Olá, bem-vindo à exposição do Dia da Língua Materna - 21 de fevereiro!

O objetivo é inspirá-lo a descobrir o maravilhoso mundo português de pessoas, cultura, natureza e idioma. A exposição inclui uma seleção de obras de alunos de Sollentuna que têm o português como língua materna. Queremos também chamar a atenção para os 9 países que têm o português como língua oficial

O português é a 5ª língua do mundo e a 3ª língua europeia (depois do inglês e do espanhol) mais falada no planeta, com uma soma estimada em 272,9 milhões de falantes. Forma parte das famílias das línguas românticas juntamente com o espanhol, o francês, o italiano e o romano. E, ainda que suas raízes estejam na Europa a maior parte dos falantes de português, 210 milhões vivem em outras partes do mundo, como se disse antes, é a 5ª língua mais falada no planeta.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) consiste em nove países independentes que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.

Mapa das línguas portuguesas:

Por que comemoramos o Dia da Língua Materna?

Existem cerca de 7.000 idiomas no mundo, mas mais da metade deles correm risco de extinção dentro de alguns anos. Esta é uma das razões pelas quais o Dia da Língua Materna foi instituído pela Unesco em 1999. É comemorado a cada 21 de fevereiro em todo o mundo para comemorar o direito de todas as pessoas de falar e escrever livremente sua língua materna. Vídeo da Unescos Idiomas importam! (aqui à esquerda) é sobre a importância de preservar a diversidade linguística. Leia mais no site da Unesco

Palácio da Alvorada

Jardim do Palácio

Alguns dos stilos musicais brasileiros: 

Poucos países podem ser orgulhar de ter uma história musical tão incrível, que influenciou o resto do mundo, como a do Brasil. 











Descubra o mundo português:

Visite também a seção Mundo Português para ver o trabalho incrível que alunos de 7º ao 9º ano fizeram sobre os países onde eles têm suas raízes.



Esperamos que você goste, e obrigada por nos visitar!