Clipping Ejud1 número 05 | 03 a 07 de fevereiro de 2025 | imagens com texto alternativo para deficientes visuais
Clipping Ejud1 número 05 | 03 a 07 de fevereiro de 2025 | imagens com texto alternativo para deficientes visuais
DESTAQUES
O Chat-JT é uma ferramenta similar aos principais produtos de mercado, mas voltado exclusivamente para auxiliar profissionais da Justiça do Trabalho nas suas mais diversas atividades, tais como, a automatização de consultas, rotinas dos fluxos de trabalho e na tomada de decisões estratégicas.
O número de reclamações contra decisões da Justiça do Trabalho recebidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aumentou pelo terceiro ano consecutivo em 2024. Foram 4.274 ações do tipo no ano passado, um crescimento de 65% em relação a 2023 (com 2.594 reclamações). Elas representaram 42% do total recebido pelo Supremo no período e, pela primeira vez, ultrapassaram as processuais civis.
Por trás do “boom” de reclamações contra decisões da Justiça do Trabalho estão os debates sobre terceirização e pejotização, avalia a professora de Direito do Trabalho e Previdenciário da Fundação Getulio Vargas (FGV), Olívia Pasqualeto.
Ejud1 promoverá curso sobre protocolo de julgamento dia 7 de março. Inscrições em breve
A Escola Judicial informa que está em tratativas com a juíza do Trabalho Patrícia Maeda para promover o curso Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Antidiscriminatória neste TRT, dia 07/03/2025, com duração de 6 horas, para magistrados/as e servidores/as.
Patrícia Maeda é Juíza do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), mestra e doutora em Direito do Trabalho pela USP e foi colaboradora no grupo de trabalho que desenvolveu o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no CNJ.
"Etarismo e Direitos da Pessoa Idosa" é tema de curso promovido pela Ejud10, dia 14, das 14h às 16h.
Etarismo é o preconceito contra pessoas com base na sua idade. Os idosos constituem o grupo que mais sofre com o etarismo no Brasil e no mundo, mas jovens também podem sofrer o preconceito.
O objetivo da palestra é dissipar conceitos errôneos sobre diferentes faixas etárias, e reduzir o preconceito e a discriminação, ao fornecer informações corretas e exemplos que combatam os estereótipos.
Os interessados devem se inscrever até 12 de fevereiro, quarta-feira, pelo link: https://sigep.trt10.jus.br/ejud/ .
A Ejud1 informa que estão abertas as inscriçóes para estudantes de Direito (do quatro ao nono período) interessados em estagiar no TRT1. A bolsa-auxílio é de R$1.035,00 e o auxílio-transporte é de R$10,00 por dia. A jornada é de 4 horas.
As unidades do TRT com vagas estão nos municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Magé, Maricá, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Resende, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.
Os interessados podem obter detalhes no Edital que está disponível no sítio da Ejud1 (veja aqui).
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DO TST
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICA DE LEITURA
Autor: Carlos Henrique Borlido Haddad; Lívia Mendes Moreira Miraglia; Maria Carolina Fernandes Oliveira (org.)
Editora: Expert. Ano: 2025
"Ao abrir este livro, o leitor entrará em território muitas vezes silencioso e desconhecido, onde as paredes das casas grandes escondem histórias de sofrimento e resistência, e ao mesmo tempo de coragem e liberdade. “O QUE ESCONDEM AS CASAS GRANDES DO BRASIL NO SÉCULO XXI?” é tanto uma denúncia quanto uma luz que se coloca na triste realidade do trabalho escravo doméstico nas residências brasileiras".
O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL DE FORMA GRATUITA NO SITE DA EDITORA. PARA BAIXÁ-LO, CLIQUE NO TÍTULO.
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
“Onde” e “aonde”.
As duas formas existem, mas aonde somente se usa com verbos que indicam movimento, como ir, vir, voltar, retornar, chegar, sair, levar, subir, descer etc. Para os verbos estáticos, isto é, que não sinalizam movimento, usa-se onde. Assim: “Onde está o juiz?”. Mas: “Aonde a magistratura vai parar desse jeito?”