Nome vulgar: guaxinim-sulamericano, jaguacinim, guaxo.
Medidas: Pode chegar a um metro de comprimento incluindo a cauda e pesar até 10 kg.
Descrição: Apresenta uma pelagem variando a coloração do marrom escuro ao acinzentado, sendo prontamente identificado, com uma máscara preta que se estende dos olhos à base da mandíbula e possui cauda longa, peluda e com listras formando de 5 a 10 anéis escuros, que permanece abaixada durante o trote. A cabeça é curta com o focinho pontudo, as orelhas são de coloração preta com bordas brancas, e os olhos são grandes, negros, redondos e quase totalmente orientados para frente. Apresenta os membros torácicos adaptados para segurar alimentos devido às mãos móveis, desprovidas de pelos, espalmadas com dígitos longos e garras não retráteis, o que originou seu nome popular mão-pelada.
Hábitos: É uma espécie principalmente solitária, noturna e terrestre, vivendo preferencialmente perto de fontes de água. São onívoros, comendo frutos, artrópodes, peixes, anfíbios, répteis e pequenas aves e mamíferos.
Habitat: Ocorre desde a América central até a América do Sul, no Brasil ocorre nos na Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa.