25 de Fevereiro de 2011, às 21h, na FNAC do Colombo:
O Acordo Ortográfico
por Fernando Cristóvão (subscritor do AC)
* * *
Depois, em Março de 2011, sempre às 18h30m:
O(S) Sentidos do(s) Esoterismo(s)
Desejamos interrogar-nos sobre aqueles que, através do seu pensamento, obras ou exemplo de vida contribuiram para o esclarecimento de uma visão oculta do mundo, do homem e do lugar deste no universo, esses seres que foram portadores de uma revelação, de uma visão filosófica do cosmos, tão longínqua para nós, indivíduos imersos na cultura ocidental do século XXI.
Estes encontros-tertúlia pretendem objetivar-se num diálogo entre diversas questões esotéricas do Ocidente – hermetismo, gnosticismo, sufismo, alquimia, cabala, maçonaria, misticismo, o homem cósmico, etc. – com a literatura e as artes. Muitos e diversos são os percursos efetuados pelos vários oradores, deixando a cada um o caminho que melhor lhe aprover seguir.
Trazer a dimensão espiritual para estes encontros pode, paradoxalmente, parecer algo de profano. Mas tudo o que é do mundo é de todos, sem se emitirem juízos de valor, como exercício de liberdade e de crítica das diversas questões que inevitavelmente se vão colocando.
Não trazemos certezas nem dogmas, apenas aquelas indicações que, com o passar dos tempos, nos ofereceram os povos, os homens, as obras que conseguiram conservar estas tradições. Oferecemos ao ouvinte (ou ao leitor) um ponto de partida para uma reflexão exclusivamente sua, que poderá aprofundar, se o desejar e estiver disposto a responder à chamada do despertar do invisível que existe no seu interior.
Maria José Craveiro (Coordenação de ciclo)