SoaresBasto: Património com Arte

(Re) Descobrir a Escola e o nosso Concelho

O Plano Nacional das Artes (PNA), iniciativa dos ministérios da Cultura e da Educação, procura promover a transformação social mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos. Tem, por isso, como objetivo principal facilitar o acesso às artes da comunidade educativa e, em particular, dos alunos.

Deste modo, pretende-se promover a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e de aprendizagem ao longo da vida. Concomitantemente, é nossa pretensão utilizar o poder “indisciplinador” das artes para “desassossegar” a comunidade e romper com o paradigma do conformismo e do alheamento em que se vive, e promover uma participação ativa na vida e na história da Escola e da Cidade, devolvendo a memória cultural e coletiva à comunidade, aproximando-a da Escola e das aprendizagens que nela se devem realizar.

Ora, o Agrupamento de Escolas Soares Basto (AESB) integra o conjunto de escolas que se encontram inscritas no Plano Nacional das Artes, desde 2021/2022 e, neste momento, materializa-se esta nossa pretensão no Projeto Cultural de Escola que se apresenta, baseado no tema (Re)Descobrir a Escola e o Concelho, que tenciona, para além do já referido, combater a iliteracia cultural, reavivando a história, os costumes e as tradições, o gosto pela leitura e pelas artes, procurando-se perpetuar a identidade e ethos das duas comunidades – o AESB e o seu contexto territorial, social e cultural.

Nesse sentido, construiu-se o Plano Cultural de Escola (PCE), e pretende-se, a longo prazo, que o mesmo seja executado através de um plano estratégico e de atividades, a serem implementadas de forma colaborativa, articuladas com o currículo, e que sejam dinamizadas dentro e fora da escola.