DANIEL RIBEIRO LAGOS 

Graduado Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Paraná (1980). Pós-Graduado em Direito Constitucional pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – FARO (2003). Desembargador do TJRO desde 14/03/2011. Membro da 2ª Câmara Criminal. Foi Corregedor Geral da Justiça do TJRO no biênio 2014/2015. Atualmente é o Presidente do NUPEMEC do TJRO.

AUDARZEAN SANTANA DA SILVA

Juiz de direito do Poder Judiciário de Rondônia. Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2000), Mestrado Profissional em Poder Judiciário pela FGV-RIO (2009), MBA em Poder Judiciário pela FGV (2007) e Pós-Graduação em Gestão Pública com ênfase em Administração Judiciária pela Emeron (2015). Doutor em Ciências Políticas pela UFRGS/FCR. Atualmente é Juiz de Direito Coordenador do CEJUSCs Porto Velho.

HÉLDER RISLER DE OLIVEIRA

Doutorando em Direito Civil - Famílias, pela Universidade Complutense de Madri - UCM. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Pablo Olavide - UPO. Possui Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra- ESG. Professor da Faculdade Católica de Rondônia. Sócio Fundador da Rede Iberolusoamericana de Mediação em Conflitos. Exerceu a função de Secretário Geral do Fórum Internacional de Mediadores Profissionais, Presidente do Instituto Brasileiro de Mediação e Gestão de Conflitos. 

MANUEL FERNANDO MONTIEL TISCAREÑO

Licenciado em Ciências Políticas, mestre em Sociologia e doutor em Humanidades pela Tecnológico de Monterrey. É, também, pós-graduado em Jornalismo pelo Ministério da Educação, mestre em Estudos de Paz pela Universidade de Basel (Suíça) e PhD Humanidades pela Tecnológico de Monterrey. Além disso, tem duas especialidades: a primeira em Transformação de Conflitos - Gestão de Desastres, realizada na Romênia patrocinada pelo Programa das Nações Unidas, e a segunda em Reconstrução Pós-Guerra, realizada na Universidade Europeia para Paz, recebendo por esta última, o prêmio de Educação de Paz pela UNESCO em 1995.


MARIA ELISABETE GUEDES PINTO DA COSTA

Doutora em Educação. Professora Auxiliar da Universidade Lusófona. Pró-Reitora da Universidade Lusófona do Porto (2019 -2022). Pró-Reitora da Universidade Lusófona (desde dezembro de 2022). Diretora do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Coordenadora da Comunidade de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo) – Núcleo de Estudos em Mediação. Sub-Diretora do Mestrado em Literacia dos Media e Cidadania Digital. Avaliadora da European Science Fundation (ESF). Coordenadora do Consórcio Erasmus+ “Direito à Cidade” (KA131-HED-000034185). Membro de Programas Europeus (CreEA.MEM - Organizing European social mediation for the training of social mediators (KA210-VET-000034526) e European Popular University for the production of intervention cases in mediation (KA210-VET-2BFF4177). Membro da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural. Membro do Conselho do Fórum Mundial de Mediação. Membro do Fórum Internacional de Mediadores Profissionais - Embaixada de Portugal (FIMEP-P). Membro da Federação Nacional de Mediadores. Com livros e artigos publicados na área de metodologia de pesquisa qualitativa. 


ANTONIO BERLANGA SÁNCHEZ

Licenciado em Criminologia e Trabalho Social pela Universidade de Valência (Espanha). Especialização em Mediação Penal e Justiça Restaurativa pela Universidade de Valência. (Espanha). Doutor em Didáticas Específicas em Ciências Sociais, Tese "Mediação Policial: Desenho Curricular, Formação e Boas Práticas em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos e Gestão Emocional". Formador em programas de Polícia Comunitária e Mediação Policial em Academias de Polícia. Formador em universidades espanholas e internacionais, e conferencista em congressos e nacionais e internacionais do Instituto Internacional de Estudos em Segurança Global (INISEG) e Diretor da Especialização em Mediação Policial. Diretor do Mestrado Oficial de Gestão Integral de Conflitos, Segurança e Convivência da Universidade Pegaso (ltália).

ALEXANDRE CHINI NETO

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Graduado e pós-graduado em Direito pela Universidade Gama Filho – UGF. Curso de Direito do Consumo na Escola Superior de Ciências do Consumo de Coimbra (Portugal). Professor da Graduação e da Pós-Graduação da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Membro Titular da Academia Fluminense de Letras (cadeira 50). Membro do Fórum Permanente de História do Direito e do Fórum Permanente de Direito Notarial e Registral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Vice-Presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais (FONAJE). Membro do Grupo de Estudos Sobre Juizados Especiais do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB). Membro do Comitê Gestor da Conciliação (CGC/CNJ). Membro do Comitê de Implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Alexandre Chini foi Juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), de agosto de 2018 a agosto de 2020. No mesmo período, integrou: o Observatório Nacional Sobre Questões Ambientais, Econômica e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão (CNJ/CNMP); o Comitê Gestor dos Cadastros Nacionais no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CGCN); o Fórum Nacional da Infância e da Juventude (FONINJ); o Laboratório de Inovações, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LOIDS); o Comitê Gestor da Convenção da apostila – Haia; o Comitê Executivo da Rede Nacional de Cooperação Judiciária; e o Grupo de Trabalho instituído pela Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da Portaria n. 126 de 10 de setembro de 2019, para apresentação de propostas voltadas à melhoria da prestação jurisdicional entregue pelos Juizados Especiais. Presidiu no ano de 2022 o Fórum Nacional de Juizados Especiais - Fonaje.


ALEJANDRO MARCELO NATÓ

Mediador, especialista em conflitos públicos. Mestre em Resolução e Mediação de Conflitos. (Universidade de León, Espanha), Mestre em Cooperação Internacional e Gestão de Projetos. (Instituto Universitário Campus Stellae, Espanha). Doutor em Direito (Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina) Professor Titular da Cátedra Privada de Direito (Ciclo Básico Comum da Universidade de Buenos Aires - UBA). Professor Adjunto de Direito Internacional dos Direitos Humanos da Faculdade de Direito da UBA. Presidente do Centro Internacional para o Estudo da Democracia e da Paz Social. Diretor Acadêmico do Latin American Ombudsman Institute. Coordenador do Gabinete de Gestão de Conflitos da Defesa do Povo da Nação Argentina.


LETÍCIA GARCIA VILALLUENGA

Doutora em Direito pela Universidade Complutense de Madrid (UCM). Prêmio Extraordinário de Doutorado (tese em Mediação Familiar). Professora Titular de Direito Civil. Diretora do Grupo de Pesquisa em Sistemas Cooperativos de Gestão de Conflitos, Negociação, Mediação e Cultura de Paz. Diretora do Mestrado de Mediação e Gestão de Conflitos UCM desde 1997. Presidente e cofundadora da Conferência Internacional de Universidades para o Estudo da Mediación e Conflitos - CUEMYC, desde 2012. Foi Inspetora de Serviços e Inspetora Chefe da UCM (2004-2008), onde desenvolveu a experiência pioneira de mediação em organizações universitárias. Foi Cofundadora e Diretora do Instituto Universitario UCM de Pesquisa em Mediação - IMEDIA (2007-2016). Pesquisadora e Diretora do Projeto Nacional “Aplicação da Mediação à Saúde Pública 2011-2013. Diretora do Projeto “Estratégia na àrea de Educação Formação e Juventude” (2019 – 2021). Pesqiuisadora em mais de 15 projetos nacionais de trasferências de conhecimento à sociedade em MARc. Destaca sua formação internacional: no Programa de  Mestrado  Certificado de Mediação Fundamental (2019) na Universidade da Califórnia, (Faculdade de Direito Hasting) EEUU; Mediação organizacional pela Universidade da Florida- EEUU, em Teoria e Ferramentas do Projeto de Negociação de Harvard (2011) - CMI Grupo. U. Harvard, EEUU; pelo IMI no Programa de Avaliação da Mediação Internacional. É membro de honra do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal, Membro de honra do Observatório de Conflitos da Defensoría do Povo de Buenos Aires (Argentina) e da União Nacional de Juristas de Cuba. E o Fórum Europa Século XXI lhe concedeu a medalha de ouro por sua carreira profissional (2014); a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Brasil) reconhece os serviços prestados na América Latina e no Brasil em prol da Cultura de Paz (2014).

ANTONIO FULLEDA LOPEZ

Magistrado aposentado, Mediador Registrado na lista do Tribunal de Apelação de Montpellier, (cível, família, assistência educacional). Título acadêmico em Direito Penal e Ciências Criminais, Mestre e Doutor em Direito. Auditor de Justiça 1987/1988, juiz de menores Dunkerque 1989-1990, juiz de instrução, Béziers 1991-1992, magistrado Béziers 1992-2003, magistrado Montpellier 2003 a 2007, vice-presidente juiz de I menores (2008/2011). Carcassonne, juiz de execução de sentenças (2011/2013). Carcassinne, Vice-presidente do Tribunal Superior de Narbonne (setembro 2013/outubro de 2021). Professor nas universidades: Montepellier, Beziers, Narbonne, Perpignan (França) professor convidado em universidades, Espanha, Estados Unidos da América, Cuba, México, Bolívia, Paraguai, Argentina, Equador, República Dominicana. Presidente da Associação Biterroise para o Acesso ao Direito. Cofundador da casa René Cassin, ponto de acesso à lei BEZIERS, residente do IRMOC (instituto regional de mediação na Occitânia).

NANCY SORAYA SCANO

Co-coordenadora de projetos de Mediação Comunitária entre Pares em centros prisionais. Mediadora Comunitária, Facilitadora de Mediadoras entre Pares. Membro do Conselho de Administração da AssMedCom - Asociación de Mediación Comunitaria de Génova - Itália. Formação: Curso de formação avançada em "Mediação comunitária em contextos sociais complexos" (Departamento de Ciencias de la Educación, Universidad de Génova). Mestrado Universitário em "Especialista em planejamento, condução e avaliação de intervenções sócio-educativas." (Departamento de Ciencias de la Formación, Universidade de Génova). Pedagoga Licenciada pela Faculdade de Ciencias de la Formación, Curso de Licenciatura em Ciências de la Educación, Especialização Experto em Processos Formativos, Universidade de Génova.

PAULA MARIA NUNES DE MEDEIROS

Mediadora, especialista em interculturalidade. Mestre em Serviço Social, na Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, Tese/ Projeto “A Interpretação Intercultural”. Responsável Regional pelo Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do Algarve, do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.). Supervisora de equipas de mediadores interculturais dos vários gabinetes e serviços do CNAIM Algarve. Secretaria-Geral da Associação de Mulheres Migrantes de Portugal, Representante da Assembleia Municipal de Faro na Comissão de Proteção de Jovens e Crianças de Faro, Algarve.

JOSÉ PASCUAL ORTUÑO MUÑOZ

Advogado há 15 anos e Juiz Cível há 30 anos. Foi professor da disciplina RAC (Alternative Conflict Resolu:ion) na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona. Representante da Espanha na Conferência de Haia. Membro da Rede Judiciária de Cooperação Judiciária Internacional. Presidente da Câmara de Recurso do Tribunal Provincial de Barcelona. Tem sido um promotor da mediação intrajudicial. Representou a Espanha na elaboração da legislação e Europeia sobre mediação. Foi diretor da Escola Judiciária Espanhola e consultor para a criação da Rede FLAMASC (Federação Latino-Americana de Meio Alternativo de Resolução de Conflitos). Autor de inúmeros artigos sobre direito civil e processual, bem como direito de família. Escreveu quatro livros "O Novo Regime Jurídico de Separação e Divórcio"; "A Gestão Positiva dos conflitos familiares" "Justiça sem Juízes"; "Crianças Ingratas", e do romance "Aqueles dias do Saara".

ANA LUIZA PRETEL

Advogada; Administradora de Empresas; Mediadora e Conciliadora no Setores Público e Privado; Arbitra; Palestrante e Professora. Sócia-Diretora da PRETEL Mediação e Arbitragem. Precursora da Mediação Condominial no Brasil. Pós-graduada em Métodos Alternativos de Soluções de Conflitos Humanos - Escola Paulista da Magistratura e Processo Civil - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro das Comissões de Imobiliária e Condominial da OAB São Paulo. Delegada nomeada na cidade de São Paulo pelo FIMEP – Fórum Internacional de Mediadores Profissionais.

VIRGINIA PARDO IRANZO

Professora Catedrática de Direito Processual na Universidade de Valência. Graduada em Direito (1995) e Doutora em Direito (2000) pela mesma Universidade, onde leciona cursos de graduação e pós-graduação. Bolsista Colaboradora (1994) e pesquisadora (FPU 1996-1999); bolsas concedidas pelo Ministério da Educação e Ciência. Realizou estadias de pesquisa nas universidades de Fribourg, Florença, Gênova, Nova York, Londres e Dublin e estadias de ensino nas Universidades de Toulouse (França), Varsóvia (Polônia) e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). No que diz respeito à transmissão de conhecimentos e atividades fora da Universidade, é árbitro internacional desde dezembro de 2012. Presidente do Colégio de Arbitragem da Câmara Comunitária de Arbitragem de Consumo Valenciana desde 2012 e Membro do Grupo de Trabalho de Interpretação da Rede de Laboratórios Forenses Oficiais da Espanha (RLFOE) desde fevereiro de 2013.

MARCELO ROSADILLA 

Mediador, Facilitador, Negociador e Neutro (Rosadilla Dispute Resolution), Advogado inscrito na OAB-RS, com LL.M. em Resolução de Disputas do Straus Institute for Dispute Resolution da Pepperdine University. Mediador voluntário no CAMP (California Academy of Mediation Professionals) e CCR (Center for Conflict Resolution). Professor adjunto da Pepperdine University nos programas acadêmicos de LL.M. do Straus Institute, e no bacharelado do Seaver College. Professor e instrutor de ADR em várias instituições e países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Japão, Inglaterra, França, Suíça e Arábia Saudita.

ISABELA CRISTINA PALUDO

Psicóloga com Pós graduação em Terapia Familiar Sistêmica pela Cefatef-SP. Mediadora de conflitos organizacionais certificada pela Eco Social/ Trigon/IMO. Mediadora Familiar certificada pelo IMAP (Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal). Atua mediando e desenvolvendo cursos/palestras sobre técnicas de Mediação de conflitos e Comunicação não violenta. Atualmente é Analista Judiciária Psicóloga no Tribunal de Justiça de Rondônia.


MARIA ABADIA DE CASTRO MARIANO SOARES LIMA

Juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Foi Juíza de Direito titular do Juizado Especial Cível, Criminal e Fazenda Pública da Comarca de Ji-Paraná. Coordenadora do Curso de Treinamento e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores/2013. Professora do Curso de Preparação para o ingresso na carreira da magistratura da EMERON – Escola da Magistratura de Rondônia, da disciplina Direito Penal e Prática de Sentença Criminal - de 1997 a 2007. Bacharel em direito - Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás/1979. Pós-graduada em Direito Penal, pela UNIR - Fundação Universidade de Rondônia, 2001. Pós-graduada em Direito do Consumo, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, ano letivo 2002/2003. Mestre em Mediação e Gestão de Conflitos pela Universidade Complutense de Madri.


SÉRGIO WILLIAM DOMINGUES TEIXEIRA

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Rondônia. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS / 2014-2018). Mestre em Direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Direito-Rio/ 2006-2008). MBA Judiciário (FGV-Direito-Rio/2007). Especialista em Direito Penal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/1999). Especialista em Educação Psicomotora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS /1987). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/1989-1993). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/1982-1985). Atualmente ocupa o cargo de Juiz de Direito Titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA) da Capital Porto Velho-RO. Membro do DPPAO (Grupo de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas na Amazônia Ocidental), liderando o grupo de trabalho Encarceramento e Trajetórias Humanas. É Professor Associado do Curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/RO) e Professor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON). Tem experiência na área de Direito Penal, Direito Penitenciário e Criminologia, com ênfase no estudo da violência, sistema punitivo e gangues prisionais, atuando principalmente no campo da execução penal.