FONAMEC
O objetivo do Fórum é promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.
O Fonamec, tem âmbito nacional, e é composto pelos Coordenadores dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec – dos Estados e do Distrito Federal e pelos Magistrados dirigentes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc.
O Fórum Nacional de Conciliação e Mediação promoverá uma programação especial, abordando temas essenciais para o aprimoramento da mediação e conciliação no sistema de justiça brasileiro. Na tarde do dia 24 de abril de 2025, os(as) inscritos(as) serão distribuídos em oficinas que tratarão de temas como mediação, conciliação, inclusão digital, inovação e sustentabilidade. Durante essas atividades, terão a oportunidade de visitar uma escola localizada em região periférica da capital, onde irão atuar em atividades de orientação jurídica, tentativas de conciliação e confecção de sentenças, proporcionando um aprendizado prático e engajado na realidade social.
Além disso, visitarão uma base de fórum classificada como ponto de inclusão digital, que se destacou nacionalmente ao vencer o Prêmio Innovare, maior reconhecimento do judiciário no país. Durante essa visita, os(as) participantes acompanharão a dinâmica de funcionamento do fórum digital, incluindo participação em orientações jurídicas, audiências de tentativa de conciliação e outras modalidades de audiências. Essa experiência possibilitará uma compreensão aprofundada da relevância da inovação para a melhoria dos serviços judiciais e permitirá o desenvolvimento de habilidades para implementar soluções sustentáveis e eficazes dentro do sistema de justiça.
No dia seguinte, 25 de abril de 2025, no período da tarde, os(as) participantes estarão presentes na cerimônia de abertura da Exposição da Justiça Rápida Itinerante, que ocorrerá no Centro Cultural de Documentação Histórica e Memória do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, evento que destaca iniciativas voltadas para a celeridade e eficiência do sistema judiciário. Após a cerimônia, deslocar-se-ão para a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, onde será realizado um intervalo com coffee break, seguido por um momento de conversação que incluirá um breve debate e troca de experiências sobre temas relacionados à mediação e conciliação.
E para enriquecer ainda mais todo aprendizado, os(as) participantes poderão se inscrever no Congresso Internacional dos Juizados Especiais, que conta com uma programação bem diversificada e com a participação de palestrantes e ministrantes nacionais e internacionais renomados.