16 e 17 setembro de 2021

XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE LEITURA E PRODUÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – SLEPES

REALIZAÇÃO: BRASIL - MOÇAMBIQUE


Seminário com palestras, mesas e apresentações de trabalhos

PRORROGAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

SOBRE O EVENTO


1. INTRODUÇÃO



O XIII Seminário Internacional sobre Leitura e Produção no Ensino Superior – SLEPES - é um seminário voltado para a leitura e escrita no ensino superior, ligado à Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras do Brasil, que foi criado em 1999, porém, não está restrito, e nem se destina, somente, aos profissionais da área de Letras. É um evento interdisciplinar e internacional cujo interesse se concentra na leitura, escrita e produção em várias áreas de conhecimento.

É neste contexto de abertura do evento aos profissionais e investigadores que sejam de outras e não apenas de Letras, que o ISMMA (Instituto Superior Maria Mãe de África) viu-se na oportunidade de firmar parceria com a Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras do Brasil para permitir que este evento tivesse sua XIII edição em Moçambique, de modo incentivar pesquisadores nacionais a partilhar experiências com colegas brasileiros em matérias relacionadas à Leitura e Produção Académica no Ensino Superior no contexto de Moçambique, de Brasil e outros países por via de apresentação de trabalhos de pesquisa de pesquisadores destes países.

O tema geral proposto ao XIII SLEPES é: “A escrita académica, a oralidade e a cultura dos povos na produção do conhecimento na universidade contemporânea”.

A partir desta temática geral, a programação do seminário interessa-se em discutir trabalhos de pesquisa com mesmos enfoques abordados na edição anterior deste seminário, nomeadamente:

a. Que teorias e reflexões estão sendo produzidos em diferentes áreas e quais sustentam as pesquisas de estudantes em diferentes áreas de formação universitária?

b. Quais pesquisas e conhecimentos estão a ser produzidos com vista ao desenvolvimento da sociedade na qual estamos inseridos?

c. Como é aliada a teoria e as práticas? Que desafios e dificuldades permeiam a produção de conhecimento no ensino superior?

d. Quais são as principais dinâmicas, vivências ou experiências de escrita e produção de conhecimento no contexto do ensino superior.

e. Que percepções existem sobre a formação e competências para a produção de conhecimento no ensino superior?

f. Que lugar ocupam os saberes da oralidade na produção acadêmica em diferentes áreas?

Refletir sobre a leitura e produção do conhecimento no Ensino Superior requer tematizar o advento de uma passagem que vem se tornando cada vez mais rara: o momento em que um sujeito abandona sua dificuldade para escrever palavras que lhe sejam próprias e se autoriza a iniciar e a sustentar uma produção. No caso do ensino superior, a excessiva reprodução de palavras, conceitos, teorias, entre elas a da própria crítica, nem sempre produtiva, funciona como um silenciador da dimensão da criação. Essas questões não se originam exclusivamente no ensino superior. Muitas dificuldades trazidas para a vivência acadêmica no ensino superior decorrerem de problemas na formação de leitores e escritores ao longo da Educação Básica, daí a necessidade de fazermos a articulação da temática geral desse seminário entre esses dois contextos.

Mantendo-se o propósito da interrogação sobre como estamos aliando no ensino superior contemporâneo às questões relacionadas às teorias, a produção de conhecimento e a formação acadêmica, foram convidados especialistas que possuem trabalhos relevantes na intersecção do tema geral do evento, para discutir: a produção do conhecimento no ensino superior, a leitura e a escrita nos cursos de graduação e de pós-Graduação, a leitura e a escrita na formação de professores, o fazer científico nas diversas áreas do conhecimento, a produção de conhecimento, leitura e escrita no ensino superior em diversos países (ex: Moçambique, Brasil, Peru, Chile e outros).

Dada a sua natureza interdisciplinar, o público para o qual o seminário é destinado inclui professores do ensino superior e educação básica das diversas áreas de conhecimento, estudantes da graduação e pós-graduação, assim como pesquisadores e demais interessados nas discussões propostas pelo evento.



2. OBJETIVOS

2.1. GERAL:


Construir um espaço de reflexão sobre o que a universidade contemporânea e, de modo geral, o ensino superior, tem oferecido como produção de conhecimento nas diversas áreas, considerando-se as suas especificidades;


2.2. ESPECÍFICOS:

a. Debater as relações entre a produção do conhecimento e o espaço social, no que concerne à articulação entre o ensino superior e sociedade;

b. Refletir sobre a contribuição das pesquisas sobre leitura e produção escrita e sua influência na produção acadêmica atual;

c. Desenvolver um momento formativo com a preparação de apresentações de comunicações, mesas-redondas e conferências que contribuirão com o exercício de uma responsabilidade intelectual;

d. Refletir sobre os modos de apropriação do conhecimento no espaço universitário;

e. Problematizar como os diferentes componentes da vida acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) articulam-se para a produção do conhecimento, refletindo sobre o alcance dos sistemas de avaliação institucional no que diz respeito ao conhecimento científico produzido;

f. Discutir os desafios e perspectivas da oralidade na produção, validação e partilha de conhecimento


3. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

A participação através no Seminário pode ser feita em duas modalidades:

  1. Ouvinte: Deve fazer inscrição. Ela é grátis.

  2. Comunicação Oral: Apresentação de trabalhos acadêmicos produzidos em torno do tema do congresso. Os trabalhos serão serão submetidos a avaliação em formato de resumo. A inscrição para apresentação de trabalho é de R$ 20,00 que devem ser pagos após o aceite do trabalho.


4. DATAS IMPORTANTES


Realização:

Com apoio:



O objetivo deste evento é reunir professores-pesquisadores, professores e estudantes para discutir leitura e produção do conhecimento no Ensino Superior.

Contamos com sua presença!