Vamos falar um pouco sobre o processo de inserção das crianças na Educação Infantil?
O processo de inserção é marcado por muitas expectativas e para muitas famílias e crianças é a sua primeira experiência na Educação Infantil, o que traz mudanças à vida da criança, ela vive de um ambiente familiar de cuidados individual e passa a conviver parte do seu dia com pessoas inicialmente estranhas em um espaço que é coletivo e que tem uma dinâmica diferente daquela vivenciada em casa.
Esse processo também se dá às crianças que já fazem parte da unidade educativa visto que os profissionais mudam e as crianças muitas vezes também não são as mesmas. Sobretudo neste ano de 2021, temos um momento bastante atípico pois se em qualquer processo de inserção em condições normais de atendimento a criança pode estranhar o profissional, o que é normal, agora mais ainda, pois devido a covid e os protocolos de segurança os profissionais da unidade terão que usar máscara, face shield e avental, o que torna esse processo um pouco mais delicado.
Durante o processo de inserção, os primeiros dias a criança fica na unidade, acompanhada do familiar (se necessário) com horários reduzidos para respeitar os protocolos de segurança e respeitar seu tempo de apropriação do ambiente. Com o passar dos dias esse horário vai sendo ampliado gradativamente, pois a inserção acontece de maneira gradual e conforme a especificidade de cada criança.
12º AÇÃO COMUNICATIVA
Olá Crianças e Famílias!
Um dos temas de maior destaque e importância dos últimos tempos é sobre a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Porém, o que mais assistimos é o impacto negativo das ações do homem sobre a natureza.
Se buscamos um mundo melhor, precisamos de atitudes melhores, de pessoas que sejam capazes de refletir, reciclar as idéias e, que consigam transformar conhecimento em atitude para cuidar do nosso planeta. E nada melhor que começar pelas crianças que, diante de bons exemplos dos pais, professores e amigos, aprendem, mudam suas atitudes e as tornam um hábito que perdura para toda vida.
O que podemos fazer para salvar o nosso planeta?
Convidamos vocês famílias e crianças a assistirem ao vídeo da turma da Mônica, para juntos refletirmos sobre nossas práticas!
11 º AÇÃO COMUNICATIVA
Oi crianças e famílias!
Tudo bem com vocês?
Hoje a Professora Fabíola irá propor uma brincadeira de origem africana, vinda de um país chamado Moçambique.
Conhecer a cultura africana é muito importante para todos nós!
Esperamos que gostem e que se divirtam!
Com Carinho
Professoras G5/6C
04/10/2021
10 º AÇÃO COMUNICATIVA
Olá Famílias e Crianças!
Com carinho!
As Professoras.
10/09/2021
9º AÇÃO COMUNICATIVA
Queridas Crianças e Famílias!
A professora Sid traz uma proposta de brincadeira muito divertida!
Vamos brincar?
Um abraço carinhoso!
As professoras
03/09/2021
8º AÇÃO COMUNICATIVA
Olá Crianças e Famílias!
Nossa proposta para essa semana é ouvir a história “Na rua da aquarela” de Gabriella Mancini, esse livro conta a história de duas crianças, que ao se encontrarem criaram uma visão nova de mundo.
Esta história pode ajudar a criança a identificar e nomear as cores, assim como a mistura delas ao mesmo tempo em que exploram o universo da contação e do faz de conta.
O vídeo com a contação de história está no canal do YouTube, contada pela Dorô do Quintal da Cultura. Dê o play e divirta-se com essa história encantadora sobre o universo da mistura de cores.
Em sala também contamos a história e exploramos a mistura das cores amarelo e azul!
UM ABRAÇO VIRTUAL!
AS PROFESSORAS
31/08/2021
7° AÇÃO COMUNICATIVA
Queridas Crianças e famílias!
Esperamos encontrar todos com saúde e dispostos a compartilhar conosco mais um momento das nossas vivências no
Neim Celso Ramos. Convidamos todos á assistir ao vídeo da Professora Sid "Projeto Corpo e Movimento"
Abraços Virtuais!
18/08/2021
6º AÇÃO COMUNICATIVA
Um pouco do nosso dia a dia!
Olá famílias e crianças!
Gostaríamos de compartilhar com vocês, através das imagens, um pouco do dia a dia das crianças do grupo 5/6C que estão frequentando presencialmente o Neim Celso Ramos.
Apesar das limitações que o nosso atual momento de pandemia exige, nós professores e profissionais do Neim procuramos sempre proporcionar com segurança experiências significativas, visando uma aprendizagem lúdica, respeitando o tempo e o interesse de cada criança.
Um abraço;
As professoras
21/06/2021
5° AÇÃO COMUNICATIVA
Queridas Crianças e famílias!
Essa semana gostaríamos de compartilhar com vocês a “História da Ostra e a da Borboleta: O Coronavírus e eu”, de Ana M. Gomez, 2020. A autora aborda de maneira ilustrada e atrativa sobre o equilíbrio emocional durante o enfrentamento da pandemia do Coronavirus, utilizando o recurso dos “poderes” que estão dentro de cada um de nós, para enfrentarmos essa fase! Estão todos convidados a conhecer os personagens a Ostra e a Borboleta e como cada uma lida com seus momentos difíceis.
Com carinho, as professoras!
15/06/2021
4º AÇÃO COMUNICATIVA
Queridas famílias e crianças!
Esperamos encontrar todos bem e com saúde para conosco compartilhar mais uma proposta!
Como andam os cuidados contra o coronavirus?
A pandemia trouxe diversas mudanças importantes nas nossas vidas. E pensando nos cuidados que ainda precisamos ter e com o retorno do nosso atendimento presencial, queremos fortalecer nas crianças as ações de cuidados com a higiene e o distanciamento como medidas de saúde.
Sugerimos para essa semana que assistam juntos com as crianças ao vídeo “Planeta Terra X Coronavirus”.
No final conversem com as crianças sobre o que assistiram e expliquem sobre a importância de cuidarmos para que o vírus não se propague.
No atendimento presencial, realizamos uma experiência para demonstrar a importância da higienização das mãos.
Utilizamos água, detergente e orégano, acompanhem o vídeo!
Um abraço Virtual das professoras!
E continuem se cuidando!
Queridas Famílias e Crianças!
Olá, esperamos que estejam bem!
Trazemos nessa semana uma novidade do nosso Neim;
O Projeto Horta.
Convidamos todos a acompanharem no nosso portal o projeto, que foi desenvolvido por um grupo de profissionais do Neim Celso Ramos.
O projeto tem como objetivo trazer sugestões de propostas pedagógicas que promovam ações de cuidados com a natureza.
Um contato mais próximo com a natureza desde a infância, além de ser benéfico à saúde, contribui para a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente!
Segue o link para acompanharem o nosso projeto horta
https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/neim-celso-ramos/projeto-horta?authuser=0
Lá também iremos encontrar contação de histórias!
Crianças vamos ouvir a história da "Árvore Generosa"?
Famílias e crianças vocês tem horta em suas casas?
Se tiverem, podem nos enviar fotos para o email da professora Fernanda!
Vamos compartilhar essa ideia!
fernanda.brand@prof.pmf.sc.gov.br
E caso ainda não tenham, que tal vivenciarmos essa experiência de plantar?
Vou compartilhar com vocês a foto da minha pequena horta com temperos e chá!
Um abraço virtual das professoras Fernanda, Suelen e Josileia.
Tempero Cebolinha
Tempero Salsinha
Tempero Manjericão
Hortelã
Continuando com a temática das emoções e sentimentos, trouxemos para essa semana como proposta, brincarmos com massinha de modelar.
Vamos construir as expressões das emoções com massinha.
Nesta proposta, a partir do trabalho motor com a massinha, a criança reconhece as expressões faciais típicas de cada emoção vivenciada.
Vamos brincar e cantar ao som da música “Sinto o que sinto” do Mundo Bita!
ººº
Neste momento que não podemos ser acompanhados do toque, de um abraço, mas podemos fazer bom uso da comunicação verbal por meio de um olhar atento, uma escuta respeitosa, um tom de voz mais brando, um gesto afetuoso e, até mesmo, uma expressão que pode ultrapassar o distanciamento e as máscaras. Percebemos a importância do reconhecimento das emoções! Saber reconhecer as próprias emoções e, principalmente, saber reconhecer as emoções de outras pessoas é um passo importante na construção de habilidades sociais como empatia, amizade e respeito.
Nesse primeiro momento, trazemos como proposta para vocês crianças e famílias, trabalhar sentimentos e emoções!
Famílias conversem com as crianças e verifiquem se elas reconhecem algumas emoções básicas, como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo. Vocês podem usar ilustrações impressas ou fotografias e pedir para as crianças nomearem, e ensinar os nomes quando elas não souberem.
Vamos também brincar de simular algumas emoções, podemos usar um espelho para elas olharem a própria expressão facial!
EMOÇÕES | COMO EU ME SINTO QUANDO..