Graduado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett - UNIBENNETT, Rio de Janeiro, em 1985. Formado na língua inglesa pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, do Rio de Janeiro – 1985. Professor-substituto do Curso de Direito da Universidade Nilton Lins, em períodos dos anos letivos de 1997 e 1998. Foi presidente, examinador e secretário de várias de Comissões de Concurso Público para ingresso na Carreira do MP - AM, em 1989, 2002, 2007 e 2008. Membro da banca examinadora das provas orais do 28º e do 29° Concurso Público para provimento de cargos de Procurador da República. Ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 17 de junho de 2008. Membro da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça. Membro da 1ª Seção e da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio INNOVARE, desde 2013. Presidente da Comissão Permanente de Desburocratização da Administração Pública Brasileira do Senado Federal. Atualmente é o Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM.
Graduado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett - UNIBENNETT, Rio de Janeiro, em 1985; Titular do 3.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Manaus. Ingressou no Judiciário amazonense em 2006, como titular da Comarca de Canutama. Em 2007 foi promovido para a 1.ª Vara de Maués. Em 2015, foi removido para a 1.ª Vara de Iranduba, sendo promovido para o 3.º Juizado Maria da Penha, na capital, em março de 2018. Antes de ser designado juiz auxiliar da presidência do TJAM (para o biênio 2020/2022), cumpriu mandato de dois anos como juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, designado para a função pelo então presidente do STF, ministro Dias Toffoli. Atualmente é Secretário-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM.
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Distrito Federal (CEUB), em Brasilia-DF. Advogou em Goiás e no Distrito Federal até 1989, quando ingressou na Magistratura, após aprovação em concurso no recém-criado Estado do Tocantins. Atuou inicialmente nas Comarcas de Dianópolis, Colméia e Porto Nacional. Foi eleito Juiz Corregedor em duas oportunidades. Em 1994, foi escolhido para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. Em 1996, foi removido por merecimento para o Juizado Especial Criminal da Comarca de Palmas, o primeiro a ser implantado no Tocantins. No mesmo ano, tomou assento na Cadeira n° 34 da Academia Tocantinense de Letras, cujo Patrono é José Vieira Couto de Magalhães. Ainda em 1996, foi escolhido para exercer o cargo de Juiz Eleitoral da 29ª Zona, em Palmas, e em 1998 passa a ser juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral. Foi um dos fundadores do Curso de Direito da Universidade do Tocantins, onde lecionou Introdução ao Estudo do Direito e Direito Constitucional. Em 2001 foi promovido, por merecimento, a Desembargador e, no ano seguinte, eleito Presidente da Corte para o biênio 2003-2005. Em sua gestão à frente do TJTO foi construído o Fórum de Palmas, instalada a Escola Superior da Magistratura (Esmat) e interligada as Comarcas através do sistema de primeiro grau denominado Telejuris. Atualmente é Diretor Geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT e Presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura – COPEDEM.
Graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, especialização em Direito Privado (pela mesma instituição) e em Direito Processual, pela Fundação Getúlio Vargas. Ingressou no Tribunal de Justiça do Amazonas em 2004, aos 52 anos de idade, pelo Quinto Constitucional, em vaga destina à Classe dos Advogados. Seis anos depois chegou à Presidência do TJAM, dirigindo a Corte no biênio 2010/2012. Também exerceu, de 2017 a 2018, o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER/AM), além da Presidência da Corte Eleitoral, no biênio 2018-2020. Atualmente é diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas - ESMAM.