O Projeto Integrado de Extensão Acadêmica desenvolvido pelo módulo 2 do Curso de Direito Unifeob se deu em duas fases distintas com objetivos específicos.
1ª Fase:
Na primeira fase foram realizadas atividades relacionadas aos conceitos básicos relativos aos processos da competência do Tribunal do Júri, com trabalho de pesquisa e debates como prática de argumentação. Os estudantes receberam um caso hipotético e, a partir dele, de forma individual, e sob orientação dos professores do módulo, realizaram as fases iniciais do processo: relatório final (inquérito policial); denúncia (acusação); procuração (defesa); resposta à denúncia (defesa).
Na segunda etapa da primeira fase do Projeto, os estudantes foram divididos em grupos de acusação e defesa e, com o auxílio não apenas dos professores do módulo, mas também dos demais docentes do curso de Direito, prepararam e realizaram a audiência de instrução onde assumiram os papéis de todos os atores que dela deveriam participar (Promotor, advogado, vítima, testemunhas e réus).
2ª Fase:
Concretizada a primeira fase (audiência de instrução), teve início a segunda fase, quando foram realizadas atividades em equipe para a preparação do processo para julgamento em plenário (Tribunal do Júri). O Projeto Integrado finaliza com a realização da sessão do Plenário do Júri. A sessão se inicia com a escolha dos 7 (sete) jurados que compõem o Conselho de Sentença. Posteriormente, foram ouvidas as testemunhas, que responderam às questões elaboradas pelo Ministério Público e pelos Advogados da defesa. Procedeu-se os interrogatórios dos réus pela Acusação (Promotor de Justiça) e pela Defesa (Advogado). Após, ocorreram os debates entre os Promotores (acusação) e Advogados (defesa). Finalizados os debates, os jurados responderam aos quesitos formulados pelo Juiz que tratam sobre a materialidade, autoria e a absolvição ou não do réu. Concluída a decisão do Conselho de Sentença, o Juiz proclama a sentença.
O Projeto Integrado de Extensão Acadêmica do módulo 2 do curso de Direito tem por objetivo desenvolver as seguintes competências técnicas e habilidades como, por exemplo, elaborar, apresentar e sustentar argumentos pertinentes e de forma racional; desenvolver capacidade de análise e crítica; realizar pesquisa eletrônica de material jurídico; utilizar corretamente terminologia e categorias jurídicas; e trabalhar de forma organizada e planejada.
Professores do Módulo: Carlos Henrique Rossi Beraldo, Daniele Arcolini Cassucci de Lima, Ildelisa Cabral, Mácia Cristina Maeno de Campos.
Professores convidados: Cyro Gilberto Nogueira Sanseverino, Gustavo Massari, Juliano Vieira Zappia e William Cardozo Silva.