Semana Cultural - Feira de Ciências 2007


 

Os Astrônomos da UNIBEM participaram em 10 de outubro de 2007 das 7:30 às 23:00 hs de importante evento no Colégio Estadual do Paraná. Trata-se da Semana Cultural (Feira de Ciências) da maior instituição governamental de ensino fundamental e médio do Estado. 

          Os alunos do Colégio participaram de atividades culturais e científicas com muitas perguntas e ficaram muito impressionados com os assuntos relacionados à Cosmologia,  Astrofísica e a Astronomia.

          Nas oficinas aconteceram palestras, seminários e atividades de divulgação da Astronomia e do Curso de Física (Astronomia) das FIES. Centenas de jovens estudantes de primeiro e segundo graus da escola visitaram as salas de aulas designadas para a execução das atividades.

 

          Entre os assuntos tratados se destacaram:

 

*Determinação da Idade do Universo mediante modelamento matemático propiciado por softwares dedicados.

*Descrição dos movimentos galácticos.

* Lei de Hubble-Homason (Que propicia uma idéia da idade do Universo), fenômeno descoberto por Edwin Powell Hubble e seu colega Milton L. Homason quando dedicavam-se ao estudo das galáxias.

*Supernovas.

*Pulsar's.

*Galáxias.

*Nebulosas, fenômenos no visível e no sensoriamento por radioastronomia.

*História da Astronomia e descrição de funcionamento de Lunetas, Telescópios e Radiotelescópios.

*Formações de Estrelas, Nebulosas, Galáxias.

*O Sistema Solar.

*Os Planetas.

*Fenômenos astronômicos.

*Possibilidade de vida em outros sistemas solares em todo o Universo.

*Interação Terra-Sol.

*Magnetismo terrestre, solar e suas interações com o meio-ambiente.

*Reconexão do campo geomagnético terrestre e a formação das auroras boreal e austral, além de fenômenos físicos que ocorrem na atmosfera, sobretudo na ionosfera terrestre.

*Cinturões de radiação de Van Allen e suas influências na vida da Terra.

*AMAS, Anomalia Magnética do Atlântico Sul e sua influência nas telecomunicações, transmissão de energia elétrica, black-out's, sistemas de monitoramento de tráfego aéreo, segurança de vôo atmosférico e espacial, influência na saúde de astronautas, influências em sistemas embarcados em satélites, influência da AMAS na saúde dos seres vivos na superfície da Terra.

*El Niño e suposições de conexões com a AMAS, sobretudo no que se refere aos movimentos de matéria no manto terrestre, efeitos no clima e meio-ambiente.

*Forças de Coriolis.

*Teoria do Caos.

*Navalha de Ocamm. 

*Partículas, raios cósmicos, etc, e a sua influência na genética e meio-ambiente.

*Poluição e raios cósmicos. 

*Efeito estufa, aquecimento do planeta, prováveis causas e conseqüências.

*A ''Ozonosfera'', o ''buraco'' na camada de Ozônio e sua influência na saúde das populações sob a sua ocorrência segundo a etnia e descendência. Melanina, a ''proteção extra'' das populações sujeitas às radiações solares UVB, UVA e raios-X provindas do Sol na regiâo Sul do Brasil.

*Populações sujeitas à deformações genéticas, deformidades ''lábio leporinas'' e ''bucomaxilofaciais''.
*Ciclo solare de 11 e sua determinação nos últimos 200.000 anos através do estudo dos anéis de crescimento de árvores fossilizadas.

*Determinação do ciclo de atividade solar de 11 anos (registrado pela primeira vez pelo astrônomo amador alemão Heinrich Schwabe -1789-1875- por volta de 1843) e sua comparação com os registros de anéis de crescimento de árvores.

**Além dos assuntos acima, outros foram levantados pelos alunos, a saber:

*Influência das energias eletromagnéticas geradas pelos seres humanos na saúde da população: Radares, fornos de microondas, telefones celulares, centrais geradoras de energia nuclear, energia ''limpa'', aproveitamento da energia solar em substituição à energia de materiais fossilizados (Petróleo, Xisto, etc).

Em suma: A ciência foi divulgada e principalmente houve eco da parte dos estudantes que participaram ativamente ficando muito alegres.


http://unibem.cep.2007.googlepages.com/01_Alunos_academicos_professores.jpg



  

http://unibem.cep.2007.googlepages.com/03_Cleverson_Osipi_aluno.jpg

         Acima:Professores de Física-Astronomia ensinando a utilização de software que demonstra fenômenos estudados pela Cosmologia para alunos do CEP e preparando oficina de ensino de ciências espaciais para mais uma turma de visitantes.

 

http://unibem.cep.2007.googlepages.com/04_Osipi_ensinando_Cosmologia.jpg

         Acima: Professor Osipi (Astronomia) ensinando aluno do CEP uso de software dedicado à pesquisa científica.

 

http://unibem.cep.2007.googlepages.com/05_Professores_Cep_Alexandre_Angelo.jpg

         Acima: Mesa de discussões sobre temas relativos ao ensino de Física e Astronomia. 

         Participaram acadêmicos da UNIBEM e professores de Física do CEP. Os assuntos discorridos abrangeram os mais diversos temas, desde a física espacial até a influência da camada de ozônio na saúde da população.

http://unibem.cep.2007.googlepages.com/02_Alunos_professores_CEP_Academicos.jpg

         

Comments