A reforma dos cuidados de saúde primários (CSP), iniciada em 2005, visa melhorar o desempenho dos centros de saúde através da sua reorganização em equipas multiprofissionais. O conceito essencial é o de trabalho em equipa. O elemento estrutural central é o de equipa. Existem cinco tipos diferentes de equipas consoante os problemas e as necessidades de saúde a satisfazer. Estas equipas constituem as unidades funcionais dos centros de saúde sendo uma delas a Unidade Cuidados na Comunidade.
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) prevista no n.º 2 do Artigo 7º, do Decreto-lei n.º 28/2008, de 22 de Fevereiro, tem por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área geográfica de intervenção, visando a obtenção de ganhos em saúde, concorrendo, de um modo directo, para o cumprimento da missão do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) em que se integra.
A UCC presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e Comunitário, especialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo e actua, ainda, na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.