Apresentação
1. Breve nota biográfica
Nasci em Lisboa em 1944. Cursei Ciências Matemáticas na Faculdade de Ciências de Lisboa (à Rua da Escola Politécnica) nos anos sessenta e logo entrei para esta escola como segundo assistente. Fui assistente dos saudosos mestres Santos Guerreiro e José Sebastião e Silva. Desde o início da licenciatura que me interessei pela teoria dos conjuntos e a lógica matemática, que começei a estudar autonomamente. Fiz o mestrado na Universidade de Leeds (Inglaterra) na especialidade de Lógica Matemática, e aí iniciei os trabalhos conducentes ao doutoramento, interrompidos com o 25 de Abril de 1974. Concluí o doutoramento na Faculdade de Ciências de Lisboa na especialidade de Álgebra, Lógica e Fundamentos e aí leccionei até meados dos anos 90. Mudei-me para a Universidade de Évora, onde permaneci até à aposentação em 2007, tendo recebido o título de Professor Emérito em 2008. Fui professor associado convidado (0%) na Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, na FCUL, onde leccionei a disciplina de Filosofia da Matemática no Mestrado em História e Filosofia das Ciências (2009-2013).
2. Interesses
Os meus interesses científicos e os assuntos sobre os quais tenho leccionado e publicado são: Lógica Matemática, Fundamentos da Matemática, Matemática Não-standard, Geometria Elementar, História da Matemática e da Lógica e Filosofia da Matemática e da Lógica. Os meus passatempos favoritos são: fotografia, filatelia e música (principalmente jazz e clássica), família e amigos. E mais seria, se para tão grande curiosidade e diversidade não fosse tão curto o tempo.
3. Objectivos desta página
Principalmente, colocar à disposição dos eventuais interessados alguns textos produzidos ao longo dos anos, como artigos e notas de cursos diversos. O mais se verá.
A página está intencionalmente escrita em Português, como é bem de ver, mas a ênfase é na palavra "intencional". Tal como os textos, livros e cursos que fui produzindo ao longo da vida académica, escrevo para os meus conterrâneos (alunos, colegas, público em geral) na nossa língua comum, que é o veículo preferencial para reflexão e interiorização das grandes conquistas do pensamento universal, especialmente nos campos da matemática, da lógica e da filosofia da matemática.
Augusto J. Franco de Oliveira (alcunha "Tuta", quando era miúdo)
http://cfcul.fc.ul.pt/equipa/3_cfcul_elegiveis/franco_oliveira/franco_oliveira.htm