2007

PÁGINA BACK-UP DA ORIGINAL PUBLICADA NO GEOCITIES E DESCONTINUADO

SITEMAP > Página Inicial > BIBLIOTECA

Esta é a página inicial do ano de 2007 do Grupo de Física do Clube de Astronomia da UNIBEM.

Aqui estão registradas as atividades do curso durante o ano de 2007

UNIBEM NA WIKIPÉDIA:

*UNIBEM ,Campus de Paula Freitas ENDEREÇOS INTERESSANTES

Esperamos que você aproveite o conteúdo que construiremos com o passar do tempo. No momento estamos, aos poucos, trabalhando em sua construção. Agradecemos a colaboração e sugestões dos leitores com o envio de notícias, artigos, curiosidades.

Aos membros do clube pedimos que nos enviem artigos, imagens e colaborações para que possamos incrementar o nosso Site.

De cabelos em pé.

Sempre tem um engraçadinho fazendo chifrinho...A vítima foi o professor Borba...( (c)Créditos das imagens:Marco Garcia, acadêmico de Física)

MECÂNICA QUÂNTICA

Acadêmico Ângelo Antônio Leithold e o acadêmico Alexandre Mazza em seminário onde são explanadas as experiências executadas no LACEC (Laboratório de Construção de Equipamentos Científicos) sobre a confirmação da Lei de Stefan Boltzmann através de um Cubo de Leslie e pesquisas na área da Física do Estado Sólido.

FEIRA DE CURSOS:

Os acadêmicos e mestres do curso de Física participaram da Feira de Cursos da UNIBEM. Destacou-se a curiosidade dos visitantes do box sobre alguns instrumentos que foram levados.A “garrafa de Leyden”, por exemplo, trata de um capacitor feito a partir de uma pequena garrafa de refrigerante carregada com altíssima tensão e fornece corrente baixíssima ao ser descarregada em... 40 pessoas de mãos dadas...chamada a experiência pelos acadêmicos de Física de... “A corrente do Bem”...Também se destacou o “gerador de Van der Graff”, que literalmente “deixou as soas de cabelo em pé”Foram demonstrados efeitos de “levitação”, quando se fez uma bola de isopor de 100 de diâmetro “flutuar” no ar.Também chamou muita atenção o “tesômetro”, uma pequena garrafa que demonstra a dilatação dos líquidos quando aquecidos pelas mãos (Um dos instrumentos mais requisitados pelas meninas da Nutrição...).Outro instrumento que chamou a atenção foi o gerador de áudio, que acoplado a um alto-falante e a um tubo de vidro, possibilitou a demonstração da velocidade de propagação do som.V CONFIES:CÂMARA DE VÁCUO - Galileu GalileiAcadêmico Mário em seminárioexplicando como foi construída a bomba de vácuo e cilindro, e suas funções didáticas.

Mário e Jairo aspectos construtivos de bomba de sucção

Baixe os slides da apresentaçãoVLF_CME_SID_AMAS PPT 3,91 MB

As expperiências foram bem sucedidas e confirmam as experiências de Galileu Galilei.

PROSPECÇÃO IONOSFÉRICA

Acadêmico Ângelo Antônio Leithold explanando sobre a importância para a humanidade do estudo dos efeitos das explosões solares na região da AMAS.

Para saber mais:

Baixe o documento em PDF 407 kB: Efeitos_em VLF na Região da AMAS 407 kB

Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS)

Antena construída por Angelo Antônio Leithold acadêmico de Física (Astronomia) para observação em VLF dos efeitos da Massa Coronal Ejetada pelo Sol e sua influência na camada D da ionosfera.

E-mail: Webmaster

Areia Monazítica

Acredita-se que a exposição a doses mesmo baixas a certos tipos de radiações ionizantes pode acarretar certos riscos à saúde humana. Dentre estas foi comprovado o aumento na prevalência de neoplasias de rim, estômago e de pulmão.(Strezelczyk,.1998; Willian, et al, 1998). A areia monazítica é um material composto de minerais pesados. Destacam-se a monazita, zirconita, ilmenita e rutilo. A monazita encontrada no litoral do Espírito Santo no município de Guarapari e balneário de mesmo nome é um fosfato de terras raras que contém em média 0.3% de Urânio e 6% de Tório (Lauria, et al,1998). Pode ser encontrada em todo litoral brasileiro. No Estado do Rio de Janeiro está localizada quinta reserva mundial, a cerca 260 Km da capital entre Guaxindiba e Barra de Itabapoana. Em torno de 1950 no Município de São Francisco de Itabapoana, foi instalada em Buena, uma usina de beneficiamento físico da areia monazítica pertencente às Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A população da região está exposta permanentemente a radiação ionizante pela irradiação direta, e também por ingestão de água e alimentos da região. Existe também a inalação de radionuclídeos naturais das séries do urânio e do tório

(Penna Franca,1977,Lauria,1998).

Embaixo, sempre tem aquele que “conhece todo mundo”, estes são amigos inseparáveis, o Marco e o Alberto...( (c)Créditos das imagens:Marco Garcia, acadêmico de Física)

Notícias do Curso

Novembro de 2007

71101 O mês de novembro começou com produção de ciência de alta qualidade, o Clube de Astronomia das FIES caminha em direção à excelência juntamente com os acadêmicos do curso de Física ênfase Astronomia, veja o porquê:

*Membros do Clube de Astronomia acadêmicos de Física (Ângelo, Clarisvaldo, Marcelo, Marco e Rodrigo) , formam grupo de rádio-observação e produzem RADIOASTRONOMIA. O trabalho será apresentado no V CONFIES sob o título:

**ESTUDO DOS EFEITOS DAS EXPLOSÕES SOLARES NA REGIÃO DA ANOMALIA MAGNÉTICA DO ATLÂNTICO SUL (AMAS)

*Mecânica Quântica: O acadêmico Alexandre Mazza (Presidente do Clube de Astronomia -CAFIES) participará do V CONFIES, através da apresentação do trabalho:

**CUBO DE LESLIE - CONFIRMAÇÃO DA LEI DE STEFAN-BOLTZMANN.

*Em ciência, a qualidade do vácuo e a sua ''quantidade'', ou seja, a capacidade de produzi-lo é diretamente proporcional à capacidade de produzir tecnologia de ponta. Os acadêmicos Jairo, Mário e Geórgia, apresentarão no V CONFIES o trabalho:

**CONSTRUÇÃO DE UMA CÂMARA DE VÁCUO

Os alunos Jairo, Mário e Geórgia pesquisaram e construíram um cilindro de onde se retirou o ar e se fez vácuo. A experiência comprova que de fato ao se soltar uma pena e um objeto mais pesado, ambos chegam ao mesmo tempo no extremo oposto de lançamento. O artefato composto por duas tampas usinadas (Torneadas) pelo aluno Jairo e um vidro comprado pelo aluno Mário funcionou perfeitamente. Ainda o aluno Jairo construiu uma bomba de vácuo bastante interessante composta de tubos PVC, anéis oring e uma válvula de retenção, O sistema propicia vácuo de até 550 mmHg.

IONOSONDA

Com total apoio do coordenador do curso, professor Amauri, dos professores Borba e Marlos, foi construída uma antena ionossonda para a prospecção da camada D da ionosfera. O apoio e a confiança rendeu um trabalho científico que será apresentado no V CONFIES. Dispositivo semelhante, porém muito maior, portanto muito mais eficiente, está a ser projetado para ser montado no Campus de São José dos Pinhais e no Campus de Paula Freitas. Um protótipo será montado no Campus I, contudo, já é sabido que não será possível uma medição de qualidade devida alta poluição eletromagnética da região. A finalidade de tal instrumento e os periféricos que o acompanham é a sondagem das radiações eletromagnéticas provindas do Sol e do Espaço profundo em diversas gamas de freqüência.

Notícias do Curso

Outubro de 2007

71102 Durante o mês de outubro, os acadêmicos de Física participaram de diversos eventos. Dentre estes foi a visita ao Parque de Ciências no antigo Parque de Exposições Castello Branco com o professor Borba. Dentre os diversos instrumentos observados dois chamaram a atenção: Uma bobina de Tesla, que já está a ser planeada pelo professor Borba e um planetário bastante simples e funcional que está a ser estudado pelo professor Amauri (Coordenador do curso). Em ambos projetos os acadêmicos de física estão a discutir formas de construí-los na UNIBEM.

Veja as fotos das atividades ( (c)Créditos das imagens:Marco Garcia, acadêmico de Física):

Visita ao Parque da Ciência em 2007

IV EPAST - Quarto Encontro Paranaense de Astronomia.

IV EPAST- O maior encontro de Astronomia e Astrofísica do Paraná: Os acadêmicos do curso de Física ênfase Astronomia estiveram atuantes no IV EPAST (Quarto Encontro Paranaense de Astronomia). No evento participaram astrônomos amadores e profissionais, além de pesquisadores dos mais diversos centros de Astronomia e acadêmicos do Paraná e de outras Unidades da Federação. As palestras proferidas abrangeram os mais variados assuntos. Chamou a atenção o trabalho do doutorando da UFRJ, Prof. MSc. Ivan Gláucio Paulino Lima, que tratou da "Microbilogia Espacial":

*"Microrganismos Extremófilos resistentes às condições do espaço".

Embaixo a foto de alguns participantes do evento.

A programação do IV EPAST tratou assuntos relativos aos rumos à Astronomia amadora e profissional do País.

Também aconteceu o III Concurso Paranaense de Astrofotografias que mostrou a qualidade dos astrofotógrafos com imagens sensacionais.

71011 UNIBEM E COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ ( (c)Créditos das imagens:Professor Amauri Pereira coordenador do curso de Física)

Os Acadêmicos de Física da UNIBEM participaram em 10 de outubro de 2007 das 7:30 às 23:00 hs de importante evento no Colégio Estadual do Paraná. Trata-se da Semana Cultural (Feira de Ciências) da maior instituição governamental de ensino fundamental do Estado. Os alunos do Colégio participaram de atividades cultural-científicas com muitas perguntas e ficaram muito impressionados com a Cosmologia. Clique no texto para mais detalhes.

71004 Foi formado um grupo de estudos de radioastronomia por Acadêmicos de Física coordenados pelo professor Amauri, coordenador do curso de Física e orientados pelos professores Borba do Campus I e Oneide, coordenador do Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho, de Paula Freitas-PR. Está a orientar o trabalho para a confecção do formalismo matemático o professor Marlos. O Coordenador do curso de Física, professor Amauri, está a providenciar o material necessário (Computadores, interfaces, antenas, componentes, câmera CCD e telescópios para a parte óptica). O professor Uriel está a orientar o grupo sobre radiações das mais diversas. O Sr. Dante, colaborador voluntário, forneceu um instrumento de leitura (Contador Geiger) para realizar o sensoriamento de partículas radiativas ambientais. Este primeiro trabalho constará nos anais da Instituição no V CONFIES e sairão alguns trabalhos de Iniciação Científica.

Os Acadêmicos integrantes são:

Ângelo, Clarisvaldo, Marcelo, Marco e Rodrigo.

O trabalho trata principalmente da influência do vento solar e das partículas aceleradas provindas do Astro Rei na Ionosfera terrestre, sobretudo na Camada D. Através do monitoramento por radio-observação nas freqüências de 10 a 20 Khz, é possível prospectar a alta atmosfera. Inicialmente a instrumentação é composta de um computador ligado à uma antena construída num carretel com cerca de 4.000 metros de fio ligado numa interface analógico-digital.O sistema faz o sensoriamento das flutuações do ruído oriundo da alta atmosfera, este é de sobremaneira influenciado pela atividade solar. O sinal é analisado por um software específico para rádio-observação em VLF (Very Low Frequency) chamado SpaceLab. O professor Oneide está fornecendo os dados e a literatura para os estudos. A orientação observacional, o transporte para o Campus de Paula Freitas para a execução de leituras na região do epicentro da AMAS estão sendo providenciados pelo coordenador do Curso o professor Amauri. Salienta-se que a rádio-observação é também um ramo da Astronomia, que, associada à Astronomia óptica, se tornam ferramentas poderosas para análise de dados da interação Terra-Sol, o que propiciará em futuro próximo a inclusão da UNIBEM em artigos publicados em importantes meios de divulgação científica, principalmente no tocante ao estudo da Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS).Em futuro próximo, a Física procurará interagir com outros cursos da UNIBEM sobre o assunto AMAS, pois a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e seus efeitos interfere não somente no meio ionosférico, mas na biosfera como um todo. Por exemplo, existem indícios sobre prováveis alterações genéticas, ou, eventos que podem causar black-out's de energia elétrica e radiocomunicação, ou, danos em equipamentos eletrônicos a saber: computadores, radiocomunicadores, telefones, etc. Os efeitos biológicos ocasionados pela AMAS podem interferir nos mais diversos seres vivos, desde bactérias até seres humanos, pois trata-se de radiação de prótons e outras partículas e radiação ionizante, altamente energéticos, provindos do Cosmo que atingem o solo. Assim, ficam as questões abertas, cabe a todos investigar e aproveitar o potencial físico e intelectual propiciados por Paula Freitas.

VLF, AMAS e a Radioastronomia ( (c)Créditos das imagens:Angelo Leithold, acadêmico de Física)

Clique na figura para ver o esboço da nova antena do Campus de Paula Freitas dedicada à Radioastronomia.

Radioastronomia e Geomagnetismo

O estudo das radiações eletromagnéticas em freqüências muito baixas, entre 10 kHz até cerca de 50 kHz, na faixa denominada VLF (Very Low Frequency), é de vital importância na pesquisa de regiões de menor altitude da Ionosfera. Na banda de freqüência muito baixa do espectro eletromagnético é possível detectar desde fenômenos correlatos à Atmosfera, radioastronomia, astronomia dentre outros. Dentre as "camadas" ionosféricas, a "D" é a mais próxima do solo, e a que oferece as melhores possibilidades do estudo das radiações solares e das suas influências sobre o Planeta. A camada D, pelas suas características, é importante tanto para o estudo de propagação de energia eletromagnética emitida por "sondas" que trabalham em comprimento de onda quilométrico, quanto para o estudo do "ruído atmosférico", ou ruído natural, nome dado à recepção das descargas atmosféricas que provém de tempestades tropicais.

71003 Aula de Astronomia identificação de constelações. O professor Amauri, coordenador do curso de Física ênfase Astronomia propiciou à turma do segundo período uma aula sobre a identificação de Constelações. Durante a aula, Objetos Voadores Identificados deram o ar da graça voando nos arredores das observações. Eram aparentemente patos em migração, que ao ser atingidos pelo feixe Laser numa das demonstrações do mestre, deram rápida guinada em movimento defensivo. Em seguida uma das aves retornou, provavelmente porque a luz do feixe verde ao atingir partículas da atmosfera faziam-nas brilhar parecendo insetos.

Embaixo algumas fotos dos integrantes das observações ( (c)Créditos das imagens:Marco Garcia, acadêmico de Física).

As observações foram prejudicadas pela poluição luminosa e pela luz difusa causada pela atmosfera um pouco nebulosa, contudo, a aula de Astronomia Esférica foi bastante proveitosa.

71001 LABORATÓRIO DE FÍSICA MODERNA:

Desenvolvimento de termopilha para determinação da Constante de Planck e lei de Stefan-Boltzmann.

Notícias do Curso

Setembro de 2007

70929 * Terminado dispositivo para pesquisas da constante de Plank e a verificação da lei Stefan-Boltzmann.

*Sistema para experimentos de radiação térmica, ''Cubo de Leslie'' *70929 Sistema de radiotelescopia para sondagem ionosférica ''Camada D'' . *Instrumento para a medição precisa da velocidade da luz através de emissores LASER.

70918 Inauguração do laboratório de física moderna na 18/09/2007.

*70918Contador Geiger, para calibrar foi providenciada areia monazítica de Guarapari - ES -composição de 0.3% de Urânio e 6% de Tório.

70915 Término de montagens instrumentos de Física moderna

70901 O senhor Dante (''Seu'' Dante) é importante colaborador do curso de Física. Trouxe diversos equipamentos e materiais de forma livre e gratuita para o Laboratório de Física Moderna. Graças ao amigo do curso, estamos com um contador Geiger, um Osciloscópio e diversos instrumentos que possibilitam o ensino e pesquisa de Física Moderna.

Notícias do Curso

Agosto de 2007

=> 70818: Foi iniciada no sábado, 18-08-2007, no Laboratório de Física Moderna, uma experiência que tem por finalidade a determinação da constante de Plank e a verificação da lei Stefan-Boltzmann. O estudo está a ser orientado pelo professor Marlos para os alunos de oitavo período.

=> 70802 até 70708: Nos meses de julho e agosto foi dada continuidade na reforma geral do Campus. Dos dias 02/08 até 07/08 foi finalizada a construção do Laboratório de eletrônica do Campus de Pesquisas pelo professor Oneide e pelo aluno Ângelo.

O professor Oneide e o acadêmico Ângelo trabalharam no projeto de uma antena Yagi 3 elementos apontada para cima.

O Sr. Abel funcionário da UNIBEM, o funcionário do IAE o Sr. Pasco, o professor Oneide e o aluno Ângelo também terminaram a sala de aulas para 12 alunos com materiais fornecidos pelo professor.

Também foi dada continuidade na reforma do banheiro térreo, das áreas frontal e dos fundos, procedida instalação elétrica do chalé e reforma da cozinha com o piso lixado e terminado pelo professor Oneide.

Notícias do Curso

Maio de 2007

=>70529 – Executada observação em campo utilizando o telescópio de 150 mm do Professor Amauri. Mais de 50 pessoas, entre alunos dos mais diversos cursos da UNIBEM puderam ver as belas imagens proporcionadas pelo aparelho óptico.

Os alunos de Física, ênfase Astronomia do primeiro e do sétimo períodos, monitoraram e explicaram aos participantes das observações sobre os astros e sobre a importância da Astronomia no avanço da ciência e da tecnologia. As observações abrangeram a Lua, Júpiter, Saturno e a o belo cluster ngc 4755 chamado ''caixa de jóias'', entre outros astros. A aula de campo ministrada pelo Coordenador do Curso de Física, professor Amauri, marcou a inauguração do Clube de Astronomia da UNIBEM. Apesar do frio intenso, as observações foram um sucesso.

=>70524 - Laboratório de Física Moderna - O espaço disponibilizado pela Coordenação do Curso de Física já está pronto. Já estão prontas as bancadas do laboratório e já temos um frequencímetro revisado e operacional de 250 Mhz. Iniciaremos a instalação elétrica e poderemos já iniciar nossos trabalhos de pesquisas e desenvolvimento de equipamentos eletrônicos específicos para a Física. Os agradecimentos de todos os alunos do curso ao professor Ulysséa e aos funcionários que nos ajudaram com mão de obra e material para a construção das mesas de trabalho.

=> 70519 - IV EPAST– Quarto Encontro Paranaense de Astronomia – tá em andamento a organização do IV EPAST. Trata-se de importante evento de divulgação da Astronomia de nosso Estado, visite a página, dê sugestões.

=>

Notícias do Curso

Abril de 2007

=>70426 Marcada reunião na Secretaria de Educação do Paraná (SEED) para a verificar a possibilidade da divulgação de curso de Pós Graduação sobre CIÊNCIAS ESPACIAIS E AS VARIAÇÕES CLIMÁTICAS NO PLANETA

=>70425 Contactada a Secretaria de Educação do Estado do Paraná para divulgação do Curso de Pós GraduaçãoCIÊNCIAS ESPACIAIS E AS VARIAÇÕES CLIMÁTICAS NO PLANETA

=>70424 VEJA o tema do Curso que será lançado pelo Professor Oneide da Base de Paula Freitas: CPGEX - Centro de Pós - Graduação e Extensão - CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - CIÊNCIAS ESPACIAIS E AS VARIAÇÕES CLIMÁTICAS NO PLANETA

=>70416 Palmas Paraná sediará curso de Pós.

=>70409 O Professor Oneide de Palmas lança esboça curso de Pós.

=>070404 O Professor Marlos sugeriu aos alunos do Curso de Física (Astronomia) a criação de workshops ou grupos de trabalhos visando a integração dos estudantes.

=> 70405 Pequena descrição do Professor Oneide José Pereira sobre a AMAS.

Segundo o Professor Oneide José Pereira, coordenador de pesquisas espaciais da Base de Pesquisas de Paula Freitas(Ao lado, à direita), sobre praticamente toda a América do Sul, em especial sobre o Brasil, existe uma regíão específica de baixa intensidade do Campo Geomagnético, nesta ocorre a Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

A Ionosfera está sujeita a variações geográficas, temporais e à dinâmica terrestre e celeste, acima desta região, existem os cinturões de radiação de Van Allen. A primeira exerce um efeito sobre as características de propagação das ondas eletromagnéticas abaixo de si e no próprio meio.Os cinturões de Van Allen estão sujeitos também às variações ocasionadas pelas anomalias geomagnéticas à exemplo das anomalias Equatorial e do Atlântico Sul.

Na ionosfera, a composição iônica, é determinada pelas influências das radiações e partículas solares e cósmicas energéticas incidentes, estas, antes de atingir as altas camadas atmosféricas sofrem influências das mais diversas

Notícias do Curso

Março de 2007

IRIDIUM FLARE

=>070307-IRIDIUM FLARE- O que é?

=> 070327 O Campus de Paula Freitas ganhou uma página onde serão postadas as atividades lá executadas futuramente pelos alunos do curso de Física da UNIBEM.

=>070319 Aula de campo com observações de Saturno, Alfa e Beta do Centauro, observações do Cruzeiro do Sul e calibração do telescópio maior. As observações foram bastante prejudicadas pela poluição luminosa, mas mesmo assim foram bem executadas.

=>070319 O João Carlos do Colégio Medianeira informa que há novo cometa a se aproximar. Ver aqui ouaqui

=> 070318 Base de pesquisas de Paula Freitas: Anomalia Geomagnética do Atlântico Sul, saiba o que é, e como a Astronomia pode estudá-la.

=>070318 A UNIBEM e a Base de Paula Freitas já estão na Wikipédia: Veja a UNIBEM aqui, e a Base de Paula Freitas aqui.

Segue a descrição do Curso de Física da Wikipédia e os links correlatos:

O Curso de Física, Astronomia daUNIBEM, dá ênfase em sua grade curricular à Física do Estado Sólido, Física Nuclear, Física industrial, Física médica, Astronomia e Astrofísica. Há também um convênio de cooperação com o CTA(Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial) de São José dos Campos, com o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço).

=>070317 Reunião no dia 17 de março de 2007 para elaboração de estratégias relativas ao 4° EPAST que foi decidido acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro de 2007

=> 070306-Visita dos alunos de Física (Astronomia) ao Observatório do Colégio Estadual do Paraná. Todos foram conhecer o observatório e a sua estrutura metálica.