Como funciona a aula particular de Matemática? Por que fazer aula particular?
Sou Francieli Triches, licenciada em matemática pela UFPR em 2010, e mestre em Matemática pela UFSC, 2018. Trabalho com aulas particulares de Matemática desde 2004, e neste período toda vez que um novo aluno (ou seu responsável) entra em contato comigo surge a mesma pergunta:
Como funciona a aula particular?
Muitas vezes o questionamento vem de colegas de profissão que pretendem começar a dar aulas particulares. Por isso resolvi escrever este texto, que tentar respondê-la da melhor forma possível.
Sabe aquele momento de angústia, em que você está estudando um conteúdo de Matemática que não entra na cabeça? Ou quando você vê seu filho se esforçando e não atingindo o desempenho desejado nas avaliações? Você já deve ter se perguntado:
Será que se eu contratar um(a) professor(a) particular vai ajudar?
E depois de pensar um pouco tentando responder esta pergunta, vem a dúvida:
Mas como funciona uma aula particular?
Para quem nunca fez uma aula particular, ou para quem já fez aulas particulares e está em busca de um(a) novo(a) professor(a), ou ainda para quem quer começar a dar aulas particulares. Neste texto pretendo responder às perguntas que já comentei e também às seguintes:
Para começar vou responder a pergunta mais fácil:
A resposta é SIM. Aulas particulares ajudam MUITO. No decorrer do texto o motivo ficará claro.
Desde 2004 venho trabalhando com aulas particulares. Quando comecei, ainda durante meu ensino médio, não tinha ideia da importância deste trabalho. Mas hoje, depois de licenciada e mestre em Matemática, e após 12 anos dedicados à Matemática, e ao estudo do processo de ensino e aprendizagem desta ciência, e com toda a experiência adquirida, vejo a necessidade de compartilhar algumas mudanças que a aula particular pode fazer em sua vida:
Estes problemas com a base teórica da Matemática se iniciam por volta do 3º ano do ensino fundamental I, quando o estudante não entende a tal tabuada. O acúmulo destes problemas ao longo da vida escolar, afeta a escolha da profissão, e por vezes impede que o jovem realize o sonho de ser engenheiro (só para pegar um exemplo bem comum de curso superior), por não conseguir acompanhar as matérias do 1º ano do curso.
Além disso, o acompanhamento semanal permite que se adquira uma rotina de estudos — que julgo ser o mais importante — afinal não ter uma disciplina de estudo afeta seu desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento.
A importância da rotina de estudos foi uma das coisas que aprendi no curso: “Aprendendo a aprender” disponível na plataforma Coursera. O curso mudou minha forma de entender o processo de aprendizagem, e por isso deixo o link para vocês: https://www.coursera.org/learn/aprender
Para obter tais resultados, a aula particular é pensada para suprir as necessidades quase que imediatas de conhecimento do estudante, podendo seguir, por exemplo, os seguintes modelos:
Quando o estudante opta por este tipo de aula, a última aula antes da prova é sempre uma aula de revisão dos principais conceitos estudados naquele período, e dos exercícios mais difíceis/trabalhosos referentes aquele assunto.
Afinal, Matemática se aprende fazendo!
Estas são algumas das possibilidades para aprender e reforçar seus conhecimentos em Matemática, e são também as mais procuradas. Mas você ainda pode adaptar um novo modelo de aula particular de Matemática que atenda a sua necessidade específica.
Podemos então deste texto extrair as seguintes respostas para as outras perguntas:
A Infoescola também reservou um tempinho para falar da importância das aulas particulares e quando devemos recorrer à elas, como você pode ler no texto: “Quando é necessário contratar aulas particulares?”
https://www.infoescola.com/educacao/quando-e-necessario-contratar-aulas-particulares/
Portanto, não deixe a Matemática, o Cálculo, a Álgebra Linear e a Geometria Analítica acabarem com suas noites de sono, ou com seu sonho de formatura!
Marque uma aula particular e dê Adeus à angústia!
Seja feliz!
Contato: https://sites.google.com/site/trecosmatematicos/aulas-particulares
Texto escrito por Francieli Triches em 12/07/2018.