SEDA. Propósitos gerais

Muitas são as áreas que podem ser abrangidas por esta Seção da LIADA.

Em primeiro lugar é importante lembrar que embora tenhamos pesquisa de qualidade nos países da Iberoamérica e um bom numero de amadores empenhados em contribuir com seu trabalho, o nível do ensino continua muito deficiente em termos gerais e no que diz respeito a Astronomia. Isto não é apenas um "privilégio" de nossos países mas sabemos que ocorre em todo o mundo.

Com esta seção acreditamos que a Liada em seu trabalho possa atingir grande número de interessados como pesquisadores, professores e amadores de modo geral que possam contribuir com o ensino de Astronomia em suas regiões. A área de Educação é muito ampla e conta com a contribuição de muitas outras como as Ciências, Matemática, Psicologia, História, Sociologia, etc. Por isto é muito complexa e pode ter, para um dado caso estudado, muitas interpretações e muitos pontos de vista.

Mesmo sendo a Astronomia uma ciência das mais antigas, a pesquisa em Ensino de Astronomia é recente em termos internacionais como em outras áreas da Educação.

Através da seção de Ensino e Divulgação de Astronomia da Liada colocamo-nos à disposição de todos os interessados em debater o tema na forma de projetos em vários níveis. Estes podem abranger o ensino chamado Formal e o Não Formal ou Escolar e Não Escolar.

O Escolar pode abranger o ensino Primário, Secundário e Universitário. Uma das propostas é de que os interessados poderiam enviar informações sobre instituições que se dedicam ao ensino de Astronomia em termos de um histórico das atividades já desenvolvidas e descrição das atividades atuais, metodologia, duração, número de estudantes ou pessoas atendidas, etc.

Por outro lado solicitamos relatos de experiências isoladas realizadas por professores ou interessados que queiram nos enviar um estudo de caso, resultados alcançados, etc.

Uma sugestão interessante e que os interessados da Liada possam interagir com escolas de sua localidade e procurar oferecer atividades para os professores e estudantes como cursos, palestras, exposições ou sessões de observações do céu a olho nu ou com instrumentos.

Outra sugestão é a realização do Dia da Astronomia que pode ser em qualquer dia do ano que um grupo de determinada localidade preferir ou o mesmo para a Iberoamérica.

Estamos à disposição para consultorias aos possíveis interessados na área de Ensino de Astronomia e pretendemos relatar estas experiências em canais informativos do LIADA, também em termos da Comissão 46 (Teaching of Astronomy) da IAU.

Também estamos interessados nas experiências de ensino e divulgação de Astronomia que forem feitas devido a preparação e observação de fenômenos celestes para professores, estudantes e publico em geral.

Solicitamos artigos que relatem estas experiências com descrições, análises, fotos e todas as informações que julgarem interessantes.

Finalmente estamos dispostos a contribuir com quaisquer interessados em promover o Ensino e a Divulgação de Astronomia e apoiar projetos nesta direção.

Dr. Paulo S. Bretones

President of Commission C1 Astronomy Education and Development

IAU - International Astronomical Union

Miembro Fundador de la SEDA y ex Coordinador General