Plano de intervenção - Bruno Viana Da Palma

Data de postagem: Nov 07, 2017 12:55:43 AM

Plano de intervenção

Aluno: Bruno Viana Da Palma Curso: Enfermagem Disciplina: Saúde Mental II Docente: Diego Leal

PROJETO IX: Incentivo as terapias integrativas e complementares do SUS.

    1. Titulo das Atividades: Reiki e Tai Chi Chuan

    2. Definição:

Tai Chi Chuan: é uma arte marcial chinesa interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

O termo Tai Chi Chuan pode ser traduzido como "técnica de combate à mão da suprema cumeeira" ou "boxe da suprema cumeeira".

Reiki: é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da “imposição de mãos” e baseia-se na ideia de que uma “energia vital” invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos. Se o nível de “energia vital” está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis. A palavra Reiki é composta de duas palavras japonesas: Rei – “sabedoria divina ou o poder superior” – e Ki – “energia vital”.

    1. Objetivos Gerais: Desenvolver a memoria visual

    2. Realinhar a energia

Promover controle da ansiedade

Estabelecer vínculo com o paciente

Inserir as terapias complementares

Promover bem estar

Melhorar coordenação motora

    1. Objetivos Específicos: Diminuir a medicalização

    2. Realizar exercícios de respiração

Promover equilíbrio de campo de energia

Melhorar coordenação motora

Estimular raciocínio com os movimentos

Melhorar a qualidade devida

Melhorar a qualidade do sono

Diminuir os transtornos de ansiedade

    1. Descrição das Atividades:

Tai Chi Chuan: coloca-se um grupo de até 10 pessoas em 2 fileiras de 5 cada, voltadas ao mestre (professor), é realizado o alongamento logo após o mesmo realiza uma sequencia de movimentos de membros superiores e inferiores, próprios da cultura chinesa, onde cada aluno deve repetir esses movimentos da maneira que conseguir, junto com os movimentos é colocada um alivio sonoro (musica ambiente) para que os alunos se acalmem gradativamente, os movimento são de forma bem suave e devagar levando a conexão com os elementos: ar e terra.

Reiki: O reikiano deverá escolher um individuo por vez, explicar todo o procedimento sobre a imposição de mãos e a cura realizada pelo próprio, de dentro para fora, após isso deve pedir que o paciente tire: relógio, anéis, brincos e não cruze os membros para não haver desvio de energia. A duração pode variar de 5 a 10 minutos, sempre pensando no bem estar do paciente a imposição de mãos deve seguir a sequência dos pontos de chakra do corpo.

    1. Estrutura do Grupo:

Tai Chi Chuan: 1 mentor e até 10 pessoas

Reiki: 1 Reikiano e 1 paciente

    1. Materiais:

Caixa de Som

    1. Duração: de 20 a 40 minutos (Tai Chi Chuan)

5 a 15 minutos (Reiki)