Clique em uma pergunta:
O projeto Eleitor do Futuro tem como objetivo promover o exercício da cidadania e despertar nos estudantes o interesse pela participação política e pelo processo democrático. Para isso propõe a vivência de um pleito eleitoral, na perspectiva de que os estudantes conheçam as etapas e procedimentos de uma eleição e compreendam a aproximação entre eleição e democracia.
Esta aproximação é proporcionada por meio de uma eleição em urnas eletrônicas, utilizando títulos eleitorais fictícios e todos os procedimentos próprios de uma eleição oficial, em que são eleitos Partidos Fictícios.
O Partido Político ou a Chapa vencedora do pleito, a critério da Direção da Escola poderá implantar a proposta eleitoral vencedora.
O projeto Eleitor do Futuro compõe o rol de projetos de Educação para a Cidadania ofertados pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PR, e não apresenta em nenhuma hipótese, qualquer conotação de cunho ideológico ou partidário.
O projeto preferencialmente tem como público alvo os estudantes, preferencialmente do 1o ao 5o, podendo também ser realizado com turmas do 6o ao 9o ano do ensino fundamental.
A Seção de Educação para Cidadania Política da EJE/PR, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Diretores e alunos das Escolas parceiras, Cartórios Eleitorais de Curitiba e região metropolitana.
A escola deve compor uma comissão de estudantes para auxiliar na organização dos trabalhos e todos os estudantes da escola serão cadastrados e poderão votar.
A cerimônia de diplomação deverá ser realizada na Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná para as escolas da capital, e, preferencialmente no Fórum Eleitoral no caso de escolas do interior do estado.