O projeto educativo da comunidade de aprendizagem da Associação Tempo de Mudar é um projeto local com pensamento global e tem como eixos de intervenção educativa nucleares a Cidadania Participativa, a Saúde e Bem-Estar e a Sustentabilidade e Regeneração Ecológica.
É sustentado em diversas metodologias pedagógicas inovadoras e, nesta primeira fase de implementação, é dirigido a crianças dos 6 aos 10 anos.
A educação é provavelmente uma das ferramentas mais poderosas para, a curto, médio e longo prazo, ajudar a atenuar o impacto humano negativo nos ecossistemas; mas também para proporcionar serviços de saúde preventivos de qualidade; para defender e fortalecer a democracia e os seus valores fundamentais nas sociedades humanas; para defender e promover os direitos humanos e em particular os direitos das crianças.
Os dados empíricos e científicos atuais indicam-nos que a narrativa escolar dominante está obsoleta e necessita de ser profundamente reformulada.
Na ATM o currículo é coconstruído (adultos e crianças), para que as crianças não se limitem a receber passivamente um conhecimento elaborado por outrem e sejam protagonistas da sua própria aprendizagem, transformando a vida escolar numa prática verdadeiramente operatória, em que cada criança tenha a oportunidade de se desenvolver integralmente, sem negligenciar nenhuma das suas potencialidades.
A abordagem educativa assenta nos quatro pilares da educação para o séc. XXI preconizados pela UNESCO (Delors et al., 1996): o Saber, o saber-Fazer, o saber-Ser e o Saber Conviver.
As crianças têm uma sala, que é o seu local de referência e de pertença, mas habitam todos os espaços da instituição, do bairro e outros espaços naturais e culturais da freguesia e da cidade, que sejam do seu interesse e potenciadores de aprendizagens.
Se desejar saber mais informações preencha este formulário.