Histórico

Histórico do Município

Nos idos dos anos 30, já no final da década chegaram a esta localidade, ainda tomada pela mata que escondia a beleza da formação varzeana, entre regos e vazantes, terra nova e promissora, algumas família vindas da região de Boa Vista que aqui fincaram residência, começando a construção do que mais tarde seria a cidade de Varzelândia.

Seus moradores foram crescendo, com a notícia de que aqui a cultura de algodão e feijão era propícia e lucrativa, quando na década de 50, já com aspectos de povoado, foi dado o nome de Várzea, no ano de 1955, com o trabalho dos moradores mais esclarecidos, dentro de uma luta política partidária, foi instalado o distrito, já co o nome de Varzelândia. Neste período a produção de algodão e criação de gado bovino expandiu, a sede do distrito cresceu, muitos tropeiros fincaram residência, o distrito já possuía características de cidade, e no ano de 1.962 o distrito foi elevado a situação de cidade, criando assim sua administração. A religião predominante é a católica Romana, sob os princípios da qual foram construídas as nossas crendices e cultura em geral, seu aniversário de instalação administrativa é 03 de março, sua festa tradicional é a Festa de Bom Jesus, comemorada nos dias 14 e 15 de agosto. Sua economia atualmente resume na agricultura e pecuária de corte. Estamos localizados na região Norte de Minas, distante 550 Kms da capital Belo Horizonte, ligados por estrada vicinal a 30 Kms de São João da Ponte, onde já existe estrada com pavimentação asfáltica. Três córregos cortam nosso município, desaguando no São Francisco(São Felipe) e no Rio Verde(Macaubas e Ribeirão Arapuim).

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: PAULO ILDÉCIO GONÇALVES

Movimentos culturais

Tradição e característica do lugar, quando as pastorinhas saem pelas ruas com suas multicoloridas roupas, entoam versos louvando o Menino Deus. Em janeiro, folia, congado. O Batuque de São Gonçalo é sua festa maior, lembram o tempo da colonização do País. O padroeiro, Bom Jesus, e celebrado no dia 15 de agosto. A Festa do Senhor Bom Jesus de Varzelândia ocorrem nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Durante os festejos são realizadas procissões, leilões, missas, batizados que contam com muitos visitantes.

Quilombolas e assentamentos

Localizados nas margens do rio Arapuim, afluente da margem esquerda do rio Verde Grande, na divisa dos municípios de São João da Ponte e Varzelândia, no Norte de Minas Gerais, a história de Brejo dos Crioulos é uma história que ainda não consta da historiografia dos brancos que ocuparam o Norte de Minas desde dos primórdios da colonização portuguesa, nos idos do século XVI.

A partir dos anos 1960, com a expansão agrícola no Norte de Minas, fazendeiros utilizando-se de recursos violentos, como jagunços armados, passaram a grilar e a tomar as terás de diversas famílias herdadas de seus ancestrais, utilizando o artifício da venda forçada, conforme diversos estudiosos da região.

No caso de Brejo dos Crioulos, algumas famílias mudaram-se para outras localidades e, outras, se fixaram em 'terra de santo', existente na localidade (Terra de Santo constitui-se de uma gleba de terra doada a Bom Jesus por um dos moradores como pagamento de promessa. Com a expulsão de diversas famílias das terras de seus ancestrais, muitos dos membros da comunidade, não querendo afastar do território, onde sempre viveram passaram a ocupar essa gleba. Tal ocupação deu origem ao povoado de Araruba, onde residem os deserdados da terra.)

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Varzelândia (ex-povoado de Várzea), pela lei nº 1039, de 12-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Campo Redondo, subordinado ao município de São João da Ponte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Varzelândia figura no município de São João da Ponte.

Elevado à categoria de município com a denominação de Varzelândia, pela lei estadual nº2764, de 30-12-1962, desmembrado de São João da Ponte. Sede no antigo distrito de Varzelândia. Constituído de 4 distritos: Varzelândia, Bonança, Campo Redondo e Ibiracatu. Todos desmembrados de São João da Ponte. Instalado em 01-01-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Varzelândia, Bonança, Campo Redondo e Ibiracatu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Verdelândia (ex-povoado de Cachoeirinha) e anexado ao município de Varzelândia.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Varzelândia, Bonança, Campo Redondo, Ibiracatu e Verdelândia.

Pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, foram criados os distritos Brejo do Mutambal (expovoado) e Campo Alegre de Minas (ex-povoado de Campo Alegre) e anexados ao município de Varzelândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 7 distritos: Varzelândia, Bonança, Brejo do Mutambal, Campo Alegre, Campo Redondo, Ibiracatu e Verdelândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de Varzelândia os distritos de Ibiracatu, Bonança e Campo Alegre de Minas, apara constituir o novo município de Ibiracatu. Sob a mesma lei estadual acima citado desmembra do município de Varzelândia o distrito de Verdelândia. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 3 distritos: Varzelândia, Brejo do Mutambal e Campo Redondo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.