem ser enviadas até o dia 28 de fevereiro de 2025, seguindo as orientações constantes Clique aqui.
A norma traz orientações para diretrizes, requisitos e de estrutura de governança para o desenvolvimento, uso e auditabilidade de ferramentas de inteligência artificial na Justiça, garantindo a conformidade com normas éticas, a proteção de dados pessoais, a mitigação de riscos e a supervisão humana no uso dessas tecnologias.
A Justiça do Trabalho reconheceu o vínculo de trabalho da empregada doméstica mantida em situação análoga à escravidão por mais de 70 anos. Os empregadores, mãe e filho, terão que pagar à vítima uma indenização por danos morais individuais no valor de R$ 600 mil, além das verbas trabalhistas de todo o período trabalhado.
Na sentença, o juiz do Trabalho Leonardo Campos Mutti, da 30ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, reconheceu o trabalho em condições análogas à de escravo no âmbito doméstico, conforme as condutas tipificadas no art. 149 do Código Penal.
A Escola Judicial comunica aos estudantes que requereram inscrição no processo seletivo para Estágio em Direito no TRT/RJ que a relação das inscrições homologadas e não homologadas está disponível no portal do TRT: www.trt1.jus.br + escola judicial + estágios, agrupadas por cidade pretendida.
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DE TRIBUNAIS SUPERIORES
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICA DE LEITURA
Ouvir as pessoas com deficiência é o primeiro passo para entender quais são as suas necessidades e desenvolver iniciativas que realmente atendam às demandas.
Por Eduardo de Oliveira, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil via https://www.dmtemdebate.com.br
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"A princípio" e "em princípio" têm significados distintos.
"A princípio" significa "inicialmente, no começo, no princípio"; “em princípio” significa "em tese", "teoricamente".
Assim:
"A princípio, toda a prova processual pendia para o acusado, mas essa impressão desapareceu com a perícia grafotécnica".
Ou: "Em princípio (=por princípios religiosos), ele é contra o aborto"
(cf. Sérgio Nogueira, "O Português do dia a dia", Rocco, 2003).