Parceria entre a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental e a Universidade de São Paulo - USP.
Por que você deve escolher as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e o Tai Chi Chuan como sua pós-graduação?
Pesquisas realizadas nos diversos campos da saúde têm demonstrado que a aplicação das Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e do Tai Chi Chuan em consultórios, hospitais, escolas, empresas, clínicas de tratamento, campos desportivos, entre outros, produzem resultados excelentes na melhora da qualidade de vida e condições de saúde de todos os seus praticantes.
A Saúde Preventiva é seu principal foco. Hoje a Organização Mundial da Saúde reconhece este fato e incentiva programas para difundir práticas moderadas em todos os países onde o sedentarismo e a depressão tornaram-se uma verdadeira preocupação governamental. As Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e o Tai Chi Chuan abrangem todo o corpo do indivíduo sem qualquer risco de lesões, promove oxigenação profunda do organismo, equilibra as emoções, estimula o sistema nervoso e permite que as funções mentais se estabilizem e se ampliem.
Unindo o conhecimento milenar à necessidade do mundo moderno.
As Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e o Tai Chi Chuan, que em sua origem estavam atreladas às artes marciais, exigia grandes esforços, competência, estudos da filosofia e muita prática. Naquela época o guerreiro tinha de ser saudável, equilibrado e disposto a enfrentar mudanças, além de cultivar a integridade ética e moral, norteados pelos princípios de vida mais elevados.
Seu fundamento era poder prestar assistência aos mais fracos e os oprimidos. Hoje em dia a função do professor destas artes está dirigida à transformação da saúde física e mental do ser humano. Por este motivo a aplicação destes conhecimentos em nosso mundo tão conturbado se fazem extremadamente necessários em todas as áreas do saber humano oferecendo assim um campo infinito de atuação no mundo moderno.
Você num mercado de trabalho crescente.
Nestes últimos tempos, devido à transformação da mentalidade do povo brasileiro com relação a chamada "Cultura do Corpo", o interesse pelas Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e do Tai Chi Chuan aumentou consideravelmente. Passamos a compreender os efeitos negativos que os extremos "exercícios de alto impacto" ou "vida sedentária" trazem a saúde humana.
Em função disso as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e do Tai Chi Chuan tem sido solicitada em diferentes locais, tais como clínicas e consultórios de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, empresas de convênio de saúde, academias, escolas de educação infanto-juvenis, clubes em geral, medicina de trabalho nas empresas, associações e entidades para a terceira idade.
Além desses segmentos, o especialista poderá dar aulas em faculdades inserindo a matéria das Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa e do Tai Chi Chuan com projetos voltados para os cursos de graduação em fisioterapia, educação física, psicologia, medicina, enfermagem, entre outros. E ainda, você poderá firmar parceria com a SBTCC tornando-se um representante credenciado com todo o apoio que nossa instituição tem a lhe oferecer.
Objetivo do Curso
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa – foco no Tai Chi Chuan da Família Yang e sua Filosofia, pretende propiciar conhecimentos teóricos e práticos complementares aos conhecimentos científicos e técnicos já adquiridos dentro de suas áreas para que possam aplicar estas práticas em seus consultórios, hospitais, salas de aulas e demais ambientes de trabalho, e assim melhorar a qualidade de seus serviços.
Desta forma leva o pós-graduando a atuar como protagonista em sua utilização dentro dos diversos contextos da sociedade atual, discernindo o papel preventivo e terapêutico destas técnicas, definindo formas para sua utilização e ampliando conhecimentos através de projetos de pesquisas na área acadêmica.
Especificações Técnicas:
Nome do curso:
Curso de Pós-graduação Lato Sensu Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa – foco em Tai Chi Chuan da Família Yang e sua Filosofia.
Público Alvo:
Profissionais graduados nas áreas de saúde, Educadores físicos / Psicólogos / Fisioterapeutas / Médicos / Psiquiatras Fonoaudiólogos / Enfermeiros / Terapeutas Ocupacionais / Professores Assistentes Sociais e demais profissionais que possuam curso superior em outras áreas, desde que aprovados em entrevista específica.
Ênfase em quatro áreas
de conhecimento:
- História/Filosofia;
- Ciência/Saúde;
- Técnica;
- Educação
Critérios de Seleção
para ingresso:
Análise de currículo, histórico escolar e entrevista.
Abrangência do certificado:
Especialização com validade em todo o território nacional.
Coordenação do curso:
Profª Dra. LiseteBarlach
Corpo docente:
Mestre Prof.ª Me. Paula Faro e professores convidados da USP.
Especialistas:
- Prof.ª Maria Angela Soci: Diretora fundadora da SBTCC;http://www.sbtcc.org.br/
- Prof. Roque Enrique Severino: Diretor fundador da SBTCC;
- Prof. Fabrício Mucin: fisioterapeuta e instrutor de Tai Chi Chuan.
Mestres estrangeiros especialmente convidados:
Grão-Mestre Yang Jun: 5º detentor da linhagem do Tai Chi Chuan da Família Yang, formado em Educação Física pela Universidade de Beijing, Presidente da Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang sede em Seattle - USA.
Prof. Dr. Ramon Suares: Diretor do departamento de patologia clínica do Instituto Nacional de Reumatologia e diretor do serviço de patologia clínica do Hospital Britânico em Uruguai – fundador da Policlínica de Tai Chi Chuan dentro do Instituto Nacional de Reumatologia do Uruguai.
Profª Drª Holly Sweeney: Bacharel em Dança pela Universidade de Washington, Mestre em Biomecânica Ortopédica pela Universidade de Nova York, USA.
Carga horária:
O curso tem duração de 400 horas, realizado na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, utilizando sua sede urbana e campestre e eventualmente o Campus da USP-Leste.
A realização se dá em 24 meses, um final de semana por mês com 14 horas presenciais de aulas por encontro. Serão ainda, organizados eventos intermediários para conferências internacionais, estudos comparados, aplicações práticas e projetos pedagógicos.
Início previsto:
11 e 12 de Junho/2016
Investimento:
Matrícula: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)
Mensalidade: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)